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quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Tendências na Alimentação Fora do Lar: novos hábitos influenciam bares, lanchonetes e restaurantes

Especialista comenta principais mudanças no setor

 

O mercado de alimentos e bebidas no Brasil movimenta cerca de R$ 650 bilhões por ano, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia). Com a pandemia, a associação aponta que o setor de food service teve uma paralisação abrupta de 60% de toda a cadeia produtiva por causa do coronavírus, desde os restaurantes até os distribuidores e a indústria.

Para reverter esse quadro,  pequenos, médios e até grandes empresários conseguiram garantir suas vendas usando a criatividade. Com o futuro ainda incerto, a retomada da economia do setor pode depender das mudanças de comportamento dos consumidores. Segundo Leonardo Almeida, fundador da Menu - startup que conecta pequenos comerciantes a grandes industrias -, o mercado teve que se adaptar a uma nova realidade para receber o público presencialmente. “Muitos negócios já se reinventaram durante a quarentena, seja no atendimento ou no tipo da venda de produto. O mercado de Alimentação Fora do Lar (AFL) vai voltar a faturar, mas algumas mudanças são essenciais para os negócios continuarem funcionando depois desse período”, afirma.  

Confira algumas tendências para o setor com a reabertura dos comércios no segmento:

 

Vendas por meio de delivery 


As vendas por meio de entregas continuam sendo a melhor opção. Mesmo com a reabertura dos comércios após a pandemia, muitas pessoas ainda se sentem inseguras para frequentar locais públicos. Por isso, cardápios digitais e kits de refeições completas, por exemplo, são mais atrativas para aqueles que buscam a experiência na hora comer, mesmo em casa. 

 

Novas tecnologias aproximam restaurante do distribuidor


Com a quarentena, a exposição nas ruas diminuiu, por isso, algumas tecnologias têm auxiliado comerciantes na hora de abastecer seus estabelecimentos. É o caso da Menu, que, por meio de uma plataforma, conecta bares, pizzarias e restaurantes a grande distribuidores. Do computador ou de um celular, é possível comprar vários produtos e receber tudo em até 48 horas. A solução, que também ajuda na gestão de estoque, contribui liberando mais tempo para esse comerciante administrar o seu negócio. 

 

Protocolos de higiene protegem consumidor e empresário


As relações não são mais as mesmas, e os clientes estão cada vez mais atentos às regras de higienização e segurança alimentar dos restaurantes. Por isso, a limpeza do local deve ser cada vez mais constante, assim como os ambientes devem estar sempre arejados e o espaçamento entre as mesas precisa ser maior. Algumas adaptações como as que separam os clientes entre uma mesa e outra já estão sendo adotadas em outros países e podem ser tendência também no Brasil.

 



Menu

https://menu.com.br

 

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