Já ouviu falar no
modelo SMART? Especialista em psicologia positiva ensina a usar essa ferramenta
para planejar o futuro ideal
Como muitas outras pessoas, você também tinha
planos bem definidos para o seu futuro. Mas, de repente, a inesperada chegada
do novo coronavírus (covid-19) mudou esse cenário e o que estava bastante claro
em sua mente se desfez num simples piscar de olhos.
Para se ter uma ideia, a pandemia impactou até
mesmo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das
Nações Unidas (ONU) para o ano de 2030. Já se sabe que algumas metas do milênio
estabelecidas podem não ser alcançadas.
Qual lição é possível tirar de tudo isso?
Sobretudo, a de que é preciso urgentemente reformular o que você havia pensando
no passado. Ou seja, não adianta aguardar que as soluções simplesmente surjam
de uma hora para outra. Afinal, não ter objetivos claros e definidos pode
atrapalhar a sua vida, tanto na esfera pessoal como na profissional.
Segundo Flora Victoria, ações orientadas por objetivos são essenciais para o florescimento humano por conta da função crucial que exercem na conexão entre bem-estar e realizações.
“Quando formulamos objetivos desafiadores, nos
tornamos mais propensos a utilizar estrategicamente nossas forças, talentos e
recursos. Possuir um objetivo na vida e perseverar para atingi-lo remonta ao
uso estratégico de nossas melhores competências e qualidades. Isso porque ele
determina a direção, a intensidade e a duração de uma ação”, explica a mestre
em psicologia positiva aplicada pela Universidade da Pensilvânia.
Objetivo x Meta: qual a diferença?
Segundo a especialista, o objetivo é a descrição
daquilo que se pretende conseguir. Já a meta é a segmentação do objetivo, isto
é, o marco que você precisa ultrapassar para chegar lá.
“Metas não são apenas atividades ou ações programadas.
Elas são as escalas que temos de fazer para chegarmos a nosso destino. Muitas
vezes, os objetivos precisam ser segmentados em etapas para que possam ser
alcançados: essas etapas são demarcadas pelas metas. Portanto, cada meta bem
definida que você atinge o coloca mais perto de seu objetivo”, diz Flora.
De acordo com ela, ao pensar sobre metas e
objetivos realizáveis, você se atenta aos seus recursos disponíveis e se engaja
de modo estratégico nos passos necessários à sua conquista. “Sendo assim, é
necessário ter um objetivo bem definido ao invés de simplesmente acreditar que
você vai dar o seu melhor daqui para frente, o que é muito vago e abstrato”,
reforça.
Conheça o modelo SMART
Flora Victoria, que também é Embaixadora da
Felicidade no Brasil pela World Happiness Summit, compartilha uma ferramenta
comumente atribuída ao conceito de gerenciamento por objetivos, de Peter
Drucker, considerado o pai da administração moderna.
“Em inglês, a palavra smart significa
‘esperto’. Com o acrônimo SMART, é mais facil lembrar das cinco características
básicas que um objetivo claro, específico e bem-formulado deve ter”, conta a
especialista.
S – Specific (ou específico): seu objetivo
é preciso e está claramente definido?
M – Measurable (ou mensurável): como você
vai avaliar a implantação de seu objetivo? Que metas você precisa atingir para
alcançá-lo?
A – Attainable (ou atingível): é realmente
possível alcançar seu objetivo? Ele é realista?
R – Relevant (ou relevante): este objetivo
é realmente importante para você? Que benefícios e mudanças ele trará?
T – Time-bound (isto é, com prazo): quando
você irá alcançar seu objetivo? Quando dará o primeiro passo? E as etapas
seguintes?
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