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sexta-feira, 12 de junho de 2020

Estudo mostra que brasileiros pretendem continuar enviando dinheiro ao exterior, mesmo com a crise


Pesquisa do Grupo Croma encomendada pela fintech Remessa Online aponta ainda que renda informal não é impeditivo para as transferências acontecerem


Um levantamento feito pelo Grupo Croma a pedido da Remessa Online, plataforma brasileira de transferências internacionais, mostra que boa parte dos brasileiros pretende intensificar as remessas internacionais ainda este ano. Apesar da atual conjuntura, a expectativa é que as operações de envio de dinheiro ao exterior cresçam 31% e as de recebimento de dinheiro internacional tenham um aumento de 42% até o final do ano. 

A pesquisa, que ouviu mais de 1.000 pessoas de todas as regiões do Brasil que realizaram alguma transação para fora do país nos últimos 12 meses, aponta outras curiosidades sobre remessas internacionais. Entre elas aparece que a baixa renda não é um impeditivo para realizar as movimentações. Além disso, o levantamento mostra que a maioria das remessas ocorre sem planejamento prévio, além de haver uma diferenciação por gênero - sendo o público feminino o que faz operações de envio e recebimento de dinheiro do exterior com maior frequência.

O estudo revela que apenas metade dos entrevistados possui uma situação de trabalho estável (profissionais empregados em período integral) e que a renda sem previsibilidade não impede as transações -  que acontece é que elas acabam sendo realizadas por um ticket médio anual mais baixo. A maioria realiza até 6 operações por ano, movimentando até R$ 5 mil em cada uma. “Com as relações de trabalho cada vez mais globalizadas, modelos remotos em que os processos acontecem mesmo com o empregador e o prestador de serviço estando em diferentes países estão ficando cada vez mais comum, o que impacta diretamente no fluxo de valores transacionados” comenta Alexandre Liuzzi, co-fundador e diretor de estratégia da Remessa Online. 

Entre as operações mais realizadas estão o uso do cartão de crédito no exterior em primeiro lugar (53%), seguido por recebimento de dinheiro (52%), câmbio de moeda (48%) e envio de dinheiro ao exterior (27%). O dólar foi a principal moeda movimentada, usado em mais de 70% das transações, e os Estados Unidos foi o país mais mencionado nas operações de envio e recebimento de valor (mais de 59%), seguido por Portugal (mais de 13%), Inglaterra (mais de 12%) e Espanha (mais de 8%). 

Outro fator curioso levantado pela pesquisa foi o não-planejamento das operações: para 55%, as remessas acontecem conforme a necessidade, sem organização prévia. “O caráter consultivo e de avaliador das melhores oportunidades de mercado que dispomos para auxiliar o usuário é essencial para a concretização das operações internacionais. Oferecendo uma transação sem amarras e com estímulo ao planejamento, os usuários voltam, estabelecendo assim uma relação genuína e assertiva” complementa Liuzzi.  

A pesquisa mostra também a força do digital - em especial nas operações de envio e de recebimento entre contas, em que 75% dos que enviaram dinheiro e 84% dos que receberam dinheiro do exterior realizam a operação online. A experiência no ambiente online pautada pela praticidade e segurança em concretizar a operação sem amarras, de qualquer lugar, é a chave do sucesso para o serviço financeiro digital. 


Diferenças por gênero

A pesquisa constatou ainda uma diferenciação baseada no gênero, mostrando que os homens realizam mais operações de câmbio e de uso do cartão de crédito se comparado às mulheres (2x mais operações de câmbio e 1,5x mais uso do cartão de crédito fora do Brasil) e transacionam valores maiores (de 50 a 300% mais, dependendo da operação). No entanto, o público feminino é mais representativo nas operações de envio de dinheiro do exterior, sendo as operações mais realizada por 55% delas, e também quando se trata do percentual dos que têm interesse em abrir conta no exterior (32% dos interessados são mulheres e 23% homens).  

A pesquisa foi conduzida pelo Grupo Croma com mais de 1.000 entrevistados do Brasil, homens e mulheres com 20 anos ou mais, entre os dias 24 a 31 de março de 2020.




Remessa Online


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