Pesquisar no Blog

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Crianças mostram que soluções práticas e criativas podem transformar o mundo


Estudantes de Ribeirão Preto participam do 2º Fórum com Crianças da Rede Marista de Colégios, que reúne soluções inovadoras de intervenção de mais de 10 mil alunos


Situações do cotidiano podem trazer grandes oportunidades de aprendizado, contribuindo para a construção de um mundo melhor. Com esse lema, os alunos do Colégio Marista Champagnat, de Ribeirão Preto (SP), realizaram o Projeto de Intervenção Social (PIS) “Batuca daqui, batuca de lá. Reduzir, reciclar e reutilizar muitos sons dá para criar”, para fabricar instrumentos musicais a partir de materiais reutilizáveis.

“Refletindo e buscando formas para manter a nossa casa comum, ou seja, o nosso planeta mais saudável, os alunos do 2º ano pensaram em uma maneira para dar outro destino aos objetos que vão parar no lixo. Instrumentos musicais foram produzidos, e o som que vem deles faz parte do processo para uma consciência planetária”, explicaram os professores Gabriela Penha, Gustavo Carlucio e Maureen Benzoni, que acompanham o projeto.

O PIS é realizado entre os alunos maristas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental durante o ano letivo e o tema é sempre sugerido pelos próprios estudantes. Dessa forma, o assunto é explorado de maneira interdisciplinar. De acordo com a coordenadora de segmentos do Colégio Marista Champagnat, Juliana Christina Rezende de Souza, o objetivo é mostrar como o conhecimento pode ser divertido e ao mesmo tempo despertar a curiosidade. “Quando os alunos trazem questões para a sala de aula, aprender se torna uma aventura e as descobertas são conquistas que abrem ainda mais caminhos”, explica. O protagonismo infantil é essencial nesse processo, afirma a coordenadora.

Os estudantes analisam situações e são instigados a propor soluções para os problemas encontrados. Os projetos se transformam em ações, que são compartilhadas entre os alunos, em sala de aula, em casa ou até mesmo na comunidade em que vivem com o objetivo de transformar realidades. Para o coordenador do Ensino Fundamental Anos Iniciais da Rede Marista de Colégios, Tiago Franceschini da Rosa, o PIS dá voz e autonomia para os cidadãos em estágio de desenvolvimento. “É comum que crianças não encontrem espaço para participar e opinar em assuntos importantes, entendidos equivocadamente como pertencentes ao universo dos adultos. Nosso projeto vem justamente para mostrar que por meio da pesquisa e da investigação é possível conhecer o mundo e formar uma opinião crítica desde cedo”, orienta.

Os resultados desse e outros 53 PIS serão apresentados para cerca de 10 mil alunos da Rede de Colégio Marista durante o 2º Fórum com Crianças. O evento é online e acontece de 7 a 11 de outubro com a participação de estudantes de 18 escolas. As turmas apresentarão seus projetos e resultados para colegas de outras cidades, trocando informações e compartilhando conhecimentos. 

Entre os nove temas abordados pelos estudantes de Ribeirão Preto, estão “Jogos pedagógicos – educação de qualidade ao alcance de todos”, “Cultura indígena brasileira, precisamos valorizar”, “Operação ar fresco”, “Hortalista Marista”, “Gastronomia sustentável”, “A criança na dança – quem dança seus males espanta!” e “Brincando e aprendendo”, ações que impactam diretamente a comunidade dentro e fora do colégio.





Rede Marista de Colégios (RMC)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados