Estudantes de Ribeirão Preto participam do 2º
Fórum com Crianças da Rede Marista de Colégios, que reúne soluções inovadoras
de intervenção de mais de 10 mil alunos
Situações
do cotidiano podem trazer grandes oportunidades de aprendizado, contribuindo
para a construção de um mundo melhor. Com esse lema, os alunos do Colégio
Marista Champagnat, de Ribeirão Preto (SP), realizaram o Projeto de Intervenção
Social (PIS) “Batuca daqui, batuca de lá. Reduzir, reciclar e reutilizar muitos
sons dá para criar”, para fabricar instrumentos musicais a partir
de materiais reutilizáveis.
“Refletindo
e buscando formas para manter a nossa casa comum, ou seja, o nosso planeta mais
saudável, os alunos do 2º ano pensaram em uma maneira para dar outro destino
aos objetos que vão parar no lixo. Instrumentos musicais foram produzidos, e o
som que vem deles faz parte do processo para uma consciência planetária”,
explicaram os professores Gabriela Penha, Gustavo Carlucio e Maureen Benzoni,
que acompanham o projeto.
O
PIS é realizado entre os alunos maristas do 1º ao 5º ano do Ensino
Fundamental durante o ano letivo e o tema é sempre sugerido pelos próprios
estudantes. Dessa forma, o assunto é explorado de maneira interdisciplinar. De
acordo com a coordenadora de segmentos do Colégio Marista
Champagnat, Juliana Christina Rezende de Souza, o objetivo é mostrar como o conhecimento
pode ser divertido e ao mesmo tempo despertar a curiosidade. “Quando os alunos
trazem questões para a sala de aula, aprender se torna uma aventura e as
descobertas são conquistas que abrem ainda mais caminhos”, explica. O
protagonismo infantil é essencial nesse processo, afirma a coordenadora.
Os
estudantes analisam situações e são instigados a propor soluções para os
problemas encontrados. Os projetos se transformam em ações, que são
compartilhadas entre os alunos, em sala de aula, em casa ou até mesmo na
comunidade em que vivem com o objetivo de transformar realidades. Para o
coordenador do Ensino Fundamental Anos Iniciais da Rede Marista de Colégios,
Tiago Franceschini da Rosa, o PIS dá voz e autonomia para os cidadãos em
estágio de desenvolvimento. “É comum que crianças não encontrem espaço para
participar e opinar em assuntos importantes, entendidos equivocadamente como
pertencentes ao universo dos adultos. Nosso projeto vem justamente para mostrar
que por meio da pesquisa e da investigação é possível conhecer o mundo e formar
uma opinião crítica desde cedo”, orienta.
Os
resultados desse e outros 53 PIS serão apresentados para cerca de 10 mil alunos
da Rede de Colégio Marista durante o 2º Fórum com Crianças. O evento é online e acontece de
7 a 11 de outubro com a participação de estudantes de 18 escolas. As turmas
apresentarão seus projetos e resultados para colegas de outras cidades,
trocando informações e compartilhando conhecimentos.
Entre
os nove temas abordados pelos estudantes de Ribeirão Preto, estão “Jogos
pedagógicos – educação de qualidade ao alcance de todos”, “Cultura indígena
brasileira, precisamos valorizar”, “Operação ar fresco”, “Hortalista Marista”,
“Gastronomia sustentável”, “A criança na dança – quem dança seus males
espanta!” e “Brincando e aprendendo”, ações que impactam diretamente a
comunidade dentro e fora do colégio.
Rede
Marista de Colégios (RMC)
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