Pesquisar no Blog

segunda-feira, 17 de junho de 2019

Barulho durante o sono pode ser indício de problema de saúde que requer atenção, como a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono


          Dormir bem é essencial para a saúde como um todo. O sono reparador contribui para a regulação hormonal, o descanso, a memória, entre outros. Mas, para quem ronca ou para quem convive com quem ronca, a hora de dormir pode ser um verdadeiro pesadelo.

           A médica otorrinolaringologista Dra. Maura Neves, da capital paulista, conta que o ronco é um ruído causado pela vibração das estruturas da garganta durante a passagem do ar e o que faz barulho é a obstrução dessa passagem. “Essa restrição gera um fluxo turbulento do ar, que vibra as estruturas moles da garganta, como o céu da boca, a úvula, as amígdalas, a base da língua e faringe, e causa o barulho”, explica.

        Apesar de comum, o ronco não é normal, tanto que não é todo mundo que ronca. E o problema pode envolver apenas o barulho ou o som com pausa respiratória, que é a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono. “É aí que roncar se torna preocupante, porque causa pausas respiratórias com queda na concentração da oxigenação sanguínea, causando vários microdespertares que prejudicam o organismo em longo prazo”, diz Dra. Maura.

          O paciente com apneia, além de roncar, tem muito sono durante o dia, cansaço, irritabilidade, déficit de memória, além de outros sintomas pouco associados, como obesidade, depressão, hipertensão, diabetes e até disfunção erétil.

          Pacientes com desvio de septo, de acordo com a otorrino, podem ter obstrução nasal, que contribui com a apneia, mas não é a sua causa. “O primeiro passo para curar o ronco e a apneia é buscar ajuda especializada, que vai determinar o motivo do ronco. Essa é uma causa muito individualizada, que leva em conta a anatomia da face, o peso, a respiração nasal, o uso de medicamentos, entre outros fatores. O importante é saber que ronco tem cura!”


 




Dra. Maura Neves - Otorrinolaringologista
Clínica MEDPRIMUS
www.medprimus.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados