1. “Eu não gosto de vendas”
Você já escutou isso?
Provavelmente você mesmo já falou isso uma vez, não?
Mas, saiba duas coisas
importantes: primeiro, se você “não gosta” de vendas é porque provavelmente tem
uma imagem negativa na sua cabeça. Por exemplo: a vendedora na loja que tenta
empurrar produtos para você ou aquele vendedor chato que fica ligando tentando
vender algo que você não precisa e, muitas vezes, nem tem dinheiro para
comprar. Porém, esses são casos extremos.
É preciso entender que tudo
na vida e na sociedade em que vivemos envolve vendas. A todo momento há a
relação entre vendedor e comprador. Quando você vai a escola e quer fazer
amigos, qual ação tomar? Se vender. Ou melhor, vender a sua imagem. As provas
na escola ou na faculdade e um namoro também contam com a habilidade em vendas.
Para arrumar emprego e mantê-lo é preciso se vender todos os dias.
2. Vendas são uma
ferramenta e não o objetivo
Para alcançar seus
objetivos, lembre-se de que é preciso alavancar o seu poder, isso requer
melhorar sua habilidade de vender. Para quase todas as atividades, é preciso
dinheiro e a melhor forma de obtê-lo rapidamente é no ramo de vendas. Mas, se
você é um prestador de serviços, as vendas aparecem como ferramenta para
divulgar o seu trabalho e, consequentemente, melhorar o lucro. Entenda
que o mercado precisa de vendedores e vai pagar muito para aqueles que são bons
nessa função.
Quando saí do exército,
falei para mim mesmo: “vou trabalhar em tudo, menos com vendas,
detesto!”. Tive todos os preconceitos possíveis em relação a essa área, até que
um dia um amigo me ligou dizendo que tinha uma proposta para eu ganhar bastante
dinheiro. Ele explicou que tudo que eu precisava saber na vida era vender. A
partir disso, entendi que para alcançar meus objetivos é preciso saber vender
e, para isso, preciso tirar meus preconceitos sobre o assunto e me transformar
na pessoa com a qual eu gostaria de comprar!
3. Ser um bom vendedor não
significa ser chato ou vender qualquer coisa para qualquer um
Uma das lições que aprendi
no mercado de vendas é que você só vai ganhar o que merece. Em outras palavras:
você ganhará conforme o valor que agrega para o mercado! Ou seja, para ganhar
mais, agregue mais valor ao mercado.
O que você tem a oferecer
para o benefício do mundo? Por que alguém tem que comprar o seu produto e não o
dos outros? Por que alguém tem que lhe contratar? Por que alguém gostaria de
estar perto de você, ter contato profissional ou pessoal contigo?
Pode ser que você tenha um
produto medíocre, ou um produto comum no mercado, mas entenda: quando você
colocar as necessidades do seu cliente antes do desejo de ganhar dinheiro, fará
fortunas!
Isso eu falo com mais
detalhes no meu livro O segredo da prosperidade judaica.
4. O bom vendedor nunca
fala “NÃO” para o cliente
A coisa que mais detesto
quando ligo para um atendimento ao cliente, estou em uma loja ou tentando
contratar algum serviço, é quando respondem “não” para algo que é possível.
Ao falar não para um
possível cliente você, além de perdê-lo, acabou com as chances de indicações de
um consumidor satisfeito que poderia trazer outros tantos. Quando você
fala “não”, cria uma onda negativa que provavelmente estragará a venda e até um
relacionamento futuro.
Independente da dificuldade
para conseguir o que o cliente quer, evite o “não” e troque por: “olha, deixa
eu ver o que posso fazer para te ajudar. Caso não consiga, posso indicar um
parceiro que poderá auxiliar da melhor forma”. Quando perceber que não consegue
atender o desejo do cliente, indique alguém que consiga. É importante fazer
parcerias com profissionais que podem contribuir para a sua clientela!
5. Vendedor profissional ou profissional de vendas
Quando entramos em uma loja
de eletrodomésticos ou concessionária de carros, logo aparece um vendedor e
pergunta se precisamos de ajuda. Basta falar “sim” e o que está procurando para
que ele comece a divulgar os melhores produtos e os mais caros, afinal, ele
ganha comissão.
Eu faço apenas uma
pergunta: “Meu amigo, você tem esse produto em casa?”. Se a resposta for “não”,
então ele é um profissional de vendas que quer vender um produto porque irá
ganhar comissão.
Mas, se ele responde para
você que tem o mesmo carro em casa que está tentando vender, ele vive o que
está falando, ou seja, não está apenas procurando vender, mas ter um parceiro
que usufruirá da mesma experiência que ele vive! Esse é um vendedor
profissional, não aquele que procura ganhar comissão, mas que vive o produto,
vende a experiência e procura uma parceria e relacionamento com o cliente.
6. Como vender tudo para todos!
6. Como vender tudo para todos!
O sonho de todo vendedor, independente do ramo, é conseguir vender o seu produto para qualquer cliente. Isso só é possível se seguir os cinco passos anteriores. Mas, existe um segredo para conseguir vender o seu produto para qualquer pessoa: coloque o cliente antes do seu produto.
O que significa isso? Vou
te mostrar por meio de um exemplo que apresento nas palestras e apresentações
sobre o meu livro O segredo da prosperidade judaica.
Quando finalizo o evento,
pergunto à plateia se alguém está interessado em comprar a obra e chamo para
vir à frente. Pergunto: quanto você acredita que custa o livro? Quanto vale
para você alcançar sua cura verdadeira e o equilíbrio físico e emocional? Tem
algum valor? Quanto vale para você saber como quitar suas dívidas e alcançar a
liberdade financeira? Tem algum valor? E, para finalizar, quanto vale, para
você, descobrir sua missão na vida, o seu propósito para cumprir nesse mundo?
Tem algum valor?! Agora, se eu falar para você que o livro vale R$ 1000,00,
podendo parcelar dez vezes, valerá para você? Mas, não esquenta, custa R$
49,90!
Nesse momento, a pessoa já
esta com o livro pago. Pelo simples motivo de que mostrei o valor do meu
produto. Sempre coloque o benefício do cliente antes da sua vontade de ganhar
dinheiro.
E a última dica que fará
fortunas: sempre dê mais para o cliente do que ele espera. BE LARGE
(SEJA GRANDE)!
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