Pesquisar no Blog

sexta-feira, 21 de junho de 2019

21 de Junho - Dia Nacional de Combate à Asma


Doença atinge mais de 6 milhões de brasileiros, 60% deles mulheres. Atividades físicas e cuidados especiais contribuem para amenizar sintomas.


Dia 21 de junho é o Dia Nacional de Controle da Asma, doença inflamatória crônica das vias aéreas que afeta os brônquios, responsáveis por levar o ar para dentro dos pulmões. A condição atinge 6,4 milhões de brasileiros acima de 18 anos, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (Ministério da Saúde/IBGE).
A principal característica da asma é a dificuldade de respirar quando a pessoa é exposta a agentes alergênicos, o que varia muito de pessoa para pessoa. O pulmão de pessoas asmáticas é mais sensível, fazendo com que fatores que disparam a alergia causem falta de ar (ou dificuldade para respirar), sensação de aperto no peito, chiado e tosse.

Cerca de 3,9 milhões de mulheres brasileiras são acometidas pela enfermidade, em comparação com 2,4 milhões de homens (prevalência de 39% a mais entre o sexo feminino). De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), atualmente há mais de 235 milhões de pessoas com asma no mundo. Mais de 80% das mortes relacionadas a ela acontecem em países em desenvolvimento.
Questões genéticas, ambientais e biológicas influenciam no quadro. Poeira, ácaros, mofo, pelos de animais, infecções, gripes, resfriados, sinusites, viroses, mudanças no clima, fumaça, poluição, frio, medicamentos e aspectos emocionais podem todos engatilhar crises.

Portanto, é importante que travesseiros, camas, estofados, carpetes, tapetes, estantes de livros e cortinas estejam sempre limpos, principalmente nos locais onde o alérgico fica a maior parte do tempo. Além disso, atividades físicas também melhoram consideravelmente o quadro, contribuindo para tornar os pulmões mais resistentes, os sintomas mais amenos e as reações alérgicas menos recorrentes.

A doença tem tratamento para diminuir a inflamação, de acordo com o grau da crise. No Brasil, o SUS oferece tratamento integral a pacientes com asma. É importante a constância e atenção plena nos cuidados, ainda que os sintomas sejam fracos, ou ausentes por períodos mais prolongados.




Marcus Vinícius Vaz Cavalcante - Pneumologista do HSANP, graduado pela faculdade de medicina de Jundiaí, desde 1989. Atua também como médico pneumologista preceptor na enfermaria do Conjunto Hospitalar do Mandaqui 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados