Pesquisar no Blog

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Brasileiro quer presidente com discurso otimista, revela estudo da CA Ponte



Levantamento ouviu 1,2 mil entrevistados das classes B e C, de 18 a 55 anos, e testado em oito grupos qualitativos no mês de janeiro


O discurso otimista será peça-chave para a escolha do próximo presidente do Brasil. Presente na agenda vitoriosa de diversos governantes ao longo da história (no Brasil e no exterior), a disposição pelo viés positivo e esperar/buscar uma solução favorável é uma das mais importantes qualidades do presidente ideal para a maioria dos 1,2 mil entrevistados pela consultoria CA Ponte. O estudo, realizado no âmbito nacional com pessoas de 18 a 55 anos, das classes B e C, também utilizou oito grupos qualitativos, em São Paulo e Rio de Janeiro, no cruzamento dos dados.

Para 52,8% dos brasileiros, um líder político deve ser otimista (11% responderam pessimista). Sobre o posicionamento do próximo presidente da República sobre a economia, 36,4% entendem que ele deve ser otimista com a situação econômica brasileira. Para 16,6%, o próximo líder deve ser pessimista e 47% não souberam responder. O discurso otimista assume novamente o protagonismo quando perguntado: Você prefere um presidente que nos diga o tamanho da crise ou como vamos sair da crise? Para a maioria (58,8%) a resposta é “como sair da crise”. Não souberam responder: 29,5%. E apenas 11,7% defenderam o “tamanho da crise”.

Quando confrontados com os nomes de alguns possíveis candidatos, 44,7% dos entrevistados não souberam apontar quem é o mais otimista. Dos citados, Jair Bolsonaro (PSC) lidera com 23,2%, seguido por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 18,7%, Marina Silva (Rede), com 6,3%, Ciro Gomes (PDT), com 5%, e Geraldo Alckmin (PSDB), com 2,3%. “Bolsonaro é nacionalista e se apresenta como defensor das instituições brasileiras.  O ex-presidente Lula passa uma boa parte do tempo se defendendo, outra parte do tempo atacando, e um terceiro momento dizendo que o Brasil vai ser a potência que era dez anos atrás. Os outros não dizem que vão tirar o Brasil dessa crise”, explica André Torretta, sócio-diretor da CA Ponte.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados