Acesso a
smartphones e redes 3G vem propiciando o crescimento dos marketplaces
Há
uma década, a internet já estava inserida na vida das pessoas. Troca de
e-mails, redes sociais e os sites de buscas ganhavam espaço no dia a dia, mas
ninguém imaginava a possibilidade de contratar um pedreiro, alugar imóveis,
agendar uma carona ou hospedar o animal de estimação por meio de um simples
aparelho como o celular e com apenas alguns toques na tela touch. Por meio do
uso de aplicativos móveis, cada vez mais a forma de consumir produtos e
serviços e se comunicar vem se transformando. Segundo dados do Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), menos da metade da população com
acesso à internet tinha um telefone celular em 2005. Esse número aumentou 147%
em 2015. Hoje, 242 milhões de brasileiros possuem assinatura de linhas móveis,
segundo relatório da Anatel.
As
startups têm papel fundamental na mudança do comportamento do internauta. Elas vieram
para solucionar e agilizar todos os processos que antes demandavam tempo,
inovar o mercado de bens e serviços online, fomentar o empreendedorismo,
conectar um número cada vez maior de pessoas, e incentivar as economias
colaborativa e compartilhada. Com a criação dos aplicativos com plataformas
cada vez mais simples e intuitivas, as pessoas vêm, aos poucos, mudando o
comportamento na hora de usar a internet e aderindo aos smartphones.
O
GetNinjas, aplicativo que conecta clientes a
prestadores de serviço, vem mudando a forma de contratar um profissional
autônomo. São cerca de 250 mil pessoas cadastradas em busca de clientes e 2
milhões de pedidos feitos ao ano. Hoje, quem divulga o trabalho usa
exclusivamente o aplicativo, enquanto mais da metade dos clientes faz pedidos
por meio do celular. Além disso, a simplicidade da plataforma faz com que a
geração que nasceu antes da internet tenha mais acesso a essa tecnologia. Cerca
de 9% dos profissionais de Consultoria, 7% de Saúde, e 6% de moda e beleza são
da terceira idade.
Até
a forma de pegar carona ficou mais fácil com a ajuda do celular. Na BlaBlaCar,
serviço de caronas intermunicipais, o Brasil é o país com maior volume de uso
de smartphones. Cerca de 85% dos brasileiros cadastrados preferem usar o
telefone móvel para reservar ou oferecer suas viagens, ao invés do computador.
Como comparação, na França, este índice é inferior a 60%. Em 2017, o aplicativo
pretende quadruplicar o 1 milhão de assentos compartilhados por seus usuários
entre 2015 e 2016 no Brasil. Nos 22 países onde atua, a plataforma soma 30
milhões de downloads e 45 milhões de usuários."
Para
quem possui animais de estimação e precisa ficar um período fora de casa, DogHero, plataforma digital de hospedagem
que possibilita o encontro de pessoas com disponibilidade em receber e cuidar
de seu cão, facilita a conexão entre anfitriões e donos de cães, que economizam
em média 60% em relação aos hotéis tradicionais. Com mais de 300 mil inscritos,
o celular é a plataforma mais utilizada com mais de 60% das hospedagens
fechadas por meio dele, e já foram feitos mais de 200 mil downloads do
aplicativo em Android e IOS.
A busca e anúncio de
imóveis também transcenderam o tempo e deixaram de ser feitas pelos
tradicionais jornais de papel para o meio online. Na VivaReal, plataforma digital que conecta
imobiliárias, incorporadoras e corretores com consumidores que buscam um
imóvel, registrou um crescimento de 33,15% nos acessos feitos por celular entre
o 1º semestre de 2016 e o mesmo período de 2017. Mais 1,6 milhões de pessoas já
baixaram o aplicativo em seus smartphones. Pelo app, é possível agendar visitas
online e visualizar todos os pontos de interesse que existem ao redor navegar
no mapa do imóvel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário