No
ambiente de trabalho, quais são os principais cuidados que precisamos ter com
as nossas expressões corporais? Será que a nossa linguagem não verbal está
coerente com o que dizemos, por exemplo, durante uma reunião ou negociação? Um
erro muito comum das pessoas é não prestar atenção em suas próprias expressões
e nas expressões de quem está ao redor no dia a dia.
O
primeiro passo para compreender o que o corpo diz é acompanhar o movimento da
outra pessoa - é a chamada técnica do espelhamento. Nós temos cinco bilhões de
neurônios-espelhos que têm uma função: espelhar em nosso próprio cérebro as
ações do outro. Quando prestamos atenção nas ações do outro, ativamos a empatia
e a compaixão e, de forma sutil e elegante, seguimos a postura, a expressão do
rosto, os movimentos dos braços, o tom e o ritmo da voz, a forma com que as
palavras são empregadas. É como se o outro estivesse de frente ao espelho e,
com o surgimento de um sentimento de confiança, a comunicação se torna mais
agradável.
Ao
entender esses pontos básicos da expressão corporal, fuja da superficialidade.
Olhe nos olhos da pessoa com a qual está se comunicando para, assim, passar a
mensagem de que está atento, presente na conversa e de que irá transmitir
confiabilidade. Fugir do olhar cria um sentimento de desconfiança, e isso no
ambiente de trabalho não é nada bom.
Outra
dica para desenvolver no seu dia a dia: exercite sorrir internamente. Ao fazer
essa ação, ativamos uma parte do cérebro responsável por lembranças positivas,
o que nos conduz a uma comunicação leve e confiável. É importante, por exemplo,
para encontrar a solução de um possível problema, pois passamos a mensagem de
otimismo e segurança.
A
próxima etapa é entender o tom de voz. Seja flexível e acompanhe o ritmo do
interlocutor para criar sintonia e estabelecer empatia, uma relação de
proximidade. Porém, se a outra pessoa fala de uma maneira muito acelerada,
diminua o seu tom para estabelecer outro espelhamento - assim, ela seguirá com
o seu ritmo e amenizará a ansiedade.
E
a forma de se vestir? Já reparou que isso pode revelar muitas características
comportamentais? Se o ambiente de trabalho não exige roupas formais, permita-se
utilizar peças informais, porém cuidado para não utilizar vestimentas que
transmitam um ar de relaxo ou descontração demais. Roupas limpas e bem passadas
revelam uma imagem de alguém cuidadoso e organizado.
Claro
que esses são os pontos mais simples para evidenciar uma leitura corporal. No
entanto, é preciso compreender profundamente o estado emocional das pessoas
para criar uma estrutura coerente com o objetivo e a proposta que deseja no
ambiente de trabalho.
Eduardo
Shinyashiki - mestre em neuropsicologia, liderança educadora e
especialista em desenvolvimento das competências de liderança organizacional e
pessoal. Com mais de 30 anos de experiência no Brasil e na Europa, é referência
em ampliar o poder pessoal e a autoliderança das pessoas, por meio de
palestras, coaching, treinamentos e livros, para que elas obtenham atuações
brilhantes em suas vidas. Mais informações: www.edushin.com.br
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