Aprender o idioma é fundamental para o
crescimento profissional e começar cedo traz inúmeras vantagens ao desenvolvimento
cognitivo do indivíduo
O inglês é considerado uma língua universal
e, atualmente, o domínio desse idioma é indispensável na vida social e
profissional de qualquer pessoa. Conquistar essa habilidade, ainda na infância,
traz diversos benefícios aos desenvolvimentos cognitivo e social das crianças.
Apesar disso, muitos pais ainda têm receio de inserir na rotina dos filhos, a
maioria menor de dez anos, as aulas da disciplina.
César Lucchesi, diretor da Pingu’s
English, escola internacional que oferece inglês para a primeira infância,
de dois a dez anos, aponta mitos e verdades sobre este tipo de educação.
VERDADE: APRENDER DESDE CEDO MELHORA A FALA: segundo
Lucchesi, as crianças que aprendem a falar inglês garantem uma fala muito
próxima a de nativos da língua e falam quase sem sotaque. Além disso, a chance
de pronunciar fluentemente é muito maior, pois nessa fase a absorção do
aprendizado é profunda;
MITO:
DOIS IDIOMAS AO MESMO TEMPO CONFUNDEM A CRIANÇA: uma das questões que causam dúvida nos pais é
o medo de que aprender dois idiomas, ao mesmo tempo, cause confusão nos
pequenos. Mas, segundo estudo realizado pela Kings College da Brown
University, crianças de até quatro anos têm mais facilidade em aprender
outra língua. “É nessa fase que as ligações entre os neurônios se desenvolvem
para processar novas palavras”, comenta Lucchesi;
VERDADE:
O CÉREBRO APRENDE MAIS NA INFÂNCIA: segundo uma pesquisa da Academia Nacional de Ciências dos Estados
Unidos, aos dois anos de idade o cérebro atinge o pico de sua atividade,
realizando 700 novas conexões por minuto, por isso, o momento é propício para
adquirir conhecimento;
MITO: ATRAPALHA O APRENDIZADO DA LÍNGUA
MATERNA: o diretor comenta que, não há risco da criança ter dificuldades em
falar português por causa do ensino de inglês, pois nessa idade ela está
preparada para receber estímulos diferentes ao mesmo tempo;
VERDADE:
ACELERA O RACIOCÍNIO: a infância é um momento muito ativo do cérebro. Nessa fase,
os neurônios se preparam para assimilar, diariamente, novas informações. “Os
estímulos recebidos influenciam positivamente no desenvolvimento cognitivo e
podem contribuir na melhora do raciocínio e no funcionamento do cérebro em
geral”, afirma.
MITO:
CRESCER BILÍNGUE ATRAPALHA A GRAMÁTICA: “é possível aprender dois conjuntos de normas gramaticais separadamente,
pois o cérebro entende que são coisas distintas. Nessa fase, aprendemos algo
novo todos os dias e nossos neurônios, em plena atividade, conseguem assimilar
todas as informações”, afirma Lucchesi.
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