Trabalhar em
casa requer disciplina e atenção redobrada para a performance profissional
O trabalho em home office é uma tendência crescente
no Brasil, e vem seguindo o modelo já utilizado nos Estados Unidos, onde uma
média de 40% dos trabalhadores utilizam a opção remota para produzir e poupar
gastos das empresas, como o transporte. A atividade requer concentração,
disciplina e um lugar apropriado para evitar dispersão com a rotina diária da
casa, seguindo o modelo de qualquer empresa, por mais liberal que seja. Segundo
a headhunter e executive coach, Luciana Tegon, sócia-diretora da Consultants
Group by Tegon, nas horas de trabalho, as pessoas que convivem na casa devem
entender que existe uma pessoa concentrada e não podem atrapalhar suas tarefas
profissionais. “Os moradores devem respeitar o espaço e o horário da pessoa que
faz o home office, da mesma forma se estivesse trabalhando fora, ou seja,
somente será interrompido em casos especiais de algo que realmente não possa
esperar”, diz.
Ter um cronograma, metas e um bom material de
escritório em casa ajuda na hora da organização e na performance do
profissional, para não cair nas armadilhas do conforto que o lar oferece. “O
ideal é ter horários definidos, agenda de compromissos como telefonemas,
realização de atividades e tarefas de forma a concentrar-se e organizar-se para
que tudo seja cumprido com a maior produtividade possível. Evite dispersar
enquanto busca uma água ou toma um café. Nada de brincar com o pet, dar uma
ligadinha na TV para espiar o que está rolando ou cair na tentação de dar uma
esticada lá no sofá. Seja sério e comprometido com seus horários”, explica
Luciana. É importante também valorizar o tempo de almoço e pausas, para não
cair a produtividade.
“Vale um break no meio da manhã, o almoço e a tarde se
precisar, assim como fazemos na empresa, mas 15 minutos são suficientes. Mais
do que isso fará com que você fique muito tentado a realmente se entregar a
qualquer outra atividade que não seja a que você planejou”.
Conheça as principais vantagens e desvantagens do
trabalho home office para equilibrar o desempenho nos negócios.
Vantagens
- Economia de tempo e recursos no deslocamento: O
transito das grandes capitais atualmente é um dos grandes vilões da qualidade
de vida. A economia de horas antes gasta no percurso abre espaço para uma
atividade física, o estudo de um idioma, um curso em sua área e até mesmo um
hobbie.
- Alimentação: Em casa você pode ter uma
rotina mais saudável, consumindo alimentos de rápido preparo e de grande valor
nutricional. Isso vale para o almoço e os lanches da manhã e tarde, onde você
pode facilmente fazer um suco, preparar um sanduíche leve ou um algo do seu
agrado.
- Horários e tranquilidade: A
sensação de ser dono de seus próprios horários tira de você o estresse e a
pressão que um ambiente empresarial cria, quase que automaticamente, no
decorrer da semana. Essa sensação quando “sequestra” alguns profissionais nunca
mais os devolve ao meio corporativo. Há pessoas que tem no home office uma
escolha de vida e que estão muito satisfeitas.
Desvantagens
- Ficar isolado do contato social: Para
algumas pessoas o isolamento é nocivo, pois sentem-se "fora do
mundo", como se estivessem perdendo alguma coisa que está acontecendo fora
daquelas paredes e isto não pode ser ignorado.
Nestes casos recomendo
atividades que minimizem esta sensação, como aulas em grupo na academia ou
condomínio, participação em ONGs ou trabalhos voluntários, caminhadas ao ar
livre e almoço com amigos e colegas do trabalho.
- A casa vira trabalho 24h: Embora
mais raramente, existem pessoas que começam a ver a casa toda como o ambiente
de trabalho e assim não conseguem relaxar mesmo nos finais de semana. Isso
porque alegam que estão naquele ambiente o tempo todo e assim buscam estar fora
de casa para evitar a referência "trabalho" que ficou sedimentada no
home office.
- Animais de estimação: Pode
parecer que não, mas os pets perto do home office pode ocasionar situações,
como por exemplo, pássaros que cantam enquanto fazemos uma reunião por skype,
cães ou gatos que ficam arranhando a porta ou insistindo para estarem juntos em
um momento que não é adequado.
Ressalto que todas estas desvantagens, ao meu
ver, são superáveis e quando comparamos às vantagens, com um pouco de
determinação e criatividade, rapidamente são eliminadas.
Luciana
Tegon - Headhunter, Personal, Professional, Executive
& Positive Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching. Graduada em
Direito, Pós-Graduada em Direito Processual e MBA em Gestão de Recursos
Humanos. Sócia Diretora da Consultants Group by Tegon, consultoria
especializada em Recrutamento, Seleção, Outplacement e Recolocação de
Executivos. Articulista do Linkedin, Blog do Headhunter.
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