Pesquisar no Blog

terça-feira, 1 de março de 2016

Neurologista elencou 5 dicas para a memória estar sempre saudável






Dr. Leonardo Giacomini neurocirurgião explica que conforme ocorre o envelhecimento, é normal perceber alterações na memória. Pode acontecer no cotidiano: ao ir à cozinha e não lembrar o motivo de estar lá ou, durante uma conversa com alguém conhecido - esquecer o nome da pessoa. Esses exemplos podem acontecer em qualquer idade, mas preocupam mais com o passar dos anos. Muitos temem que seja um sinal de demência ou perda da função intelectual, e de fato, a perda significativa de memória em pessoas idosas não faz parte do processo normal de envelhecimento, mas está ligada a distúrbios orgânicos como lesão cerebral ou doenças neurológicas como o mal de Alzheimer – a mais temida delas.
Diante de pesquisas desenvolvidas nas últimas décadas, existem várias formas de proteger e aguçar a mente. Seguem 5 dicas que vão ajudar.


1)      Controle do estresse: atividades profissionais e a pressão com prazos entrega e metas, geram ansiedade. O que atrapalha a absorção de informações no cérebro. Desenvolver estratégias para resolver os problemas é uma ótima forma de manter a memoria saudável.

2)      Sono saudável: uma boa noite de sono é importantíssima para consolidar as informações diárias no cérebro. O número de medicamentos para insônia tem sido cada vez mais prescrito. Estes podem prejudicar a saúde da memória. Procure alterar hábitos que prejudiquem a boa noite de sono, medicamentos quando usados devem ser ingeridos em menor dose (possível), por um período curto e sempre sob acompanhamento médico.

3)      Parar de fumar: o hábito de fumar além de causar doenças cardiovasculares, influência diretamente na memória, pois aumenta o risco de desenvolver demência.

4)      Bebida Alcoólica moderada: Ingerir bebida alcoólica atrapalha a memória e aumenta a chance de desenvolver demência. Não existe uma dose máxima segura.


Traumatismo craniano: as áreas do cérebro responsáveis pela memoria são extremamente sensíveis a traumatismo cranianos, por isso proteger-se contra quedas e colisões é importante.


Dr. Leonardo Giacomini  - atua nas mais diversas áreas da neurocirurgia adulto e pediátrica geral, com ênfase em Microcirurgia Vascular, Neuroncologia, Patologias da Coluna Vertebral, além de procedimentos minimamente invasivos do Cérebro e da Coluna.
·          Graduado pela Universidade de Brasília – UnB
·          Clerkship in Clinical Neurosurgery no Massachusetts General Hospital – Harvard University
·          Residência médica em Neurocirurgia pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
·          Fellow em Neurocirurgia Vascular pela University of California San Francisco - UCSF Medical Center
·          Mestrado em Neurocirurgia pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
·          Membro Titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia - SBN
·          Membro internacional da American Association of Neurological Surgeons - AANS
·          Possui diversas publicações em periódicos científicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados