Orientação sobre Zika vírus é um dos destaques do evento
O Dia Internacional da Mulher é um marco que celebra a conquista feminina ao longo da história mundial, símbolo da luta pela igualdade de gêneros. Em homenagem a esta data, a Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP) e Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva (SPMR), promovem evento com palestras participativas sobre a saúde da mulher, com enfoque específico de como promover a PREVENÇÃO de doenças ginecológicas.
O Teatro Folha, no Shopping Higienópolis, será palco de intenso dia de seminários recheados de temas interessantes: Higiene Genital Feminina; Câncer de Mama; Endometriose; Pré-natal; Sexualidade; Infertilidade e Preservação da Fertilidade; DST e HPV; Menopausa e Cuidados Estéticos; e Anticoncepção.
“Desejamos, por meio destes assuntos, oferecer conhecimentos para prevenção de muitas destas doenças. Os temas serão desenvolvidos por profissionais gabaritados, com grande atuação prática e científica, que ficarão disponíveis para tirar dúvidas das participantes, assim como desconstruir mitos”, garantem os drs. Paulo Giraldo, Presidente da SOGESP e Professor da UNICAMP, e Newton Busso, Presidente da SPMR e Professor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
Ambos serão palestrantes e discorrerão sobre a importância de realizar uma higiene íntima para evitar infecções e sobre como preservar a fertilidade, respectivamente.
O Prof. Giraldo explicará como evitar o uso de produtos inadequados, manter-se atenta ao tipo de roupa íntima, a utilização de absorventes e até depilação.
O especialista afirma que manifestações consequentes de uma higienização vaginal incorreta podem ser confundidas com candidíase, por exemplo.
Erguendo a bandeira da prevenção, a SOGESP e a SPMR alegam que, atualmente, vive-se a medicina do tratamento, sem pensar muito em como evitar doenças. Desta forma, o encontro foi elaborado partindo da premissa de informar a população, sobretudo a feminina, para que tomem conhecimento das diversas atitudes diárias que podem fazer mal a si mesmas; bem como as pequenas ações capazes de prevenir problemas graves.
“Usaremos o Dia Internacional da Mulher como um gancho para convidá-las, por meio de nossos mais capacitados especialistas, a refletirem sobre sua saúde ginecológica”, destaca Newton Busso, Diretor da SOGESP.
Fruto de parceria com a Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva, contará com Busso à frente da palestra sobre Fertilidade. “Tratarei de um aspecto fundamental: até quando a mulher pode adiar a maternidade e o que ela pode fazer para preservar sua fertilidade”, anuncia.
A partir disto, será levantada a discussão acerca do adiamento da gestação e o empoderamento feminino nas últimas décadas, cujo principal reflexo é a crescente presença do sexo feminino no mercado de trabalho e nas salas de aula.
“Diversas questões serão respondidas, sobretudo referentes à idade em que as mulheres podem engravidar com segurança, explicando os riscos da gestação tardia e as alternativas para preservar a fertilidade”, ressalta.
Cesar Eduardo Fernandes, presidente da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), terá em suas mãos algo já consagrado, o ginecologista como médico da mulher, inserindo-a ao sistema de saúde.
Segundo dr. Fernandes, “o especialista é considerado pelas pacientes uma referência, seja para assuntos da ginecologia e obstetrícia, seja para assuntos gerais”.
Em apresentação intitulada “Sexualidade Feminina – do pudor ao poder”, o chefe do setor de saúde e medicina sexual da Faculdade de Medicina do ABC, Eliano Pellini, propõe-se a fazer uma reflexão sobre as conquistas da mulher na área da sexualidade humana.
“Iremos propor uma viagem ‘do pudor juvenil ao poder da maturidade’ e ao mesmo tempo mostrar que é possível fugir do desconforto e da dor, de relações insatisfatórias, até atingir com segurança a busca do prazer”, avalia o Prof. Pellini.
Aproveitando o gancho, inclusive, o sexo seguro também será abordado em outra aula: “DST e HPV: como prevenir?”, de Adriana Campaner, Diretora da SOGESP e Chefe Clínica de Patologia Genital Inferior e Colposcopia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
A especialista revela “muitas pessoas não conhecem as DSTs, por isso, primeiramente, vou explicar quais são elas e seus riscos. Então, focarei na prevenção não só das Doenças Sexualmente Transmissíveis, mas também do HPV. O número de infectados é crescente no país – conhecer é o primeiro passo para barrar este aumento”.
Importante doença e principal causa de infertilidade entre as brasileiras, a Endometriose terá espaço durante o evento, em palestra realizada por Paulo Ayrosa, Professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, que garante discorrer sobre tudo o que os espectadores sempre quiseram saber acerca da patologia.
“Nosso foco será, especialmente, em relação às queixas, sintomas e exames diagnósticos. Antes de chegarmos aos tratamentos e nos problemas que podem decorrer da Endometriose, queremos deixar claro como é possível descobrir que a possui. Sua prevenção, que não é absoluta, baseia-se em medidas comportamentais e no bloqueio da menstruação”, pondera dr. Ayrosa.
Preocupação de todas as mulheres, a Menopausa e os Cuidados Estéticos estarão na pauta da dra. Marisa Patriarca, Professora de Ginecologia da UNIFESP: “As alterações hormonais da pós-menopausa são importantes catalisadores do envelhecimento da pele, ocasião em que medidas preventivas para atenuá-lo transcendem o objetivo puramente estético”.
Já o vice-presidente da SOGESP e Diretor do Centro Personna de Ginecologia e Saúde da Mulher, Jarbas Magalhães, elucidará sobre o melhor método contraceptivo para cada mulher.
“O ginecologista tem o papel de orientar e ajudar a mulher, em todas as fases de sua vida reprodutiva. A anticoncepção bem orientada e bem indicada para cada uma dessas fases ajuda a mulher a planejar o nascimento ou não de seus filhos, além de propiciar outros benefícios de saúde e prevenir algumas importantes doenças”, explica Magalhães.
Em um evento com assuntos tão latentes, não poderia ficar de fora o Zika Vírus e atenção pré-natal, cujo palestrante é o dr. Coríntio Mariani Neto, Diretor da FEBRASGO e Diretor Técnico do Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros.
Mariani Neto adianta que será esclarecido “sobre o que se sabe hoje do papel fundamental que é o combate aos focos do Aedes aegypti; proteção com repelentes, relação com microcefalia e outras alterações fetais, enfim, como aconselhar a gestante e a mulher que pretende engravidar nos dias atuais”. Não somente, também será abordado o preparo do parto, seja normal ou cesárea.
Com capacidade para 300 lugares, o teatro localizado no Shopping Higienópolis promete atrair todos os interessados na saúde da mulher, com o desejo de ampliar o conhecimento teórico sobre os temas expostos em vasta programação.
“Queremos comemorar a data, alertando para as doenças e sua prevenção. Nosso evento será uma homenagem àquelas para as quais nós, ginecologistas, nos preparamos para assistir e cuidar da melhor forma possível”, declara Newton Busso.
A ação tem o apoio institucional do Colégio Rio Branco. Todas que comparecerem receberão uma rosa em referência ao Dia Internacional da Mulher e um exemplar do livro Higiene Genital Feminina dos autores Paulo César Giraldo e Joziani Beghini.
Confira os horários das palestras e não perca!
Horário Tema
09:00 Ginecologista: o médico da mulher? – Dr. César Eduardo Fernandes, presidente da FEBRASGO
10:00 Higiene feminina: mitos e fatos – Dr. Paulo Giraldo, presidente da SOGESP e professor da UNICAMP
11:00 Anticoncepcionais: qual o melhor método? – Dr. Jarbas Magalhães, vice-presidente da SOGESP e diretor do Centro Personna de Ginecologia e Saúde da Mulher
12:00 Sexualidade feminina: do pudor ao poder – Dr. Eliano Pellini, chefe do setor de saúde e medicina sexual da Faculdade de Medicina do ABC
13:00 Pré-natal: parto normal, cesárea, zika vírus – Dr. Corintio Mariani Neto, diretor da FEBRASGO e diretor técnico do Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros
14:00 A menopausa e os cuidados estéticos – Dra. Marisa Patriarca, professora de Ginecologia da UNIFESP
15:00 DST e HPV: como prevenir? – Dra. Adriana Campaner, diretora da SOGESP e chefe clínica de Patologia Genital Inferior e Colposcopia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
16:00 Endometriose: será que eu tenho ou vou ter? – Dr. Paulo Ayroza, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
17:00 A mulher contemporânea e o adiamento da maternidade – Dr. Newton Eduardo Busso, presidente da SPMR e professor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário