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quinta-feira, 10 de março de 2016

Compras com cartões crescem 8,4% e somam R$ 1,08 trilhão em 2015





Brasileiros movimentam cerca de R$ 350 bilhões apenas via parcelado sem juros, modalidade que responde por 51,7% de toda a concessão de crédito ao consumo de bens e serviços no Brasil


O setor de cartões de crédito e débito segue em constante crescimento no Brasil. Segundo levantamento da associação das empresas de cartões (Abecs), os brasileiros realizaram R$ 1,08 trilhão em transações com cartões em 2015, um crescimento de 8,4% em relação a 2014. Os cartões de crédito registraram R$ 676 bilhões, alta de 6,9%, e os cartões de débito, R$ 400 bilhões, alta de 11%

Apenas por meio da modalidade de parcelamento sem juros, os emissores de cartão de crédito concederam aos brasileiros a quantia de R$ 348 bilhões no ano passado, o que representa 51,7% do volume de crédito concedido à pessoa física (recursos livres) para financiar o consumo de bens e serviços no Brasil. Segundo pesquisa da Abecs realizada pelo Datafolha, 74% dos usuários de cartão fariam menos compras no mês se não houvesse essa opção de pagamento.

“Além de ser um meio de pagamento seguro e eficiente, o cartão de crédito possibilita maior inclusão financeira e garante o financiamento do comércio brasileiro com o parcelamento sem juros”, afirma Marcelo Noronha, presidente da Abecs.

Juntos, os cartões de crédito e débito registraram um total de 11,5 bilhões de transações, alta de 9,7%. Por modalidade, o crescimento foi de 7,8% em cartões de crédito e 10,5% em cartões de débito, totalizando, respectivamente, 6,1 bilhões e 5,3 bilhões de transações no ano. O tíquete médio (deflacionado) das transações com cartão de crédito permanece em queda e chegou a R$ 76,7 no final de 2015, bem como o do cartão de débito, que caiu para R$ 39,7.

Comércio e serviços
Os gastos com cartões, que já representam 30,5% do consumo das famílias brasileiras, estão cada vez mais disseminados em diversos segmentos da economia, o que se refletiu na maior penetração no setor de serviços nos últimos anos. Em 2015, os cartões representaram 19,7% do faturamento desse segmento – em 2012, a participação era de 14,4%. A representatividade dos cartões no comércio varejista, por sua vez, chegou a 39,5% – índice em 2012 era de 35,4%.

Compras remotas e programas de recompensa
As compras não presenciais feitas com cartões de crédito, com destaque para o e-commerce, chegaram a R$ 123,9 bilhões (alta de 17,1%) em 2015, o que responde por 18,6% de todo o volume transacionado por meio de cartões de crédito – o que significa que ainda há um grande potencial ainda a ser explorado. Segundo pesquisa da Abecs realizada pelo Datafolha, 83% das pessoas que fazem compras na internet usam o cartão como meio de pagamento.

As compras com cartões no ano passado geraram um retorno de R$ 2,8 bilhões em benefícios aos portadores de cartão por meio dos programas de recompensa. A taxa de pontos convertidos em relação ao estoque dos programas de recompensa dos usuários chegou a 56,4% em 2015 – melhor índice da série histórica –, o que indica o melhor aproveitamento dos serviços oferecidos pelos programas.

Uso consciente
Pesquisa mensal da Abecs, realizada pelo Instituto Datafolha, indica que, em média, 87% dos usuários de cartão de crédito pagam o valor integral da sua fatura e 90% têm sempre a intenção de fazer o mesmo no próximo vencimento. Apenas 3% pagam o valor mínimo, enquanto 5% optam por fazer o parcelamento da fatura.

Segundo dados do Banco Central, 73,2% de todo o saldo a receber em cartões não possuem nenhuma incidência de juros. Isso mostra que a grande maioria das pessoas usa o cartão de crédito de forma consciente e sabe aproveitar seus benefícios sem pagar juros. Além disso, o consumidor que entra no crédito rotativo do cartão fica, em média, apenas 17 dias, de acordo com o Banco Central, o que confirma o seu papel de crédito emergencial.

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