Pesquisar no Blog

domingo, 23 de agosto de 2015

Pontapé inicial contra a malária




Artigo de professora da Unesp é publicado no Estadão Noite
A malária é uma doença causada pela picada do mosquito Anopheles infectados pelos parasitos do genêro Plasmodium. Esta parasitose afeta, principalmente, populações pobres e marginalizadas de países em desenvolvimento, dentre eles o Brasil, especialmente a região amazônica e países do continente africano. Os altos índices de mortalidade e morbidade associados a esses parasitos são atribuídos a fatores socioeconômicos das populações atingidas e à complexa relação parasito-homem, as quais provocam atrasos no desenvolvimento de novos medicamentos ou vacinas eficazes para o tratamento e controle dessa doença. De acordo com a organização Médicos Sem Fronteiras, a malária mata todos os anos cerca de 580 mil pessoas, sendo que 90% de todas estas mortes ocorrem na África subsaariana.
O controle da malária inclui medidas preventivas como diminuição da população de insetos pela borrifação das paredes dos domicílios das regiões endêmicas com inseticidas de depósito e identificação de casos humanos pelo diagnóstico rápido, apurado seguido por intervenção terapêutica. O monitoramento da eficácia do tratamento antimalárico é igualmente decisivo. Isso exige controle da eliminação dos parasitos para que se possa detectar precocemente qualquer recrudescimento da doença devido às variedades resistentes aos medicamentos utilizados.
Podemos dizer que já houve algum progresso no controle da malária, com redução na transmissão e no número de casos. Mas isso não é suficiente. Já existem relatos sobre a circulação nas regiões endêmicas de cepas de Plasmodium resistentes (não-responsivas) a medicamentos de ultima geração, como é o caso da artemisina, o que poderá reverter a tendência positiva do controle já alcançado.
Ao longo do desenvolvimento da infecção no homem, os parasitos apresentam diferentes formas (hipnozoítas, trofozoítas, merozoítas e gametócitos), o que dificulta o desenvolvimento de vacinas eficazes. O anúncio feito dia 24 de julho, pela indústria farmacêutica Glaxo Smith Kline (GSK), sobre o parecer favorável dado pela agência europeia reguladora de medicamentos EMA (European Medicines Agency) para o uso da vacina antimalária “Mosquirix”, em desenvolvimento há quase 30 anos, é um pontapé inicial no avanço do controle da malária e, quem sabe, na sua futura erradicação, pois apenas uma combinação de ferramentas de prevenção, diagnósticas e quimioterápicas associadas a vacinas eficazes poderão assegurar continua redução no número de casos, mortalidade e, quem sabe, sua erradicação. Muito ainda precisa ser feito, pois apesar de estar longe de ser eficaz, “Mosquirix” atrai apoio financeiro para novas pesquisas, pavimentando o caminho para o desenvolvimento de novas vacinas de segunda geração. A “Mosquirix” corresponde, até o momento, ao único, porém, grande passo para a futura eliminação da malaria.
A tempo, a inspiração para a “ Mosquirix” é a descrição da proteina circunsporozoita  de Plasmodium, feita pelo casal Ruth e Vitor Nussensweig em 1985,  pesquisadores da USP, posteriormente transferidos para a Universidade de Nova Iorque após o golpe militar de 64 (http://revistapesquisa.fapesp.br/2004/12/01/uma-quimica-que-deu-certo/)

Marcia Graminha - docente da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp em Araraquara e coordena pesquisas de novos medicamentos para o controle de doenças parasitárias.

Um comentário:

  1. Olá, boa tarde.
    Qual email para contato?
    Por favor, retornar em thais.santos@virta.inf.br

    ResponderExcluir

Posts mais acessados