As mulheres
enfrentam vários papéis de uma vez só: são donas de casa, profissionais
competentes, mães, esposas, amigas, entre inúmeras outras funções. Essa é a
realidade da maioria das brasileiras que conseguem dar conta de todas as
responsabilidades e ainda exercer o papel de executivas e empreendedoras.
De
acordo com estudo realizado pela Serasa Experian, 43% dos negócios existentes
no Brasil pertencem a mulheres. O país possui 5.693.694 empreendedoras, que
representam 8% da população feminina.
Prova
disso é Leiza Oliveira,
41 anos, mãe de dois filhos. Entre a educação dos filhos e a coordenação do
lar, Leiza comanda três empreendimentos. Ela é fundadora da rede Minds English School,
marca com nove anos de atuação e que possui 70 unidades espalhadas por todo o
Brasil. “É uma grande responsabilidade estar à frente da rede, administrar
outros negócios e ainda ter as funções do lar e ser mãe. Mas com a organização
que nós mulheres temos, conseguimos dar conta de tudo e nos sentimos
realizadas”, conta Leiza.
Outras
empreendedoras que fazem parte desse cenário são as sócias Carina Rosin e Flávia Picolo, da Noiva em Forma,
empresa que desenvolve programa de acompanhamento físico personalizado para
noivas. “É gratificante liderar seu próprio negócio. Mas também um desafio
diário — acho que já nascemos multitarefa”, completa Carina.
Outro
exemplo de mulher de sucesso é Cibele
de Freitas, diretora da Sigbol.
Ela assumiu a diretoria de ensino da empresa há aproximadamente 16 anos e,
apesar de ser uma sucessão natural de família, a executiva viveu um grande
desafio para realizar e coordenar o desenvolvimento da área de ensino da rede.
“Temos profissionais com mais de 20 anos de casa. Eu não faria nada sem a
colaboração desta equipe integrada e dedicada”, ressalta. Ela lidera uma equipe
de 50 pessoas e considera extremamente importante conseguir que os
colaboradores trabalhem alinhados com o mesmo objetivo da empresa.
A
franqueada Lucila Mara
da Silva é outro exemplo de coragem, garra e determinação. Após
ser diagnosticada com câncer de mama, lutou contra a doença até obter a cura e ainda
abriu um negócio próprio de sucesso. “Escolhi a franquia da Sigbol por ser
reconhecida no mercado, evitando grandes riscos. Hoje, aos 64 anos, estou
satisfeita com minha decisão”, comemora a empreendedora.
Outro
case de sucesso é o da sócia-fundadora do Mapa da Mina, Elisângela Barros
Machado que viu no mercado de produtos folheados um segmento próspero. Começou
a vender os itens para os amigos, até que notou a crescente demanda pelas
semijoias. Do porta a porta conseguiu capital e em 1995 fundou a primeira loja
conceito Mapa da Mina, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Alguns anos mais
tarde, decidiu iniciar o processo de expansão da empresa. Atualmente a rede
conta com quatro unidades próprias e duas franqueadas. A marca tem fábrica
própria e disponibiliza um mix composto por 2.900 peças folheadas a ouro 18
quilates, desenvolvidas com componentes antialérgicos e camada de ouro, para
maior durabilidade.
De
acordo com o relatório da Serasa, a idade média das mulheres empresárias é de
44 anos, e a maior concentração de empreendedoras fica na região Sudeste, com
55% do total.
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