Dani Verdugo, sócia-fundadora e headhunter na THE Consulting , destaca as principais características que devem ser aprimoradas por quem está de olho na recolocação profissional
De acordo com dados
divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no
último mês, mais de 4,1 milhões de brasileiros foram parar na fila do
desemprego entre maio e setembro deste ano. O número - impressionante e
assustador - reflete as dificuldades que o país tem enfrentado durante todo o
período da pandemia do coronavírus.
Apesar disso, o
Brasil tem dado tímidos sinais de recuperação, e quem planeja ingressar
novamente no mercado de trabalho deve estar atento às habilidades requeridas
por quem está voltando a contratar.
Para nortear estes
candidatos, Dani Verdugo, sócia-fundadora e headhunter na THE Consulting, dá algumas dicas
preciosas. "Apesar de o Fórum Econômico Mundial ter apontado, no início de
2020, um crescimento expressivo no setor de tecnologia, é importante que
tenhamos em mente o investimento em outras áreas - principalmente no que diz
respeito às soft skills", afirma a empresária.
Resolução de
problemas
Todas as empresas -
não importa qual seja o setor - têm algo em comum: buscam profissionais que
minimizem contratempos. "Nós sempre ouvimos por aí que ‘chefe não gosta de
problema, gosta de solução’, e isso é a mais pura verdade. Quem sabe enxergar
as situações de uma maneira mais ampla - identificando detalhes que, muitas
vezes, passam despercebidos - ganha pontos", ressalta Verdugo.
Pensamento crítico
Ponderar, ponderar e
ponderar. "Analisar minuciosamente as diversas questões com as quais nos
deparamos diariamente em um ambiente corporativo é uma habilidade que nem todos
têm, mas é o tipo de competência que dá para desenvolver se o profissional
busca se destacar a longo prazo", aponta a headhunter .
Confiança
A segurança
fortalece a imagem profissional. "Tanto no meio organizacional, quanto em
outros aspectos e situações de nossas vidas, a confiança é indispensável. Ela
nos ajuda a marcar presença e impor nossas opiniões de maneira assertiva e
segura. Se não temos firmeza em nossas ações, os outros - neste caso, os
empregadores - jamais sentirão confiança na nossa capacidade de desenvolver as
atividades propostas", destaca Dani.
Atenção ao cliente
interno e externo
Valorizar seu
público, sempre. "O bem mais precioso de uma empresa são seus clientes.
Ter isso em mente já é meio caminho andado para quem busca trilhar uma carreira
de sucesso. Outro ponto importante é saber que não se deve valorizar um em
detrimento do outro. Isso quer dizer que clientes internos têm tanto valor
quanto quem consome seu produto ou serviço", finaliza a sócia-fundadora da
THE Consulting.
The Consulting
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