Pesquisar no Blog

segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Campanha fala sobre importância do autocuidado para pessoas vivendo com HIV

Por meio de animações, intervenções urbanas e debate online, - “Dezembro Vermelho é mais proteção – Vacinação é Cuidado” -  campanha mostra ações que ajudam na manutenção da saúde e da qualidade de vida

 

Com 32 anos de existência, o dia de conscientização sobre HIV e Aids (síndrome da imunodeficiência adquirida pelo vírus HIV), celebrado todo dia 1º de dezembro apresenta a cada ano mais iniciativas de ações de conscientização, de cuidado e de combate a invisibilidade e o preconceito.

 

Por isso, a campanha “Dezembro Vermelho é mais proteção – Vacinação é Cuidado”, promovida pela Pfizer em parceria com o Instituto Barong e Pró-Diversidade, faz um alerta sobre a importância do autocuidado para pessoas vivendo com HIV. Entre esses cuidados, estão a vacinação, alimentação, a prática de atividades físicas, os aspectos emocionais e relacionamentos, entre outros.

 

Para abordar esse assunto, foi criado especialmente para a campanha um vídeo de animação sobre autocuidado baseadas em histórias reais de pessoas que vivem com HIV. A ideia é reforçar que, mesmo com o vírus, o cuidado diário garante que essa população viva com qualidade de vida.

 

O vídeo poderá ser acessado no canal do YouTube da Pfizer Brasil. Além disso, a animação fará parte de intervenções urbanas na capital paulista e também no Rio de Janeiro. Em São Paulo, o vídeo terá projeções especiais na esquina da Rua Maria Antônia 77 e Rua da Consolação 753, na região central, nos dias 1 e 2 de dezembro. Já os cariocas, terão a oportunidade de conferir a apresentação especial na Rua Maria Eugênia 145, Bairro Humaitá, no dia 1/12.

 

O projeto também terá uma live com mediação do infectologista Dr. Vinicius Borges, conhecido no Instagram como Doutor Maravilha. No dia 04/12, a ação contará com a participação dos pacientes que tiveram suas histórias relatadas na animação gráfica.  O objetivo é reforçar a importância do autocuidado, do acesso a informações corretas e ao mesmo tirar dúvidas dos internautas.

 

De acordo com o Índice de Estigma em Relação às Pessoas Vivendo com HIV da cidade de São Paulo, 80,7% das pessoas vivendo com HIV relataram dificuldade em contar às pessoas sobre seu diagnóstico, e 58,4% confirmaram ter recebido diagnóstico de problemas de saúde mental[i].

 

Números preocupantes tanto no que se refere aos aspectos sociais e emocionais dessas pessoas, mas também do cuidado com sua saúde. Hoje, receber o diagnóstico do HIV não é mais visto como uma sentença de morte, mas é importante destacar que assim que seja feito diagnóstico se inicie o tratamento baseado no uso de medicamentos antirretrovirais que diminuem a carga viral a níveis muito baixos e evitando o avanço para a doença que é a Aids.

 

“Já se passaram tantos anos e mesmo assim é necessário fazer esse alerta diante de tanto preconceito e falta de informação. Por isso, pensamos nessa ação que contará com relatos reais de pessoas que se cuidam e conseguem ter uma rotina saudável”, afirma a diretora médica da Pfizer, Márjori Dulcine.

 

A médica também destaca a importância de se manter o calendário de vacinação em dia e no caso das pessoas vivendo com HIV de que há o serviço gratuito pelo Sistema único de Saúde (SUS) por meio dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) e também CTA e SAEs. Presente em todos os estados do país, os centros oferecem também vacinas para as doenças pneumocócicas, como a que protege contra os 13 tipos mais prevalentes da bactéria pneumococo. Segundo a médica, entre as pessoas vivendo com HIV, por exemplo, o risco de contrair pneumonia é de 50 a 100 vezes maior na comparação com pessoas sem essa condição[ii].

 

Por isso, promover o acesso aos serviços de saúde e também de seu uso por parte de quem vive com HIV é um cuidado que precisa acontecer sempre. Sabemos que pessoas vivendo com HIV podem viver sem desenvolver a doença, mas para isso é necessário que a pessoa faça o tratamento médico correto. Além disso, é importante que a sociedade contribua gerando informação, ampliando o acesso a ela e atuando no combate ao preconceito.

 

Serviço

Intervenções Urbanas

São Paulo

Data:  1 e 2/12 – Dezembro Vermelho é mais proteção. Vacinação é cuidado.

Horário: das 19h às 21h30

Local: Entre as ruas da Consolação 753 e Maria Antônia,77

 

          

Rio de Janeiro

Data: 1/12

Horário: das 19h às 21h30hs

Rua Maria Eugênia 145, Bairro Humaitá

 

Live:

Data: 4/12

Horário : 17h

Participantes : Dr Vinicius Borges dialoga com pessoas vivendo com HIV e que inspiraram a campanha Heliana Moura, Guilherme Freire e Jacqueline Rocha Cortês

Onde assistir - No perfil da Pfizer Brasil no Instagram (@pfizerbrasil) e no Facebook, além dos canais do Doutor Maravilha, Instituto Barong e Pró-Diversidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados