Pesquisar no Blog

segunda-feira, 30 de novembro de 2020

3 dicas para combater a diabetes com exercícios físicos

Novembro é o mês da prevenção da doença que atinge cerca de 13 milhões de brasileiros


A Federação Internacional de Diabetes (IDF) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiram a data ,14 de novembro, como o dia oficial de combate à diabetes, e o mês de Novembro como o período de reflexão e ações no combate à doença. Segundo dados da Coordenação Geral de Prevenção de Doenças Crônicas e Controle do Tabagismo do Ministério da Saúde, 70,6% dos que têm diabetes são mulheres e 60,3% são homens. Além disso, a doença existe nesses indivíduos principalmente pelo excesso de peso.

Existem dois tipos de diabetes, a tipo 1 que é a doença autoimune na qual as defesas do organismo atacam as células do pâncreas, responsáveis pela fabricação de insulina, hormônio que permite a entrada da glicose no interior das células. Já o tipo 2, que é responsável por 90% dos casos é caracterizado pela deficiência parcial ou total na produção de insulina com graus variados de resistência periférica ao hormônio. Esta incapacidade é provocada por fatores como obesidade, sedentarismo e hereditariedade.

A doença também atinge muitos idosos trazendo inúmeras complicações se não forem tratadas de forma adequada, e é neste sentido que o cuidador age de forma profissional para promover a qualidade de vida daquela pessoa, no CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos), o curso de cuidador dá um amplo conhecimento com noções de enfermagem, atividades físicas e recreativas, e um módulo só para diabetes tipo I e II.

"Nosso objetivo é formar profissionais capazes de lidar com o atendimento de pessoas de qualquer idade que requerem atenção especial, prezando pela qualidade de vida e bem-estar, destacando-se no mercado pelos conhecimentos técnicos e desenvolvimento comportamental", finaliza Jefferson Vendrametto Diretor de Relações Institucionais do CEBRAC.

Pensando nisso, a equipe do CEBRAC , montou 3 dicas de exercícios para combater a doença:


• Exercícios aeróbicos

A recomendação médica é de realizar o total de 150 minutos/semana, com intensidade moderada, limitados pela frequência cardíaca obtida no teste ergométrico, feito com presença de cardiologista. Corrida, natação e ciclismo são as mais recomendadas. Sempre com o auxílio de um profissional e medindo os níveis de glicose no sangue.


• Fortalecimento muscular

De duas a três sessões semanais, de 30 minutos cada, principalmente nos grupos musculares das pernas e braços. Muitos diabéticos têm problemas de circulação sanguínea, e por isso o fortalecimento muscular é importante para ativar o fluxo de sangue. Porém, para diabéticos com problemas oculares da retina: esses exercícios devem ser evitados;


• Flexibilidade e equilíbrio

Com ao passar dos anos, é natural perder alguma capacidade de equilíbrio, e pessoas com diabetes geralmente perdem a sensibilidade dos pés. Por isso, é importante a prática de exercícios de equilíbrio que ajudam a neutralizar essa questão. Tentar se equilibrar em um pé perto de um degrau e trabalhar o equilíbrio é essencial.

Para saber mais sobre o curso de cuidador do CEBRAC, clique aqui !



CEBRAC - Centro Brasileiro de Cursos

https://www.cebrac.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados