Pesquisar no Blog

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Você está preparado para ter um cãozinho?

 Himmlisch

Veterinária dá dicas de como preparar a casa para receber um filhote

 

A chegada de um cãozinho na família traz muita alegria e todos ficam ansiosos para esse momento. Mas para que isso aconteça da forma mais agradável possível, tanto para o cão quanto para seus tutores, é preciso estar ciente que serão necessárias algumas mudanças na residência e na rotina dos envolvidos, principalmente se o cãozinho for um filhote.

Para quem será anfitrião de primeira viagem, listamos algumas dicas de como receber seu novo amigo, garantindo todo cuidado e conforto que ele merece.

Cantinho da comida

Como tudo é novo para o cãozinho, o ideal é que você prepare um local da casa para ele realizar suas refeições. Neste espaço, é preciso deixar água fresca disponível o tempo todo, pois sempre que sentir sede saberá onde encontrá-la.

Opte por oferecer um alimento naturalmente saboroso e nutritivo, como os que utilizam em sua formulação a carne fresca, além de fontes especiais de carboidratos, fibras, vitaminas e minerais, como frutas e vegetais. Essa composição colabora com uma melhor palatabilidade, aproveitamento e ausência de ingredientes transgênicos.

O ideal é que os filhotes se alimentem pelo menos três vezes ao dia. Então, procure um médico veterinário de sua confiança para que ele oriente a melhor forma de oferecer o alimento de acordo com sua rotina.


Cantinho das necessidades

Nos primeiros dias, prepare um ambiente da sua residência para que o cãozinho possa fazer suas necessidades, como por exemplo a área de serviços, com jornais ou tapetes higiênicos para pets. Uma vez que ele aprender onde é seu “banheiro”, ele tenderá a fazer as demais necessidades no mesmo local.


Ambiente mais seguro

Quando o cãozinho chega em um novo ambiente, é normal que ele queira conhecer tudo à sua volta, então, é preciso ter muita paciência e cuidado.

É fundamental deixar fora do alcance do pet os objetos que possam representar perigo, como fios elétricos, objetos cortantes ou pequenos, produtos de limpeza, medicamentos e plantas. Outro cuidado fundamental é protegê-lo de locais altos, escadas e acessos à rua. Assim, seu amiguinho vai ficar em um ambiente mais seguro.


Espaço da soneca

Nos primeiros dias o cãozinho precisa de todo conforto possível, para que se sinta acolhido. Providencie um local calmo para que ele possa descansar e dormir. Você pode fazer uma caminha com uma coberta que não use mais, para que seu amigo fique mais à vontade em sua nova casa.


Não o deixe sozinho por muito tempo

Os cães adoram a companhia de seus tutores e isso fará com que se sintam seguros. Um filhotinho tem mais necessidades que um cão adulto, portanto, será preciso dedicar mais tempo a ele. A companhia do tutor, as brincadeiras e passeios deixarão seu cão muito mais feliz e saudável.


Veterinário e vacinas em dia

Todo cãozinho precisa de um acompanhamento veterinário, seja filhote ou adulto, por isso é muito importante ter um profissional de sua confiança. Logo que o cão chegar em sua residência agende uma consulta para verificar se a saúde e as vacinas estão em dia.


Prepare-se financeiramente

É preciso ter em mente que um cão é uma vida, o que requer um planejamento financeiro, como com a alimentação, medicamentos, vacinas, brinquedos e banhos. É necessário estar preparado para todas as fases, para que seu amigo tenha todo o cuidado a cada nova etapa. 

E não se esqueça que ser um tutor de pet é uma grande responsabilidade, por isso analise todos pontos destacados antes de receber o animal em sua casa.

 



Lara Volpe - médica veterinária da Fórmula Natural, linha alimentos Super Premium para cães e gatos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados