Pesquisar no Blog

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Como identificar casos emergenciais em pets

Centro Veterinário Seres do Grupo Petz alerta para que tutores fiquem atentos a sintomas como cansaço excessivo, língua cianótica (azulada ou roxa), diarreia liquida que não para, vômitos constantes e prostração intensa (principalmente em filhotes)


A possibilidade de submeter o pet a uma cirurgia é algo que desperta insegurança em muitos tutores. No entanto, apesar da apreensão vale ressaltar que existem procedimentos de baixa e alta complexidade, sendo que em muitos casos não há necessidade de longas internações. Para o melhor desfecho clínico, o mais importante é identificar, rapidamente, comportamentos ou sintomas atípicos.

Mas como identificar casos emergenciais? "Quando o pet está mais ofegante, com a língua cianótica (azulada ou roxa), diarreia liquida que não para, vômitos constantes, falta de apetite (anorexia) e prostração intensa (principalmente em filhotes), um serviço de atendimento veterinário deve ser procurado", ressalta Dra Danielle Silveira, coordenadora clínica do Centro Veterinário Seres.

Dra Danielle ressalta que em casos cirúrgicos o tutor tem um papel fundamental em todos o processo de recuperação. "Além do tratamento oferecido no centro veterinário, o tutor tem uma grande reponsabilidade de cuidar desse paciente em casa, seguindo as orientações dadas pelo médico veterinário, administrando as medicações e procurando o hospital quando houver necessidade", afirma.

Entre as cirurgias mais realizadas no Centro Veterinário Seres destaca-se a castração. "Cada cirurgia terá sua particularidade e grau de complexidade. Entretanto, é possível ajudar o pet a passar pelo processo de forma mais tranquila, buscando orientação e informação com cirurgião veterinário", afirma Dra Danielle, que destaca as afecções mais frequentes que necessitam de cirurgia estão - piometra (uma dolorosa condição que aflige cadelas não-castradas), tumores, corpos estranhos (que o animal pode ingerir) e casos de fraturas.

Confira dicas que podem auxiliar a tutores e pets a passar por situações emergenciais e casos cirúrgicos com mais tranquilidade:


Seguir a recomendação de jejum quando necessária:

Nesta etapa é fundamental a cooperação do tutor. No dia anterior à cirurgia, o veterinário pode recomendar jejum de comida e água. Dependendo do procedimento realizado e idade do pet, as instruções podem variar. Porém, é importante seguir exatamente a recomendação do veterinário a fim de um procedimento tranquilo.


E se o pet precisar de atendimento emergencial fora do horário comercial?

Algumas das unidades do Centro Veterinário Seres em São Paulo já são 24horas e dispõem de médico veterinário com atuação em intensivismo, pronto para atender urgências e emergências. Essas unidades possuem equipamentos de alta tecnologia para realização de exames emergenciais e centro cirúrgico para procedimentos de alta complexidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados