Pesquisar no Blog

sábado, 21 de novembro de 2020

Cirurgião plástico brasileiro apresenta nova técnica em rinoplastia

 Divulgação
Rinoplastia Balanceada pode promover resultados naturais, recuperação mais rápida e menor possibilidade de reoperações para pacientes

 

A rinoplastia; procedimento que visa alterar a estética e melhorar aspectos funcionais do nariz, figura entre as cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil. Apesar disso, há ainda quem resista em passar pelo procedimento por conta do pós- operatório dolorido e longo período de recuperação. A boa notícia é que, com o avanço dos estudos na área, vem surgindo no mercado técnicas que aceleram o tempo de recuperação, enquanto conferem resultados consistentes. 

É o caso da Rinoplastia Balanceada; técnica nova que pode trazer uma experiência satisfatória com resultados naturais, duráveis e uma recuperação mais rápida possível aos pacientes. Criada pelo cirurgião plástico brasileiro com mais de 15 anos de experiência e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), Dr. Alan Landecker, este tipo de rinoplastia utiliza a inovadora técnica ultrasônica aliada às duas principais técnicas cirúrgicas de rinoplastia (estruturada e preservadora) a fim de tentar oferecer uma rinoplastia primária com o máximo de previsibilidade, menor trauma cirúrgico, além de diminuir as chances de complicações e facilitar eventuais reoperações.  

Landecker considera que a rinoplastia é o procedimento mais complexo em cirurgia plástica devido ao grande número de técnicas disponíveis, curva de aprendizado longa e imprevisibilidade do processo de cicatrização após a cirurgia. Além disso, fatores como a significativa variação anatômica das estruturas, perfil psicológico de alguns pacientes e importância funcional do nariz dificultam ainda mais o trabalho do cirurgião. Seguindo esta premissa, o especialista se desafiou a aprimorar e criar uma técnica precisa e ao mesmo tempo menos invasiva. “Tive como objetivo desenvolver um método que atingisse um bom resultado da forma menos agressiva possível, minimizando as possibilidade de complicações e maximizando a satisfação dos pacientes; esta é a Rinoplastia Balanceada”, declara. 

Entenda como é feita a cirurgia: 

Do ponto de vista técnico, a rinoplastia balanceada propõe tratar o dorso do nariz usando a técnica de preservação- na qual se esculpe o dorso nasal com o menor trauma cirúrgico possível e mantendo a anatomia original. A inovadora tecnologia ultrasônica é usada para esculpir e/ou cortar os ossos nasais de forma seletiva sem lesar partes moles importantes como vasos, nervos e mucosa.  “A ideia é acelerar o processo de recuperação por conta do menor trauma cirúrgico, gerando menos inchaço, equimoses e especialmente dor após a cirurgia”, afirma Landecker.  

Já para a  moldagem da ponta do nariz, recorre-se à técnica consagrada da filosofia estruturada, que utiliza enxertos coletados do próprio paciente (cartilagem do septo nasal, da orelha ou a costela) para reforçar as estruturas do nariz, além de nuances da filosofia preservadora.  

Diferenciais: 

A aplicação da Rinoplastia Balanceada contempla fatores importantes que podem fazer toda a diferença nos resultados,  como um planejamento totalmente tecnológico, indicação individualizada priorizando a singularidade do paciente e deformidades nasais específicas, execução realizada de forma artesanal visando obter em uma mesma cirurgia otimização estética e funcional, isto através da correção do desvio do septo, hipertrofia de cornetos e problemas nos seios da face.  

Entenda como é a consulta: 

O paciente é avaliado através de uma detalhada entrevista e exame físico. Feito isso, fotografias profissionais são realizadas e importadas para um software de simulação computadorizada. Usando essa tecnologia é possível analisar as proporções do nariz do paciente em detalhes e formular um plano cirúrgico individualizado que considera principalmente suas expectativas e a possibilidade de atendê-las. Vale ressaltar que o planejamento é dimensional, ou seja, avalia fatores importantes como a altura do paciente, proporções faciais, projeção e anatomia da fronte e do mento, tamanho da boca e dos olhos e aspectos biopsicossociais, afim de oferecer um nariz bonito, funcional e que não pareça operado. Por fim,  o paciente é informado sobre o processo completo de avaliação clínica antes da cirurgia, que inclui tomografias computadorizadas, recuperação pós-operatória e detalhes logísticos importantes.    

E a anestesia? Como funciona? 

A Rinoplastia Balanceada é realizada em hospitais de alto nível e segurança, somente usando anestesia geral. Essa técnica oferece mais segurança e conforto ao paciente por conta da maior proteção das vias aéreas e melhor controle do nível de consciência. Utiliza-se equipamentos e drogas modernas de metabolização rápida para que o despertar seja rápido suave, permitindo ao paciente receber alta no mesmo dia da cirurgia. Em pacientes com indicação de utilização de cartilagem de costela, o bloqueio intercostal (injeção de anestésico local nos espaços entre as costelas) é aplicado para minimizar a dor nessa região após a cirurgia.  

 

Dr. Alan Landecker - Cirurgião Plástico – Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) e da (Sociedade Internacional de Rinoplastia) com cerca de 15 anos de experiência. É formado em medicina e cirurgia geral pela Universidade de São Paulo (FMUSP) CRM-SP 87043 e em Cirurgia Plástica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Clínica Ivo Pintanguy. Especialista em rinoplastia estruturada primária e secundária (Rhinoplasty Fellow) pela University of Texas Southwestern em Dallas, Texas, EUA, sob o Dr. Jack P. Gunter. É precursor da Rinoplastia Balanceada que tem por base utilizar a técnica inovadora de piezoelétrica (ultrasônica) aliada às técnicas cirúrgicas de rinoplastia estruturada e preservadora com o objetivo de realizar uma cirurgia capaz de oferecer o máximo de previsibilidade, com o menor trauma cirúrgico possível e minimizar as chances de complicações, além de facilitar eventuais reoperações. www.landecker.com.br

Instagram: @drlandeckerhttps://

www.instagram.com/drlandecker

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados