Pesquisar no Blog

quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Aprenda a fazer cartões de Natal em aquarela com professor da Panamericana


Veja como surpreender a família e os amigos, colorindo o final de ano

No passado, os cartões de Boas Festas tinham papel de destaque na época de Natal. Feitos em papel especial, com gramatura mais parruda, escritos em relevo ou com letras trabalhadas em fios dourados, eles eram um símbolo de carinho e chegavam até mesmo a fazer parte da decoração natalina.

Com a popularização da Internet, o papel perdeu espaço e os votos de boas festas passaram a ser digitais, sobretudo depois da chegada dos smartphones. Mas apesar de tanta praticidade, sempre há formas de surpreender ao resgatar os costumes antigos de forma criativa.

É o que defende Marcos Fajardo, designer gráfico e coordenador do curso de Artes Plásticas da Panamericana Escola de Arte e Design. “O cartão de Natal não precisa necessariamente ser um cartão. Ele pode ganhar outras roupagens e se tornar um presente para toda a família, algo que traga um significado maior do que palavras”, afirma ele.

Para este ano, uma boa ideia é o cartão de Natal em Aquarela, um mimo cujo investimento é baixo e pode variar com a qualidade do material – que é fácil de encontrar em papelarias de bairro ou até mesmo em lojas especializadas em materiais artísticos. Na medida em que a habilidade e o interesse pela técnica aumentam, é possível elevar a qualidade.

Materiais necessários:

- Papel com gramatura maior de 170 (para não enrugar quando receber a água)

- Estojo de tinta em pastilha

- Pelo menos 3 pincéis redondos. Os de espessura menor são ideais para detalhes, enquanto os maiores são para grandes áreas 

- Duas vasilhas com água (uma serve para limpar o pincel e outra para diluir a tinta)

- Um godê para testar as tintas

- Um lápis para o desenho base (isso não é obrigatório)

- Uma toalha para limpar e secar o pincel

- Tesoura (pode ser sem ponta) e régua para finalizar


Principais técnicas

Seca – Molhe o pincel na água limpa, umedeça a tinta e aplique no papel.

Úmida – Passe a água no papel com a ajuda do pincel. Depois, coloque a tinta na água e deixe ela se espalhar.

Mista – Passe a tinta no papel como se fosse a técnica seca e depois passe água por cima.

Escolha uma bela imagem e mãos à obra!

Desenhe a imagem à lápis, antes de iniciar a pintura. Isso não é obrigatório, mas obviamente ajuda bastante na execução do desenho.

Você pode deixar uma cor mais clara ou mais escura por meio da sobreposição de pinceladas. Primeiro, você passa a tinta bem diluída e espera secar. Depois, pode passar a mesma cor novamente. Faça isso até chagar no tom que você quer.

Uma boa dica é testar a cor da tinta na borda do papel, com pequenas pinceladas. “Esta é uma ótima oportunidade para testar todas as técnicas e ver qual agrada mais”, diz Fajardo.

Corte e dobre, finalizando o cartão.

Para ver o vídeo completo da aquarela feita pelo coordenador, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=pxUYMWsz310
Panamericana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados