Pesquisar no Blog

sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Entenda como que a tecnologia pode ajudar na gestão de pessoas


O mundo corporativo passa por transformações radicais e profundas em todos os sentidos. E em meio a tantas mudanças, é preciso acompanhar tendências e buscar ferramentas eficazes para melhorar os seus processos. Nesse sentido, a tecnologia na gestão de pessoas é um ótimo começo para quem almeja uma performance cada vez mais inteligente e eficaz, porque se tonar uma estratégia com potencial para gerar inúmeros benefícios a um empreendimento; trazendo mais confiabilidade e maiores chances de gerar bons resultados.

No entanto, para maximizar esses resultados, antes de implantar qualquer sistema, é fundamental elaborar um planejamento eficaz e que considere a cultura da organização, ou seja, os softwares que mais se adequam às necessidades da sua empresa.

Dessa forma, será possível oferecer diversas vantagens ao desenvolvimento desse setor e de uma forma global.  Separei alguns desses principais benefícios para você analisar:


Integrar informações

Um sistema de gestão automatizado é responsável por conectar as informações de todas as áreas de uma empresa e concentrá-las em um único ambiente ou plataforma, isto é, a tecnologia tem esse importante papel de integrar as informações do negócio.

A partir desse compartilhamento de dados, gestores e equipes têm maior segurança para a tomada de decisões, bem como para a execução de cada tarefa. Isso facilita na realização dos treinamentos corporativos, melhora a comunicação entre departamentos, além de outras vantagens que o amplo acesso ao banco de dados é capaz de assegurar.

Podemos dizer que, ao colocar esse tipo de ferramenta em ação, há um controle mais efetivo dos procedimentos e operações internas, o que aumenta consideravelmente a competitividade da marca.


Simplificar atividades

Com a implementação de tecnologias, os sistemas de gestão e controle passam a ser mais intuitivos, apresentando facilidade no acesso e na navegação, de modo que proporciona agilidade para o cumprimento das atividades.

Hoje, a maioria desses recursos contam com a funcionalidade de armazenamento na nuvem, onde o departamento de RH pode acompanhar todo o histórico de tarefas e informações dos colaboradores ao alcance de poucos cliques.

Uma ferramenta automatizada permite que o RH elimine a necessidade de planilhas e outras tarefas manuais que tomam mais tempo desses profissionais e que também influencia na redução do número de erros cometidos.

Ademais, é possível que o próprio funcionário solicite esclarecimentos ou atualização de dados no sistema, sem deixar de mencionar que as outras áreas da empresa também conseguem acompanhar os dados que precisam em tempo real. Portanto, a gestão do negócio fica mais simples, transparente e com maior credibilidade.


Mensuração de resultados

Valer-se do uso da tecnologia na gestão de pessoas também apresenta, como um dos seus principais benefícios, trabalhar com dados mais precisos para mensurar resultados uma vez que é permitido medir com mais clareza, por exemplo, a qualidade da contratação, a taxa de turnover (rotatividade) dos colaboradores, a necessidade de treinamentos, se é melhor realocar o colaborador em outro setor ou prosseguir com o desligamento, entre outros.

Dessa forma, os processos de RH ficam mais simples e mais objetivos gerando uma menor margem de erros tanto operacionais como estratégicos. Além, de todos os dados ficarem armazenados e com fácil acesso para os gestores tomarem decisões.


Aumento da produtividade

A tecnologia é um recurso que vem provocando verdadeira revolução na forma de atuar de empresas, dos mais variados tamanhos e segmentos. Nesse contexto, entre os fatores que merecem destaque, está a disponibilização de instrumentos para o manuseio de um grande volume de informações, interferindo diretamente na qualidade e produtividade da organização.

Tais mecanismos podem notificar com rapidez a presença de falhas e apontar as soluções mais indicadas ao caso — que evita o retrabalho, paralisações ou o gasto de tempo para efetuar as ações necessárias. Logo, a empresa se torna mais produtiva.

A modernização das atividades também tem o efeito de liberar os profissionais para a execução de tarefas mais relevantes. Dessa maneira, eles se sentem mais úteis, valorizados e com maior satisfação em fazer parte daquele time. E funcionários satisfeitos também são peças-chave para se produzir mais.


Redução de custos

O emprego de tecnologia na gestão de pessoas também tem bastante potencial para auxiliar na redução de custos a médio e longo prazos. Com o apoio de sistemas online, o treinamento e desenvolvimento dos profissionais pode ser complementado por vídeos, cursos online, enfim, alternativas virtuais que diminuem ou eliminam custos com deslocamento, locação de espaço, hospedagem e coffee break.

Outro ponto que também pode implicar na eliminação de gargalos é a segmentação de potenciais funcionários pela internet, divulgação das vagas em sites ou redes sociais; aplicação de testes online; entrevistas por chat e aplicativos de comunicação.

A automatização das atividades do RH ainda proporciona redução de despesas em relação à impressão e distribuição de materiais. Afinal, muitas ações podem ser executadas por e-mail, canais digitais, redes sociais corporativas, e assim por diante.


Maior interação entre gestores e colaboradores

Em um ambiente de trabalho estruturado com as melhores tecnologias, onde as informações são integradas, cada talento tem clara consciência sobre o seu papel para obtenção dos resultados esperados, o emprego das técnicas e ferramentas mais modernas possibilitam que o fluxo produtivo seja cumprido com o máximo de eficiência e otimização.

Além de proporcionar um alinhamento entre gestores e colaboradores, o apoio de recursos tecnológicos, tanto na gestão de pessoas quanto gerenciamento empresarial como um todo, é uma excelente fonte para o aprimoramento e a retenção de profissionais altamente qualificados, a tomada de decisões mais eficazes pela diretoria e equipes, controle de resultados, diminuição de retrabalho, enfim, alinhando a empresa com as melhores práticas do mercado.

Como é possível notar, a tecnologia na gestão de pessoas é uma estratégia com potencial para gerar inúmeros benefícios a um empreendimento; trazendo mais confiabilidade e maiores chances de gerar bons resultados. No entanto, para maximizar esses resultados, antes de implantar qualquer sistema é fundamental elaborar um planejamento estratégico que considere a cultura da organização, ou seja, os softwares que mais se adequam às necessidades da sua empresa.






Georgia Roncon - formada em Letras Inglês e possui especialização em Gestão Empresarial e Marketing pela FGV. É cofundadora da AGE GROUP, que atua em Turismo, Investimentos e com Educação em Inovação e Tecnologia com o ECQ Lifelong Learning, que opera tanto no Brasil e nos EUA. 


ECQ Lifelong Learning
redes sociais @ecqonline_br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados