Pesquisar no Blog

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

IOUU dá dicas de como criar um planejamento financeiro empresarial para 2020


Fintech traz dicas para nano, micro, pequenos e grandes empresários que estão em busca de melhorar sua organização financeira para o próximo ano


Embora ainda não seja — nem de longe — prática de todo empresário, o planejamento financeiro para o seu negócio é pré-requisito para que o sucesso do empreendimento não dependa apenas da sorte. 

De acordo com a IOUU, fintech de peer-to-peer ou P2P lending que propõe alternativas financeiras para empresas que necessitam de crédito, no lado financeiro, isso é ainda mais importante. Vai impedir que você seja pego de surpresa com despesas não previstas e vai trazer clareza sobre seus custos.

“Desse modo, você pode planejar o futuro da sua empresa com mais segurança e ter as bases para crescer e alcançar a tão sonhada lucratividade”, explica Bruno Sayão, CEO da IOUU. 

Confira abaixo os principais pontos para a elaboração de um bom planejamento financeiro.


FAÇA O FLUXO DE CAIXA DA SUA EMPRESA

O fluxo de caixa nada mais é do que um controle das entradas e saídas da sua empresa. Portanto, ele permite prever qual será o saldo da organização no período que você determinar.

Liste todas as receitas e despesas previstas. Nessa conta devem entrar tudo o que se possa prever, como água, luz, aluguel, salários, comissões de vendas, impostos, custos com matéria-prima. Semelhantemente, faça a mesma coisa com as receitas.

Em seguida, ao longo do tempo, deve-se marcar se o que estava previsto se concretizou. Assim a diferença entre as projeções e a realidade ficará mais clara.

“O fluxo de caixa permite ao empresário planejar suas ações e é um instrumento importante para auxiliar na tomada de decisão”, diz Bruno.


CALCULE O CAPITAL DE GIRO DE QUE VAI PRECISAR

Capital de giro é o recurso do qual a empresa precisa para dar continuidade às suas operações.

Assim, os itens que o compõem vão depender da natureza do negócio. Podem ser incluídos gastos com insumos, manutenção de estoques, recursos para financiar os clientes ou outros gastos.

Saber qual o capital de giro que a sua empresa demanda permite analisar para onde estão indo os recursos e, se necessário, fazer ajustes. Além disso, é fundamental para que o empresário se planeje para conseguir honrar seus compromissos.


FAÇA UMA ANÁLISE DA SITUAÇÃO FINANCEIRA DA SUA EMPRESA

Para planejar o futuro, é preciso relembrar o passado e conhecer o presente. Não existe uma fórmula única para fazer a análise financeira do seu negócio, mas você deve observar como foi o histórico da sua empresa até o momento, para entender por que está na situação atual.


DEFINA AS METAS A SEREM ALCANÇADAS

Sendo assim, analise se as projeções de gastos e de receitas que você tinha se concretizaram e, em caso negativo, o que saiu diferente do previsto. Veja como está o nível de endividamento da sua empresa e informe-se se existem opções para melhorar o perfil da dívida, como encontrar soluções com juros mais baixos.

A IOUU, por exemplo, oferece crédito com taxa de juros de a partir de 1,3% ao mês no modelo Peer to Peer que é quando um investidor aporta capital diretamente nas empresas em que ele decide, como um crédito coletivo ou de impacto. 

“Além disso, não esqueça de estabelecer metas para o seu negócio. Existe um conceito em administração de empresas, que são as metas SMART (Specific, Measurable, Attainable, Realistic e Time-Bound). É uma sigla em inglês que diz que as metas devem ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais”, explica. 

Ou seja, não adianta você estabelecer que quer aumentar as vendas em 50% no ano se não for possível conseguir esse resultado. Portanto, ao estabelecer uma meta:
  • seja o mais específico possível;
  • estabeleça uma forma de medir o resultado;
  • certifique-se de que a meta é alcançável;
  • tenha certeza de que ela é relevante para o negócio; e
  • estabeleça um prazo para alcançá-la.
Esses passos já são um enorme avanço para o planejamento financeiro em pequenos negócios e vão ajudar a sua empresa a estar mais preparada para a retomada da economia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados