Pesquisar no Blog

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Nova tecnologia das próteses auditivas ajuda o cérebro a ouvir e compreender com clareza os sons da vida



Para quem não ouve bem, a tecnologia BrainHearing é transformadora, pois permite que o cérebro entenda melhor os sons que entram pelos ouvidos

Ao contrário do que imaginamos, não são apenas os ouvidos os responsáveis por nossa audição. O cérebro tem papel primordial. É ele quem dá sentido aos sons e a todas as informações que recebemos. As ondas sonoras captadas pelos ouvidos são enviadas para o cérebro, que separa, foca e reconhece os sons das vozes, instrumentos musicais, sirenes, permitindo ao indivíduo interagir com as pessoas e as situações do dia a dia.
“As vias que vão dos ouvidos até o cérebro têm a função de decodificar as mensagens. No caso de pessoas com deficiência auditiva, essas mensagens chegam cortadas ao cérebro, ou às vezes nem chegam. Daí a importância da função desempenhada pelos aparelhos auditivos modernos ou pelo implante coclear, por exemplo, junto ao cérebro”, explica Isabela Carvalho, fonoaudióloga da Teles Soluções Auditivas.
A tecnologia usada tradicionalmente em próteses auditivas é a EarHearing, que  permite apenas uma amplificação dos sons que entram pelos ouvidos. É uma abordagem mais antiga. A novidade no mercado audiológico é a tecnologia BrainHearing™, desenvolvida pela dinamarquesa Oticon e encontrada no Brasil nos aparelhos da Telex Soluções Auditivas. É graças à essa tecnologia que os usuários desses modernos auditivos entendem com mais clareza o que ouvem, já que o cérebro consegue dar sentido aos sons que chegam pelos ouvidos. É o que chamamos de “ouvir com o cérebro”.
“Para fornecer ao cérebro tudo o que ele necessita para dar sentido aos sons, a tecnologia BrainHearing™  dos modernos aparelhos auditivos proporciona maior facilidade aos usuários, por meio de uma audição binaural mais natural. Desse modo, o indivíduo pode ter uma noção exata de todos os sons do ambiente, reconhecer de onde esses sons estão vindo e com isso focar precisamente no som que quer ouvir, tendo melhor clareza da fala de seu interlocutor, por exemplo, e ignorando os outros sons ao redor”, explica a fonoaudióloga da Telex, que é especialista em audiologia.
Para obter essa percepção maior dos sons e maior segurança nas relações sociais é necessário que o deficiente auditivo use a prótese com tecnologia BrainHearing™ nos dois ouvidos, para que os dois aparelhos ‘se comuniquem’, mantendo assim os níveis sonoros bem naturais, o que é vital para que o cérebro se oriente e tenha suporte para separar os sons. Em situações em que há barulho no ambiente, com muita conversação – como em uma festa, por exemplo – os aparelhos auditivos com tecnologia BrainHearing™ oferecem ao usuário mais conforto e facilidades para ouvir.
A audição binaural usada na tecnologia BrainHearing™ atingiu 96% de satisfação entre os usuários de aparelhos auditivos, enquanto que entre os usuários da tecnologia EarHearing  o índice de satisfação é de 79%; um avanço significativo para a indústria audiológica.
Aparelhos auditivos com tecnologia BrainHearing™ podem ser encontrados nas lojas da Telex Soluções Auditivas espalhadas por todo o país. 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados