Pesquisar no Blog

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Quatro exercícios de pilates que você pode fazer em casa



O Pilates é uma atividade física muito antiga que tem como objetivo unir corpo e mente através de uma série de exercícios que envolvem respiração. "Tudo ocorre de maneira sincronizada, por isso é necessária muita atenção para a correta execução dos movimentos", comenta Douglas Paiva, educador físico e fundador da Pure Pilates.

O pilates fortalece a musculatura, as articulações e estimula o correto alinhamento da postura e diferentemente do que muita gente pensa, há uma série de exercícios que podem ser realizados em casa. Confira a seguir alguns exercícios separados pela Pure Pilates para treinar no conforto e tranquilidade 
do seu lar:

1. Abdominal

Para realização desse exercício basta apenas um colchonete e muita disposição. É necessário deixar o corpo estendido, com pernas retas e os braços acima da cabeça. No momento da inspiração eleve lentamente mãos, braços, ombros, cabeça e tronco até conseguir se levantar. O movimento também pode ser realizado com os joelhos dobrados, facilitando assim sua execução.

Quatro séries entre 8 e 12 repetições está de bom tamanho. O abdominal fortalece abdômen, glúteos e costas.

2. Elevação de quadril

Assim como a exemplo do abdominal, para realizar este exercício basta apenas possuir um colchonete. Para a realização da elevação de quadril deve-se deitar com os joelhos flexionados e manter os pés, braços, ombros e costas apoiados no chão. Na inspiração suba lentamente o cóccix, a coluna lombar e coluna vertebral, mantendo os ombros e a parte de cima das costas como apoio e levante uma das pernas em direção ao teto.

Quatro séries de até 10 repetições é o suficiente para garantir o fortalecimento da musculatura do glúteo, do abdômen, da coluna lombar, do posterior da coxa e também da musculatura paravertebral.

3. Flexão de braço

A flexão de braço é um dos exercícios mais conhecidos que existe. Para sua realização basta ficar na posição de cachorrinho, tirando os pés do chão e os cruzando e com os braços abertos em um ângulo de 90º. Após isso, basta fechar os braços, trazendo-os mais próximo possível do seu corpo e descer com o peito em direção ao chão.

Quatro séries entre 10 e 15 repetições são suficientes para um ótimo fortalecimento dos músculos peitorais e tríceps.

4. Elevação de perna lateral

Para a realização desse exercício, deve-se deitar de lado, sobre o braço que deve permanecer estendido. Em seguida, o abdômen deve ser contraído, assim como os glúteos e a pelve também. Mantenha então as pernas bem estendidas uma em cima da outra. No momento de inspiração eleve a perna de cima em direção ao teto e abaixe.

Assim como nos exercícios anteriores, quatro séries entre 10 e 15 repetições para cada perna são suficientes para fortalecimento dos músculos da coxa.


É importante salientar que, com um professor ausente, deve-se redobrar a atenção com relação a postura no momento de execução dos exercícios. Exercícios de pilates feitos de qualquer maneira podem trazer uma série de malefícios à sua saúde, portanto, muita atenção e força para realização dos movimentos de maneira correta.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados