Pesquisar no Blog

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Uso de iPads e novas tecnologias auxiliam o aprendizado



A coordenadora pedagógica da Educação Infantil do Colégio Pio XII, Paula Neves Fava Bon, comenta os benefícios da utilização de ferramentas tecnológicas em sala de aula 


As novas tecnologias estão, rapidamente, conquistando maior espaço na área de educação. Apesar das contradições que envolvem o uso delas em sala de aula, cada vez mais escolas adotam o emprego das mesmas para auxiliar no aprendizado. A utilização de iPads na alfabetização, por exemplo, é uma prática que já foi aplicada nos melhores colégios do país.

No Colégio Franciscano Pio XII, instituição localizada no Morumbi, isso já é realidade: eles dispõe de um laboratório com 30 iPads, só para Educação Infantil. Lá, as crianças fazem uso de aplicativos didáticos, compostos por atividades relacionadas aos conteúdos ensinados pelo professor.

O domínio das novas tecnologias no âmbito escolar deve-se, principalmente, aos benefícios que elas trazem para os pequenos. Já foi comprovado que usar iPads com crianças da Educação Infantil ajuda no desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras e visuais. Além disso, o emprego dos mesmos abre a possibilidade de um aprendizado personalizado e adaptação de conteúdos. 

De acordo com Paula Neves Fava Bon, coordenadora pedagógica da Educação Infantil do Colégio, os iPads também ajudam a acalmar os pequenos que acabaram entrar na escola. “No começo do ano, usamos na adaptação dos alunos do Maternal I e II. Os aplicativos com música e atividades de pintar tranquilizam as crianças e ajudam a retomar a rotina”, afirma. “Não é só um instrumento, o uso dos iPads aproxima os pequenos do mundo escolar”, completa.

Essas ferramentas em sala de aula também proporcionam facilidades práticas: elas diminuem o peso das mochilas e salvam conteúdo automaticamente.  Ainda, os iPads aumentam a interação entre aluno e professor e dá maior autonomia ao processo de aprendizagem.

“O iPad é um suporte para o professor, para trazer ao aluno algo que ele já domina”, comenta Paula.  Ela ainda ressalta: “Utilizamos aplicativos de cunho educativo, que estimulam o raciocínio lógico e a fixação de conteúdo. Eles também possibilitam trabalhar com mídias diferentes, como vídeos, áudios e jogos educativos”.

Além das vantagens educacionais que as novas tecnologias proporcionam, elas também possuem um bom custo-benefício para a escola: o preço dos materiais escolares por aluno chega a custar quase o mesmo que um iPad. Por isso, a tendência é cada vez mais escolas abraçarem o uso de inovações tecnológicas em sala de aula.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados