Pesquisar no Blog

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Meditação - 5 motivos para começar hoje



Sabia que meditar pode trazer melhoras para a sua saúde, como prorrogar o envelhecimento, aguçar a memória, diminuir dores crônicas, reduzir insônia, aumentar a produtividade no trabalho, entre outros milhares de pontos positivos?
A meditação é um conjunto de técnicas que desenvolve a regulação das emoções e o controle da atenção. O livro “Cérebro e Meditação”, da Editora Alaúde, escrito pelo monge francês Matthieu Ricard – considerado o homem mais feliz do mundo, segundo pesquisadores da Universidade de Wisconsin - e pelo neurocientista alemão Wolf Singer, enaltece a necessidade da troca entre a ciência moderna e os conhecimentos milenares, em uma conversa leve e de fácil leitura, para desvendar os benefícios da meditação à nossa saúde.
Abaixo, listamos alguns dos principais benefícios que a prática regular de meditação pode trazer, baseados na obra:

1.Para regular suas emoções e em vez de ser escravo delas:
 
“Sabemos que a mente pode ser nossa melhor amiga ou nossa pior inimiga” (Matthieu Ricard). A meditação permite que você saiba distinguir seu estado mental e aproveitar o melhor dele, controlando o seu lado negativo. Por exemplo, a cólera possui aspectos positivos que podem ser administrados por quem a sente: a atenção, a lucidez evocada por situações que te deixam indignado, por exemplo. Isso diminui o sofrimento que essas emoções podem provocar. 


2.Foco:
 
“Quem medita pode manter sua atenção a um nível ideal durante períodos relativamente longos (…) mesmo após quarenta e cinco minutos” (Matthieu Ricard). Ao se concentrar em sons, na respiração, em um objeto específico, criando um fluxo de atenção. Paradoxalmente, essa capacidade é mais ativada nos praticantes iniciantes.


3.Melhorar seu estado de consciência:
 
“É inútil tentar bloquear os pensamentos que estão na sua cabeça (…) Meditar se trata de impedir que esses pensamentos invadam nosso espírito” (Matthieu Ricard). Ou seja, esse trabalho interior permite que você se apegue ao que você escolhe como sentimentos de empatia e compaixão.


4.Desenvolver a compaixão:
 
A meditação aumenta a sensibilidade em relação ao outro. De acordo com um estudo feito pelo Instituto Max-Planck (Alemanha), dirigido por Wolf Singer, os burn-outs são um resultado do desgaste emocional causado graças à “fadiga da empatia”. Portanto, trabalhar a compaixão pode ser uma forma de combatê-los.


5.Manter um fluxo positivo durante o sono: 

Aqueles já habituados a meditar mostram um crescimento de ondas gama que se mantém mesmo enquanto dorme, em uma intensidade proporcional ao número de horas que passam meditando.







Matthieu Ricard - monge budista há mais de quarenta anos. Vive no Nepal, onde se dedica aos projetos humanitários da Associação Karuna-Shechen. É intérprete do Dalai Lama para o francês. 

Wolf Singer - neurocientista, diretor emérito do Instituto de Pesquisas Cerebrais Max Planck e diretor fundador do Instituto de Estudos Avançados de Frankfurt.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados