Pesquisar no Blog

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Especialista dá dicas para curtir o Carnaval sem prejudicar a saúde



O Carnaval 2018 está logo aí e para curtir todos os dias de folia é importante não descuidar da saúde. Quem vai viajar, ficar na praia, curtir os blocos de rua ou festas precisa evitar os excessos que podem acabar prejudicando sua saúde. Confira algumas dicas apontadas pelo Dr. Alcino Gama, Especialista em Clínica Médica da Unidade Vergueiro do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, para manter o pique durante os dias de folia. 



Evite excessos com o álcool: bebidas alcoólicas são diuréticas e podem gerar quadros de desidratação e desmaios, principalmente no Verão. Por esse motivo as “ressacas” são mais fortes nesta época do ano e a melhor forma de evita-las é reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e intercalar com bebidas não alcoólicas. Lembre-se que um dia de excesso pode te tirar da folia no dia seguinte: controlar o quanto se ingere de álcool é a melhor receita para curtir todos os dias de festa.
 


Cuidado com energéticos: a associação dos energéticos com bebidas alcoólicas pode acelerar os batimentos cardíacos e precipitar arritmias cardíacas, principalmente em quem já tem algum tipo de predisposição cardiovascular.


Hidratação: lembre-se de beber pelo menos dois litros de água por dia. O calor do Verão, o efeito diurético do álcool e o gasto elevado de energia durante a folia podem te desidratar. Náuseas, dor de cabeça, sonolência e indisposição são alguns dos sintomas de desidratação e podem acabar com a festa antes do previsto. Além da água mineral, chás, água de coco e sucos naturais são ótimas alternativas para se manter hidratado.


Proteja-se do sol: use protetor solar e reaplique a cada duas horas. Se possível evite exposição solar entre 10h e 16h, os raios UVB geram queimaduras de pele e os raios UVA têm participação no câncer de pele. No sol forte, óculos escuros e chapéus também são bem-vindos. Se for curtir o Carnaval na praia, não esqueça do guarda-sol.


Alimente-se bem: para manter o pique é preciso tomar cuidado com a alimentação. Frituras, alimentos industrializados e doces são pobres em nutrientes e, associado a bebidas alcoólicas, podem provocar azia e má-digestão. Se você for curtir uma maratona de bloquinhos de rua, antes de sair de casa consuma alimentos ricos em carboidratos (pão, arroz, batata, mandioca, milho, macarrão), principalmente os integrais, que liberam açúcar no sangue mais lentamente e garantem energia durante todo o dia. Entre um bloco e outro prefira alimentos leves como barras de cereais, barras de proteínas, mix de castanhas e frutas secas. O ideal é não passar mais de três horas sem comer.


Descanse bem: passar muitas horas sem dormir prejudica a saúde. Na medida do possível intercale a folia com momentos de descanso para curtir melhor as festas.


Cuidado com o glitter e spray de espuma: o spray de espuma e o glitter, queridinhos das fantasias de Carnaval, podem causar irritações e reações alérgicas na pele e nos olhos. Se você sentir dor e vermelhidão na pele ou ardência e sensação de areia nos olhos, lave a região afetada imediatamente com água abundante. Caso não melhore procure assistência médica.


Use camisinha: a camisinha é o único método anticoncepcional que também evita doenças sexualmente transmissíveis como sífilis, HPV e HIV.


Use roupas leves e sapatos confortáveis: vista roupas leves para evitar desconforto e desidratação. Procure calçados confortáveis para evitar a formação de calos e bolhas nos pés.





Hospital Alemão Oswaldo Cruz – www.hospitalalemao.org.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados