Pesquisar no Blog

terça-feira, 11 de abril de 2017

Atividade física: combate aos sintomas do Mal de Parkinson



Neste dia 11 de abril é celebrado o Dia Mundial de Combate à doença de Parkinson, um dos males do sistema nervoso que tem efeitos colaterais em diversos aspectos da saúde: cognitivo, emocional, funcional, motor, entre outros.

Dentre as doenças do sistema nervoso, o Mal de Parkinson, particularmente, tem um sintoma muito incômodo para a vida das pessoas. É o acometimento do controle dos movimentos do corpo, ou seja, a organização e coordenação do trabalho dos músculos.

Na lista de obstáculos ocasionados por esse mal, podemos citar, por exemplo, perda do controle, tremedeiras, equilíbrio prejudicado, risco aumentado de quedas e dificuldades em atividades básicas da vida diária que exijam um pouco mais de precisão de movimentos como escrever/digitar, segurar talher, utilizar telefone e escovar os dentes. Tudo isso sem contar na questão emocional, pois os níveis de consciência em geral estão absolutamente normais e o controle do corpo não, o que faz com que, por exemplo, os tremores das mãos gerem uma sensação de vergonha da pessoa ao estar em público.

Há, entretanto, uma boa notícia. Um estudo recente mostrou que pacientes nos mais diversos graus de desenvolvimento da doença, quando submetidos a programas de atividades físicas regulares com duração de 150 minutos semanais espalhados ao longo dos dias, apresentaram melhoras significativas dos controles de movimento, acompanhados pela diminuição de tremores, maior autonomia e diminuição do estresse emocional relacionado a doença.

Aparentemente, os exercícios que estimulam fortalecimento muscular associados aos exercícios coordenativos parecem ter grande influência tanto para pessoas que tiveram uma vida toda ativa, como também para aqueles que nunca haviam feito nada.

Mais uma vez, a ciência nos mostra como a atividade física pode atuar de maneira determinante na saúde das pessoas.






Cristiano Parente - professor e coach de educação física, eleito em 2014 o melhor personal trainer do mundo em concurso internacional promovido pela Life Fitness. É CEO da Koatch Academia e do World Top Trainers Certification, primeira certificação mundial para a atividade de educador físico.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados