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segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Quando a selfie é mais do que uma simples foto


Evolução da tecnologia permite que, por meio do reconhecimento biométrico do rosto, o autorretrato seja entendido como assinatura digital; mecanismo propicia agilidade, segurança e conforto


Estima-se que 94% das instituições financeiras globais sofreram com alguma fraude virtual, como a tentativa de forjar identidade, conforme estudo da Forrester Consulting do segundo semestre de 2018. Nos Estados Unidos, foram registrados quase 3 milhões de atos relacionados à fraude, à forja de identidade e outras reclamações semelhantes, de acordo com o levantamento “Consumer Sentinel Network”, produzido pela Federal Trade Comission no ano passado. O estudo indica que os consumidores perderam US$ 1.48 bilhão no período, aumento de US$ 406 milhões frente a 2017.

Assim como leitura biométrica das digitais e palma da mão podem ser usadas para identificar um usuário nos caixas eletrônicos das instituições financeiras, já existem soluções no mercado que usam a selfie como reconhecimento facial para validar a assinatura digital de contratos, identificar usuários para confirmar transações, entre outras possibilidades. “Embora o meio digital traga a facilidade de não precisar ir a uma agência para assinar um contrato, definir um processo eficaz o cadastro dos clientes e agregar o uso de tecnologia para reconhecimento facial com prova de vida mitiga os riscos e diminui a chance de fraudes, especialmente para os bancos digitais”, explica o gerente de Engenharia de Produtos da Tecnobank, Isaac Ferreira.

No mundo físico, um estelionatário pode usar um documento oficial com dados falsos para abrir e movimentar uma conta corrente, contratar um empréstimo e até mesmo solicitar um cartão de crédito. Com o mecanismo de validação da imagem, a Tecnobank é capaz de indicar a existência de riscos em uma tentativa de forjar documentos e garantir a confiabilidade das operações realizadas.

“Nós não usamos a foto para validar os contratos. Utilizamos um algoritmo biométrico extraído da foto capturada no onboarding (processo de cadastro, formalização e aprovação digital do cliente) para comparar com uma nova selfie capturada no momento da assinatura de algum documento ou realização de transação”, explica Ferreira. O processo leva menos de 10 segundos, ao todo.


Futuro

Estimativa do Boston Consulting Group aponta que 15 milhões de brasileiros já têm contas em bancos digitais (que não têm agências físicas). De acordo com Ferreira, essas empresas são potenciais clientes para o serviço que envolve reconhecimento facial e assinatura digital.

“A legislação permite hoje a assinatura digital utilizando o meio eletrônico. No entanto, a biometria pode se entender como um meio para identificação e, na sequência, a validação da assinatura digital. Nós seguimos todos os cuidados para atender a essas leis”, ressalta Ferreira. Ao menos duas regras precisam ser seguidas: a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), de 2018 – com vigência a partir de agosto de 2020, e a Medida Provisória 2.200-2, de 2001, que reconhece a legalidade das assinaturas digitais.

Além de evitar fraudes e dar mais confiabilidade aos processos digitais, o reconhecimento facial “via selfie" em qualquer canal digital também pode ser usado em conjunto com o blockchain. Essa tecnologia trata-se de uma espécie de banco de dados compartilhado e distribuído para registrar transações entre as partes, sem que necessariamente haja uma autoridade central para garantir que sejam verificadas e seguras. “O reconhecimento facial poderia atuar no lugar da assinatura física ou da biometria nos ATMs, como uma garantia de que se trata do usuário contratante do respectivo serviço”, completa. 




sábado, 12 de outubro de 2019

Festas religiosas devem movimentar milhares de turistas neste final de semana



Ao todo, mais de 250 mil pessoas passarão pelas cidades onde serão realizadas as celebrações 


Além de ser um dia dedicado às crianças, o 12 de outubro também será marcado pela fé e oração de milhares de pessoas que visitarão duas das principais festas religiosas do país. O Círio de Nazaré e a Festa da Padroeira, celebrados nos estados do Pará e de São Paulo, respectivamente, devem gerar um fluxo turístico de mais de 250 mil pessoas durante todo o dia de sábado. Para se ter uma ideia, apenas a festa paraense deve movimentar US$ 32 milhões, no período, de acordo com levantamento feito pela Secretaria Estadual de Turismo do Pará.

A festa, inscrita em 2013 na lista da Unesco de patrimônios imateriais da humanidade, espera receber 83 mil pessoas neste ano. Já em Aparecida (SP), onde está localizado o segundo maior santuário do mundo, ficando atrás apenas da Basílica de São Pedro, no Vaticano, são esperadas mais de 170 mil pessoas entre turistas e excursionistas. No ano, os locais recebem cerca de 2 e 12,5 milhões, respectivamente.

O Calendário Nacional de Eventos, ferramenta do Ministério do Turismo, conta ainda com outras sete festas religiosas celebradas no dia 12. Ao todo, o país conta com 513 cadastradas no site do órgão. No Brasil, o turismo religioso movimenta cerca de 20 milhões de viagens por ano e é responsável por injetar R$ 15 bilhões na economia brasileira, aquecendo atividades do comércio e serviços com a geração de emprego e renda.

Segundo o Departamento de Estudos e Pesquisas da Pasta, anualmente são feitas 8,1 milhões de viagens domésticas movidas pela fé (turistas, sem contar excursionistas). Se somarmos os excursionistas, chegamos a 18 milhões de viagens com essa motivação. Quando falamos em turistas estrangeiros que vêm ao Brasil com fins religiosos, este número é de aproximadamente 30 mil ao ano.
O Ministério do Turismo tem trabalhado para desenvolver o turismo religioso no país. Um exemplo é a Região Sul, que possui um exemplo exitoso de roteiro integrado entre países vizinhos: a Rota das Missões. Em abril deste ano, os ministros do Turismo do Mercosul assinaram um acordo que, de forma definitiva, institui a Rota do Caminho dos Jesuítas.


TURISMO RELIGIOSO - Os roteiros de fé e peregrinação são fortes incentivadores de pequenos negócios e investimentos, movimentando economias locais em setores como indústria, comércio, serviços e artesanato, com geração de emprego e renda em todas as regiões do país. O Brasil conta com diversos eventos e atrativos religiosos que arrematam multidões e há casos em que duas ou mais religiões se misturam num mesmo evento. Se fizermos um tour pelo turismo religioso no Brasil, vamos perceber a diversidade de opções que o país oferece.


sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Hospital Veterinário da Universidade Anhembi Morumbi promove orientação sobre exame e prevenção do câncer de mama em pets


A ação de orientação aos tutores acontecerá entre os dias 21 e 26 de outubro 


O câncer de mama em pets se tornou um dos mais comuns, sendo geralmente diagnosticado a partir dos 7 anos de idade. O surgimento de nódulos na região são indícios da doença, bem como feridas no local ou ao redor da pele, contudo, estes tumores podem ser prevenidos com a castração precoce do animal. Diante desta realidade, o Hospital Veterinário da Universidade Anhembi Morumbi, integrante da rede internacional de universidades Laureate, realizará na semana de 21 de outubro uma ação voltada à orientação de tutores sobre o diagnóstico e prevenção da doença.

A doença se desenvolve, preferencialmente, em animais que possuem todo o aparelho reprodutivo e, também, em pets que foram castrados após numerosos cios. Desta forma, a cirurgia feita com até um ano de idade é a melhor indicação para prevenir a enfermidade. Outras práticas também são indicadas: evitar fazer uso de anticoncepcionais e estabelecer dietas balanceadas. Estudos apontam que em 70% dos casos de câncer de mama em cadelas, há ocorrência de tumores malignos e quando falamos das gatas, o percentual aumenta: aproximadamente de 80% a 90% dos casos são de tumores malignos, com alta incidência de metástase para linfonodos e pulmões.

O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são essenciais para salvar a vida do animal. Desta forma, os profissionais de saúde do Hospital Veterinário da Anhembi Morumbi, composto por alunos e professores e colaboradores, receberá tutores e pets para orientação sobre prevenção, realização de diagnóstico precoce por meio de exame de palpação de mamas, além de examinar pacientes. “Outubro é o mês de conscientização da prevenção do câncer de mama e por este motivo consideramos importante destacar a importância da prevenção da doença em pets. Sabendo que o câncer de mama é um dos mais comuns nos pets, fazer a orientação correta de tutores pode salvar muitas vidas.” completa Aline Zoppa, Coordenadora Clínica do Hospital Veterinário da Universidade Anhembi Morumbi.



Serviço:

Outubro Rosa – Medicina Veterinária 
Data: 21 a 26 de outubro
Horário: das 8h às 20h
Local: Hovet Anhembi Morumbi
Endereço: Rua Conselheiro Lafaiete, 64 - Mooca


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