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sexta-feira, 16 de setembro de 2016

FORD APRESENTA PELA PRIMEIRA VEZ NO BRASIL TRAJES DE EMPATIA QUE SIMULAM EFEITOS DA GRAVIDEZ, TERCEIRA IDADE, EMBRIAGUEZ E DE DROGAS




A Ford, em parceria com seus centros de pesquisa na Europa, desenvolveu e acaba de mostrar, pela primeira vez no Brasil, vestimentas que simulam, em situação próxima do real, os efeitos da gravidez, terceira idade, uso de drogas e embriaguez ao dirigir um veículo. Usadas pelos seus especialistas para pesquisar todos os aspectos e diferentes condições de uso ao volante, o objetivo dos trajes é entender as dificuldades e limitações e também conscientizar sobre o perigo mortal de dirigir sob efeito de álcool ou de drogas. 

Essa técnica de simulação contou com a contribuição de cientistas que pesquisaram os efeitos da redução de mobilidade para ajudar no desenvolvimento dos carros da marca e proporcionar mais conforto e melhor dirigibilidade para os motoristas. “Queremos que as pessoas possam se colocar no lugar de gestantes e idosos, por exemplo, e entendam como é entrar e sair do carro, dirigir e até sentir a posição do volante”, Matheus Demetrescu, gerente de Engenharia.

As pesquisas são importantes ferramentas na busca de soluções em segurança. Um estudo com motoristas da França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido, por exemplo, apontou que os homens jovens na Espanha (74%) eram os mais propensos a dirigir depois de beber, ou ver amigos, beber e dirigir. Eles ficaram à frente dos homens jovens da Alemanha (65%) e França (64%). No geral, 26% dos que admitiram ter dirigido embriagados acreditam que poderiam dirigir com segurança. Segundo levantamento de 2013, feito pela Ford, 88% das mulheres americanas afirmam ter dirigido a gravidez inteira. Apenas 7% pararam no último trimestre. 

No Brasil, de acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 24,3% das pessoas conduzem um carro após o consumo de bebida alcoólica, independentemente da quantidade de bebida consumida e da periodicidade desta prática. Vale ressaltar que o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) não estabelece uma regra sobre até quando mulheres gestantes podem conduzir um automóvel. Ainda segundo o IBGE, 81% dos idosos consideram-se independentes para atividades cotidianas como dirigir um carro.

Confira detalhes de cada um dos Trajes de Empatia da Ford que foram mostrados no evento Ford Design Feeling e nos links os vídeos.

 
 
 Permite que qualquer pessoa tenha as mesmas sensações de uma gestante ao volante. O traje adiciona 13 kg ao usuário, reduz os movimentos e o conforto, simulando as limitações físicas durante a gravidez.


   Cinto de compressão: Aperta os pulmões;

    Bolsa de peso: Simula a cabeça do feto;

  Duas bolas de chumbo: Simulam os membros do feto;

 Bolsa d’água de 2 litros: Simula a cabeça do feto sobre a bexiga.



 










Reduz significativamente a mobilidade do usuário e simula problemas de saúde decorrentes do envelhecimento. Projetada especialmente para dar aos engenheiros e designers uma experiência prática do que é ser uma pessoa idosa, tem vários dispositivos que reduzem a capacidade de se movimentar e comprometem os sentidos.

Cintas de cotovelo: Reduz a articulação e impede os movimentos para pegar objetos;

Luvas sem dedos: Imitar a ausência de controle e força que idosos têm em seus dedos;

Suspensórios: Endurece as articulações do joelho limitando os movimentos das pernas, tornando difícil ficar em pé, andar ou sair do seu veículo;

Pesos para os pés: Simula a dificuldade no uso dos pedais;

Óculos redutor de visão: Demonstra doenças oculares tais como glaucoma ou cataratas;

Abafadores acústicos: Filtrar as altas frequências que não podem ser ouvidas muito bem pelos idosos;

Bandagem cervical: Limita os movimentos do pescoço;

O Traje: Pesa cerca de 10 kg, restringindo o movimento e flexibilidade;

Luvas de algodão: Limitar o sentido do tato, que é frequentemente consequência de doenças como a diabetes.




 

































            
O “Traje do Motorista Embriagado” simula os perigos de dirigir sob os efeitos do álcool, tais como dificuldades de visão, coordenação e equilíbrio.
Tapa Orelhas: Dificulta a audição para retardar as reações;

Oculos redutor de visão: Produz imagens fantasma e visão de túnel;
  
Bandagem de pescoço: 

lImita os movimentos da cabeça;

Bandagens de cotovelo: retardam os movimentos dos braços;

Bandagens de joelhos:

Reetardam os movimentos das pernas; 

Peso de tornozelo: Também afeta o equilíbrio, especialmente ao ser usado do lado oposto do peso do pulso. 




[BOTÃO DO PÂNICO] Secretaria de Segurança do Rio lança aplicativo piloto para serviço 190





Emergência RJ é um canal alternativo ao atendimento emergencial, oferecendo mais conectividade para o cidadão carioca e maior acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva e de fala


A Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro em parceria com a Startup Nearbee lançou nesta terça-feira (13/09) o aplicativo Emergência RJ, que oferece atendimento instantâneo em serviços emergenciais como denúncias de atividades suspeitas, ocorrências ou pedidos de socorro. O projeto piloto amplia o atendimento ao serviço 190, beneficiando de imediato 12 milhões de moradores da Região Metropolitana do Rio.

Tendência internacional que une tecnologia e agilidade, o aplicativo permite, com poucos cliques, fazer a denúncia, de forma confiável e gratuita, sem precisar dizer uma única palavra. O lançamento durante os Jogos Paralímpicos Rio 2016, reforça acessibilidade para quem tem limitações para fazer ligações telefônicas, como pessoas com audição e fala comprometidas. Emergência RJ funciona como aplicativo oficial de segurança do Estado e disponibiliza uma equipe capacitada dentro do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova. Essa equipe é responsável por receber os chamados digitais de forma bilíngue (português/inglês) e efetivar as denúncias, envolvendo o serviço 190 (polícia militar).

 “A tecnologia vem nos permitindo aprimorar o atendimento ao público, oferecendo novos canais e ferramentas de contato. Por meio do aplicativo, criamos um novo vínculo com a população, que tem hoje nos celulares um importante recurso, seja ele para auxílio, informação, trabalho ou diversão”, destacou Edval Novaes, subsecretário de Comando e Controle, da Secretaria de Estado de Segurança.

O aplicativo permite o recebimento de informações precisas como localização - por meio do GPS do celular – envio de fotos da ocorrência e áudio automático dos 15 segundos seguintes à criação do chamado. O Emergência RJ já está disponível para download na Apple Store e Google Play, para baixar basta acessar uma das lojas via Smartphone. Após o download, o usuário deve preencher os dados cadastrais e validar uma conta de email ou facebook, permitindo a identificação instantânea em um chamado. A navegação foi desenvolvida para o usuário seguir de forma intuitiva todos os indicadores, facilitando o uso. 

“A expectativa do Nearbeeé viabilizar uma conexão eficiente entre os cidadãos, o Estado e a Polícia, alinhados ao novo contexto tecnológico em que vivemos”, destaca Felipe Fontes, CEO Nearbee.

Serviço emergencial no CICC
O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) concentra os principais serviços de emergência do Rio de Janeiro, que atuam de forma integrada. A Central 190 recebe em média cerca de 7 mil ligações diárias, incluindo toda região metropolitana, e conta com profissionais bilíngues, já que os números de emergência internacional norte-americano (911) e europeu (112) também são redirecionados para o 190. 




Sobre o Nearbee
O objetivo da Startup Nearbee é proporcionar uma solução de segurança mais eficaz, rápida e inteligente. Além de desenvolver o Emergência RJ, lançou recentemente o aplicativo Nearbee e Alfabee, que possibilita a conexão entre pessoas próximas, autoridades locais, serviços de proteção, amigos e familiares, podendo ser alertados em situações emergenciais. Funciona ainda como uma plataforma social para compartilhamento de micro informações locais.
O conceito da Startup surgiu em 2014 na cidade de Campinas - SP, mas teve seu lançamento oficial em abril de 2016. Nesse tempo, venceu premiações como o Desafio Cisco de Inovação Urbana Porto Maravilha, Concurso Rio Apps Cidade Olímpica, Connected Smart Cities como melhor solução para cidades inteligentes do Brasil e Prêmio WSA Mobile Brasil 2016, da ONU.

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