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domingo, 4 de março de 2018

Novas discussões previdenciárias impostas pela Reforma Trabalhista




Está em vigor, desde novembro de 2017, a chamada Reforma Trabalhista que alterou diversos artigos da CLT e também um sério reflexo para os cofres da Previdência Social brasileira. Embora o Governo Federal alegue déficit no sistema previdenciário brasileiro, a reforma trabalhista trouxe ao INSS significativos decréscimos arrecadatórios, e citamos aqui o problema do trabalhador intermitente, que em muitos casos receberá pelo seu trabalho mensal uma remuneração inferior a um salário mínimo, afetando não apenas a arrecadação da autarquia previdenciária, como também a possibilidade de no futuro se aposentar, pois caso não complemente o valor este não contará como carência. 

Entre as principais mudanças está a exclusão dos prêmios da remuneração e, com isso, da base de cálculo da contribuição previdenciária. Nas empresas em que o funcionário recebe um salário pequeno e fixo, porém com majoração relacionada a suas vendas, elas não irão verter tais reflexos nos salários de contribuição do empregado. A reforma foi clara em excluir tais valores da remuneração dos empregados, versando que "não constituem base de incidência de qualquer encargo trabalhista e previdenciária".

Além disso, impôs a modificação do "salário acrescido de comissões" para o "salário acrescido de prêmios", trazendo com isso a intenção de diminuir o alto valor das contribuições previdenciárias incidentes sobre os pagamentos mensais.

Vale ressaltar o impacto remuneratório aos cofres da União na forma de negociação da participação nos lucros ou resultados da empresa. 

O artigo 3º da lei 10.101/00 prevê: "A participação de que trata o art. 2º não substitui ou complementa a remuneração devida a qualquer empregado, nem constitui base de incidência de qualquer encargo trabalhista, não se lhe aplicando o princípio da habitualidade". Porém, o artigo 2º exige que a participação seja "objeto de negociação entre a empresa e seus empregados", através de acordo ou convenção coletiva.

A Reforma Trabalhista também prevê que empregados com curso superior e remuneração acima do dobro do teto pago pelo INSS, poderão negociar acordos de PLR diretamente com os seus empregadores. Acredita-se, com isso, que os bônus, anteriormente pagos com incidência de contribuições previdenciárias, passem a ser pagos a título de PLR, já que os executivos de alto escalão poderão negociar diretamente com as empresas as metas e valores, o que certamente também produziria uma diminuição na arrecadação.

O texto da reforma também criou duas novas modalidades de contrato de trabalho que, dentre outras peculiaridades, irão diminuir as contribuições dos trabalhadores para a Previdência: o trabalho intermitente, onde o empregado pode ser contratado para trabalhar de forma não contínua, com alternância de períodos do trabalho a ser exercido pelo empregado, independentemente das atividades exercidas pelo empregador e trabalhador (excetuados os aeronautas, dado que estes possuem uma legislação própria) e; a terceirização de todas as atividades da empresa (quando anteriormente apenas a atividade-meio poderia ser terceirizada).

A Receita Federal trouxe rapidamente as regras para o recolhimento da contribuição previdenciária dos trabalhadores intermitentes, cujo rendimento mensal ficar abaixo do salário mínimo. Como no contrato intermitente o empregado atua apenas quando é convocado, o salário varia conforme o número de horas ou dias trabalhados. Pela lei, deve-se receber, pelo menos, valor proporcional ao salário mínimo pela hora. Portanto, muitos trabalhadores receberão menos de um salário mínimo por mês, e poderão pagar a diferença entre a contribuição incidente sobre seu rendimento mensal e o mínimo exigido pela Previdência Social. 

A regra fará com que, no limite, alguns trabalhadores precisem pagar para trabalhar. Citamos como exemplo: Para quatro horas por dia, seis vezes por mês, uma empresa oferece salário de R$ 4,81 por hora. Com essa carga horária, o salário mensal chegaria a R$ 115,44. A contribuição à Previdência paga diretamente pela empresa à Receita seria de R$ 23,09. A contribuição mínima exigida pelo INSS, porém, é de R$ 187,40. Para se adequar à regra da Receita, portanto, o empregado precisaria pagar R$ 164,31. Ou seja, mais que o próprio salário.

Quem não recolher esse valor adicional por conta própria não terá acesso à aposentadoria nem a benefícios por incapacidade.

O recolhimento será com base na alíquota de 8% sobre a diferença entre o que recebe e o salário mínimo até o dia 20 do mês seguinte ao salário. Nosso posicionamento é que a reforma trabalhista apenas formalizou o "bico", ao invés de proteger o trabalhador.

Cumpre ainda relembrar que é notório que trabalhador terceirizado ganha, em média, 25% menos do que um trabalhador com contrato direto (além de trabalharem diariamente por mais tempo do que estes, segundo fontes responsáveis pelo estudo do setor). 

Acerca da inovação jurídica trazida por esta modalidade de contratação, o empregado intermitente  pode ficar legalmente desamparado, em especial quanto a, eventualmente, o trabalhador em questão se acidentar durante o desempenho de suas atividades. 

Atualmente, é possível de haver uma interpretação no sentido de que o empregado intermitente deverá se auto sustentar durante os 15 primeiros dias de afastamento, cabendo ao INSS amparar tal empregado somente após esse período. Entretanto, não é possível  admitir que o empregador se isente de qualquer responsabilidade até a seguridade social fazer o seu papel – isso seria referendar uma ilegalidade, em especial quando o tomador de serviço não deu as condições necessárias para o empregado exercer as suas atividades com a devida segurança. 

O empregado intermitente não se confunde com o autônomo, que por sua vez, sem qualquer tipo de subordinação a quem quer que seja em suas atividades profissionais, por sua conta, assume o risco de restar afastado e deixar de receber qualquer tipo de auxílio. 

Importante observar que o trabalho desempenhado de forma intermitente não deixa de ser uma relação em que há uma hipossuficiência do empregado em comparação ao seu empregador, o que por sua vez nos leva a entender que o contratante não pode se esquivar dos ônus inerentes as demais modalidades de contratos de trabalho previstas na nossa legislação, inclusive dado que cumpre ao Estado, em razão das garantias previstas na Constituição, balancear toda e qualquer disparidade havida nas relações laborais.

A MP, editada após a vigência da reforma, criou um sistema de contribuição complementar para esses trabalhadores. Se a soma das remunerações do mês for menor que o mínimo, o empregado terá que fazer um recolhimento extra, de 8% sobre essa diferença. Se o total recebido foi R$ 800, por exemplo, o trabalhador terá que recolher ao INSS 8% sobre o restante. Se não contribuir, o mês trabalhado não contará para cálculo da aposentadoria nem para a carência de acesso aos benefícios. Para receber o auxílio doença, são necessárias pelo menos 12 contribuições.

Portanto, não é certo que esses novos trabalhadores, submetidos a essas novas modalidades de contratos de trabalho, irão contribuir para a Previdência – tampouco os seus respectivos empregadores. 
Assim, é preciso ficar atento para que nenhum direito do trabalhador seja ferido pelas novas regras e também aumentar a fiscalização para garantir o acesso aos benefícios previdenciários.







João Badari e Gustavo Hoffman - são advogados do escritório Aith, Badari e Luchin Advogados


UNICID auxilia contribuintes na declaração do Imposto de Renda 2018



 Além do atendimento presencial, agora o público poderá encaminhar dúvidas por e-mail e receber orientação sobre planejamento financeiro pessoal


 A partir de 5 de março, a Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) dará início aos agendamentos para o 26º Plantão Fiscal 2018, oferecendo auxílio no preenchimento e transmissão da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física. O atendimento, que faz parte do NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal), acontece até 27 de abril e é realizado por alunos do curso de Ciências Contábeis, com supervisão de professores e apoio técnico da Receita Federal do Brasil.

Neste ano, as dúvidas e orientações sobre planejamento financeiro pessoal também poderão ser enviadas para os e-mails imposto.renda@unicid.edu.br e naf.unicid@unicid.edu.br. Já os atendimentos presenciais, acontecem de segunda a sábado, somente com horário marcado pelo telefone 2178-1288. Para ser atendido, o declarante precisa levar uma lata de leite em pó ou fraldas geriátricas, iniciativa que integra uma ação social da instituição de ensino.

Ao longo dos 26 anos de Plantão Fiscal, a UNICID já atendeu mais de 12 mil pessoas. Segundo o coordenador do curso de Ciências Contábeis da UNICID, Wagner Pagliato, o objetivo é auxiliar o contribuinte, que geralmente tem dificuldades em como deve ser feito o preenchimento correto da declaração e quais deduções são permitidas. “Em nossas pesquisas, constatamos que somos procurados devido à credibilidade e confiança em nosso trabalho. Por isso, ampliamos os serviços e esperamos receber mais de dois mil contribuintes este ano”.

Para o preenchimento da declaração, é necessária a apresentação dos seguintes documentos:

•   Informe de rendimentos e salários, pró-labore, aposentadoria, etc.;
•   Declaração de Imposto de Renda entregue em 2017 (CD);
•   Relação anual dos aluguéis recebidos de pessoa física, com nome, CPF, endereço do imóvel e valor recebido;
•   Informe de rendimentos bancários, posição em 31/12/2017;
•   Informe de rendimentos das aplicações financeiras (poupança, prazo fixo, CDB/RDB, etc.);
•   Informe de rendimento do cônjuge e dependentes, se a declaração for feita em conjunto;
•   Recibos de pagamentos a médicos, dentistas, hospitais, planos de saúde, etc.;
•   Recibos de pagamentos dos gastos com educação (universidade, escolas, etc.);
•   Pensão alimentícia paga no ano (relacionar o valor pago e os dados do beneficiário com CPF);
•  Comprovante de compra de bens móveis ou imóveis adquiridos no ano de 2017;
•   Comprovante de venda de bens móveis ou imóveis durante o ano de 2017;
•   Número do CPF dos dependentes a partir de 8 anos;
•   Número do recibo de entrega da declaração 2016/2017;
•   Comprovantes de despesas do Livro Caixa (para prestadores de serviços autônomos);
•   Comprovantes de pagamento a instituições de ensino regular; comprovantes de pagamentos à previdência privada e oficial; comprovantes de doações para fins de incentivos fiscais (Fundos da Criança e do Adolescente, Lei Rouanet, Audiovisuais, entre outros).



SERVIÇO
26º Plantão Fiscal 2018
Quando: 05 de março a 27 de abril
Horário: Marcado pelo telefone 2178-1288

Universidade Cidade de São Paulo – UNICID
Rua Cesário Galeno, 475, Tatuapé (Próximo à Estação Carrão do Metrô).
Tel.: (11) 2178 1212 - www.unicid.edu.br


Outplacement: o melhor caminho para a recolocação profissional executiva



Um levantamento feito pela consultoria de recursos humanos britânica Hays, em parceria com a ESPM, apontou que 20% dos Analistas, Gerentes e Presidentes de empresas instaladas no país chegaram ao fim de 2015 desempregados. Os números são recorde dos últimos cinco anos.

A crise afetou muito o mercado, sobretudo cargos de gestão. Existe uma maior dificuldade na recolocação desses profissionais devido a uma série de fatores, em especial por serem cargos de confiança, de salários mais elevados e senioridade na atuação. Para facilitar a volta ao mercado, existem serviços como o do Outplacement e a Assessoria de Carreira. 

Grande parte dos profissionais, principalmente os que estão há muito tempo em uma única empresa, encontram desafios para retomarem sua carreira, pois tem dificuldades para trabalhar o seu networking, elaborar um currículo atrativo e se colocarem de forma adequada em uma entrevista. Eles estão desacostumados a esses processos.

A assessoria proporcionada pelo Outplacement / transição de carreira, oferece suporte neste momento, através de um melhor direcionamento, definição de estratégias, relacionamento e exposição do profissional no mercado. O serviço é acessível a qualquer nível de profissional, porém, o foco é no executivo. 

O Outplacement pode ser individual ou coletivo. O individual, um programa concebido sob medida para atender as necessidades da empresa e do assessorado, tem como objetivo minimizar os impactos da demissão e proporcionar ao profissional melhores condições para realizar com segurança sua transição de carreira. Já o coletivo assessora empresas em processo de transição ou adequação (reestruturação, fusão, encerramento de atividades, redução de quadro), envolvendo o desligamento simultâneo de profissionais de todos os níveis.

O processo de Transição de Carreira, feito por pessoa física, é quando o profissional desligado ou em momento de avaliação de mercado, procura o serviço, arcando com os investimentos. O trabalho envolve uma série de etapas: reuniões para levantamento de informações sobre carreira, projetos, conhecimentos adquiridos, experiências e realizações. É preciso entender quais são os objetivos e se eles condizem com a realidade do mercado, traçando uma estratégia de trabalho. Também avalia-se o lado emocional e comportamental do assessorado.

Elabora-se um currículo atrativo, visando exposição do mesmo no mercado - para Headhunters, Consultorias e empresas de segmentos distintos e de interesse do assessorado. O assessorado participa de reuniões de estratégias, onde recebe orientações de como trabalhar o networking e marketing pessoal em suas redes. Simulações de entrevistas e orientações também são realizadas, usando todo o material coletado como base. A assessoria monitora o mercado, visando apresentar os assessorados de acordo com o perfil e demanda das posições que surgem.

É importante desenvolver um trabalho personalizado, de relacionamento muito estreito com as empresas. Este vai sendo construído de forma a maximizar as chances de exposição do executivo ao mercado. Vale considerar, acima de tudo, o respeito ao momento sensível que é uma transição de carreira. 

Os benefícios para os profissionais são diversos. Através de orientações é possível uma reflexão para que se tome decisões assertivas em relação à carreira, além de oferecer suporte em um momento de instabilidade emocional, já que há um grande impacto em deixar uma empresa, principalmente em casos de demissão.

Como benefícios para as empresas, podemos citar a preservação de sua imagem, marca e relação com o mercado, pois demitir nunca é bem visto. Além disso, diminuem-se os riscos de processos trabalhistas, e demostra-se comprometimento com a responsabilidade social. Alguns acordos de demissão já consideram o Outplacement como parte do processo.






Fernanda Andrade - Gerente de Hunting e Outplacement da NVH - Human Intelligence.

 

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