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terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Dicas para quem irá viajar no Natal e no Ano Novo



NAVIOS /CRUZEIROS

Quais os principais pontos do contrato que o turista deve estar atento no hora de fechar um pacote?

O turista, para evitar prejuízo, deverá contratar pacote de empresas estabelecidas, com tradição no mercado. Verificar a compatibilidade dos serviços oferecidos com o preço cobrado. As ofertas, com grandes descontos, podem conduzir o turista a grandes dissabores. Deverá também checar o itinerário, tipo de cabine escolhida, alimentação e todos os serviços que são ofertados  pela empresa.

Quais os principais motivos de processos?

As reclamações da diferença de qualidade entre os serviços ofertados nos anúncios e os efetivos serviços prestados.  As questões relativas a qualidade dos serviços, cobranças não ajustadas de refeições, superlotação dos navios.


No caso da parada estar prevista em um determinado porto e o navio acabar parando em outro lugar que não estava no pacote, o que o turista pode fazer?

A responsabilidade da empresa é objetiva, ou seja, responde independentemente de culpa - assume a obrigação de cumprir aquele itinerário. Nessas condições, o passageiro poderá buscar o ressarcimentos dos danos matérias e morais.


Gostaria de ressaltar algum outro caso, tipo de problema?

É importante registrar de alguma forma o problema ocorrido, através do fotos, documentos, que possam ser  usados como prova.



AEROPORTOS

Cancelamento, alteração de voos, perda de conexão ou atrasos de voos 

O consumidor  deverá ser indenizado em relação aos danos materiais e morais. Os danos materiais deverão ser comprovados. Cabe ao Juiz avaliar em cada caso concreto se houve dano moral em relação ao tempo decorrido de atraso.


Alteração de tarifas, overbooking  

Cabe o ressarcimento de danos morais  e materiais.  O consumidor deverá comprovar os danos materiais sofridos no caso de overbooking (compromisso que teria no local de destino).


Danos ou extravios de bagagens

Cabe o ressarcimento de danos morais e materiais. O consumidor deverá efetuar a compra do que for necessário as suas necessidades e buscar o ressarcimento da companhia aérea.

Problemas no check-in, problemas de infra-estrutura nos aeroportos
(ex-ar condicionado sem funcionar)
O consumidor poderá pleitear o ressarcime
nto de danos morais da companhia aérea ou da operadora do aeroporto. É necessário avaliar cada caso, pois  a justiça poderá entender que é mero aborrecimento e nessa hipótese não cabe indenização por danos morais.



ALUGUEL DE TEMPORADA

Caso tenha seguido todos os procedimentos e, ao chegar no local, o aluguel não estar em seu nome ou ter outra pessoa ocupando o imóvel, o que fazer? quais os seus direitos?

É importante o consumidor efetuar a locação através de imobiliárias cadastradas no CRECI e também tirar informações de outros consumidores. Ao entrar no imóvel o consumidor deverá checar tudo o que consta do documento que irá ser assinado, bem como do estado de cada objeto que guarnece o imóvel. Não pague tudo adiantado, deixe para efetuar o pagamento de uma parcela ao entrar no imóvel. Verificar a rescisão do contato quando do final da locação.



HOSPEDAGEM

Tudo pronto para a viagem, você checa se as reservas estão confirmadas, mas quando chega ao hotel, nada feito? O que fazer? Que procedimentos tomar e quais os direitos do consumidor?

O consumidor poderá se hospedar em outro hotel do mesmo padrão e buscar o ressarcimento do valor gasto e também de danos morais do hotel ou da operadora que vendeu o pacote.



TURISMO DE AVENTURA

Em caso de acidente, o que fazer? quais os direitos se algo ocorrer? Antes de viajar, que cuidados deve tomar?

Esse tipo de atividade envolve o risco, que deve constar expressamente do contrato celebrado com o consumidor. Deverá constar também a exclusão de responsabilidade da contratada para efeito de ressarcimento de custos médicos, de internações e gastos hospitalares.


SEGUROS

Antes de viajar, quais seguros devem ser feitos? O que os contratos devem informar para garantir os direitos do consumidor em caso de algum problema?

As empresas que vendem seguros informam as diferentes coberturas dos respectivos planos. O consumidor deverá contratar aquele que melhor se ajusta ao seu perfil e ao seu bolso. É importante verificar a finalidade da viagem, já que  certos tipo de turismo necessitam de coberturas especiais: esqui, turismo aventura, etc... 


Fonte: Arnon Velmovistky



Reta final: últimos dias para fazer o licenciamento anual obrigatório




Quem for pegar a estrada neste fim de ano deve optar por fazer o serviço presencialmente nas unidades do Detran.SP ou postos Poupatempo


O licenciamento do exercício 2016 entrou na reta final. Todo veículo, independentemente do número final de placa, estará irregular se circular a partir de 1º de janeiro de 2017 sem o licenciamento deste ano e poderá ser guinchado e removido a um pátio.
O calendário obrigatório teve início em abril. Agora no mês de dezembro é a vez dos veículos com placa terminada em 0 e caminhões com final 9 ou 0 serem licenciados. Porém, se você deixou de licenciar o seu veículo por algum motivo no mês obrigatório para a sua placa essa é a hora de regularizar a situação.

É importante ficar atento ao expediente das unidades do Detran.SP e postos Poupatempo nas semanas de Natal e Ano-Novo. Todas as unidades estarão fechadas nos dias 23, 24, 30 e 31/12. Já nos dias 26/12 e 2/1 os postos abrirão a partir das 12h.

O licenciamento tem taxa única de R$ 80,07 para qualquer tipo de veículo e pode ser feito de forma eletrônica via sistema bancário, com entrega do CRLV pelos Correios, ou presencialmente nos postos Poupatempo e unidades do Detran.SP.
                       
Conforme estabelece o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir veículo com o licenciamento em atraso é infração gravíssima. O proprietário recebe multa de R$ 293,47 e sete pontos no prontuário. Além disso, a legislação prevê a remoção do veículo a um pátio.

É importante ressaltar que não basta pagar a taxa. O veículo só é considerado licenciado a partir da emissão do CRLV, que ocorre de forma automática apenas quando o serviço é feito eletronicamente na rede bancária com entrega pelos Correios.

Mas, atenção: o prazo para recebimento via Correios é de sete dias úteis após a emissão do documento. Então, quem for pegar a estrada durante as festas de fim de ano deve optar por fazer o serviço de forma presencial, solicitando a emissão na unidade com o comprovante de pagamento e o documento de identidade.


Como licenciar – Para fazer o licenciamento eletrônico basta pagar a taxa diretamente nos caixas eletrônicos ou internet banking por meio do número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e mais R$ 11 para receber o documento em casa. É preciso quitar possíveis débitos de IPVA, seguro obrigatório e multas para licenciar o veículo.
                  
Os bancos credenciados para o serviço são Banco do Brasil, BancoobBradesco, Caixa Econômica Federal, Citibank, HSBC, Itaú, Mercantil do Brasil, Safra e Santander, além das casas lotéricas.

O passo a passo completo está disponível no portal www.detran.sp.gov.br, na área "Veículos".

O motorista pode acompanhar a entrega do licenciamento também pelo portal www.detran.sp.gov.br, em “Serviços online” > ”Acompanhe serviços do Detran.SP”. A página fornece o código de rastreamento (A.R.) do documento junto aos Correios, que entregam o CRLV em até sete dias úteis após a sua emissão.
            



                                

DETRAN.SP:
O Detran.SP é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão. Para obter mais informações sobre o papel do Detran.SP, clique neste link: http://scup.it/aanx.


INFORMAÇÕES AO CIDADÃO:
Disque Detran.SP – Capital e municípios com DDD 11: 3322–3333. Demais localidades: 0300–101–3333. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.
Fale com o Detran.SP e Ouvidoria (críticas, elogios e sugestões) – Acesso pelo portal, na área de "Atendimento".







Cuidados com os cães e gatos nas férias




As férias estão chegando e muitas famílias costumam viajar com seus cães e gatos. Porém, os cuidados devem começar antes da viagem para garantir a manutenção da saúde do pet.

Se você vai para sítio ou fazenda, seu animal pode adquirir carrapatos e pulgas. Carrapatos são transmissores de doenças como Babesiose e Erlichiose e, para evitar essa contaminação e prevenir o contágio, um bom método profilático deve ser empregado. 

Mas se o destino for a praia, é importante consultar o médico veterinário porque será necessário um vermífugo para prevenir a Dirofilariose, ou o parasita do coração, que é uma doença parasitária dos cães, podendo também afetar os gatos. Estes parasitas migram por meio da pele e da musculatura, penetram nos vasos sanguíneos e finalmente alojam-se no ventrículo direito, na artéria pulmonar e na veia cava. Dependendo do grau de infestação, os parasitas poderão provocar uma redução considerável da função cardíaca, dificuldades respiratórias e uma tosse crônica.

“A prevenção pode ser feita com medicamentos, que devem ser iniciados com alguma antecedência em relação ao início da época anual de atividade dos mosquitos transmissores da dirofilariose”, explica o médico veterinário Ricardo Cabral, coordenador de desenvolvimento de produtos pet na Vetnil. Estes tratamentos têm como objetivo a eliminação das formas larvares da Dirofilaria transmitidas pelos mosquitos, evitando que estas evoluam para parasitas adultos. 

Na volta da viagem é importante a prescrição de um vermífugo para o seu animal. Ele pode ter tido contato com ambientes bastante contaminados. O diagnóstico da maioria das espécies de vermes é feito por meio do exame de fezes. “O tratamento é feito com vermífugos que devem ser determinados pelo médico veterinário”, diz Amanda.

Observe também o ouvido do seu animal. A presença de cera em excesso, cheiro desagradável, vermelhidão ou coceira, podem indicar otite e, neste caso, é necessário higienizar corretamente o pavilhão auricular e conduto auditivo e aplicar o produto indicado pelo médico veterinário (caso seja confirmada a inflamação). 

“É importante observar todos estes aspectos na ida e na volta de uma viagem de férias para que um passeio agradável não acabe prejudicando a saúde de seu pet”, recomenda a analista técnica da Vetnil.


Dicas Vetnil

Linha Aurivet®
O Aurivet Clean® é indicado para a higienização do pavilhão auricular (orelha externa) e do conduto auditivo de cães e gatos, principalmente nos casos de acúmulo de cerúmen e presença de mau odor. O produto está disponível em frascos contendo 120mL.

Já o Aurivet® é uma suspensão otológica, antibiótica, antimicótica, anti-inflamatória e analgésica indicada para o tratamento de otites fúngicas e bacterianas em cães e gatos. O medicamento está disponível em bisnagas contendo 13g.





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