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segunda-feira, 3 de novembro de 2025

O erro não é usar IA, é ignorá-la

No Brasil, a sobrecarga e o estresse são uma tragédia silenciosa que corrói a carreira docente dia a dia. Um levantamento do instituto Ipec já apontava, em 2023, que 71% dos professores brasileiros se sentiam estressados pela carga excessiva de trabalho. Esse dado revela um cenário dramático vivido pela maioria dos educadores sob pressão constante entre longas jornadas, demandas rotineiras, e aulas a preparar. E, neste  contexto, a Inteligência Artificial surge como uma aliada silenciosa, mas poderosa, capaz de transformar a rotina docente e permitir que o professor volte a dedicar seu tempo ao que realmente importa: ensinar.

Segundo dados recentes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), um terço dos professores em 53 países já utiliza algum tipo de tecnologia baseada em IA em suas práticas pedagógicas. No Brasil, o índice é ainda maior: 56% dos docentes afirmam empregar a IA para planejar aulas, elaborar atividades ou avaliar alunos, uma taxa superior à média global de 36%. A informação, divulgada pelo Inep com base no relatório TALIS 2024, mostra que os educadores brasileiros estão entre os mais abertos à inovação no mundo.

Mais do que números, esse movimento revela uma mudança de mentalidade. Longe de substituir o papel do docente, a IA tem sido vista como uma parceira estratégica na gestão do tempo e no aprimoramento da qualidade do ensino. Em uma análise conduzida aqui pela edtech Maieutics.ai com mais de 13 mil docentes brasileiros, aponta que a automação de tarefas pode reduzir em até 85% o tempo gasto na elaboração de avaliações. Considerando que um professor universitário pode gastar horas preparando uma avaliação manualmente, a diferença é expressiva e libertadora.

A economia de tempo é apenas a face mais visível dessa transformação. O impacto mais profundo ocorre no bem-estar e na qualidade da atuação docente. Quando liberto de tarefas mecânicas, o professor pode investir em planejamento mais criativo, em metodologias inovadoras e em relações humanas mais sólidas com os alunos. Essa reconexão com a essência da docência é o que torna o uso da IA verdadeiramente revolucionário.

Além dos ganhos pedagógicos como maior espaço para o diálogo, a escuta e o pensamento crítico, o benefício emocional é outro ganho relevante. Automatizar parte dessas tarefas devolve equilíbrio à rotina e reduz o cansaço mental do professor. Em outras palavras, a IA ajuda a cuidar também de quem ensina.

Mas para que essa parceria se consolide de forma ética e sustentável, é preciso superar alguns desafios. O primeiro é a formação docente. A mesma pesquisa da OCDE mostra que quase 40% dos professores brasileiros afirmam não se sentir preparados para usar IA de maneira pedagógica. Capacitação, portanto, é palavra-chave. O segundo desafio é garantir o uso responsável das ferramentas, com transparência nos algoritmos, respeito à privacidade e atenção aos riscos de vieses e plágio. A tecnologia deve servir à educação, não o contrário.

As universidades que compreenderem essa realidade e investirem em políticas claras de adoção da IA se posicionarão na vanguarda deste movimento disruptivo que já foi iniciado. Ao integrar a inteligência artificial em seus sistemas acadêmicos e capacitar seus docentes, estarão não apenas otimizando processos, mas também fortalecendo o papel do professor como mediador do conhecimento, e não mero executor de tarefas.

A IA é, portanto, mais do que um avanço tecnológico, é uma oportunidade de reumanizar o ensino. Quando usada com propósito e ética, ela devolve tempo, liberdade e significado à profissão docente. O desafio que se impõe às universidades é transformar essa ferramenta em aliada real, uma parceira que longe de roubar espaço, devolve ao professor o que nenhuma máquina é capaz de produzir: o olhar humano que inspira, conecta e transforma.

 


Rodrigo Streithorst - CEO da Maieutics.ai, plataforma que une inteligência artificial e curadoria especializada para apoiar a criação de avaliações acadêmicas.


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