Pesquisar no Blog

terça-feira, 11 de novembro de 2025

“Hábitos simples podem prevenir até 80% dos casos de diabetes tipo 2”, diz especialista do Sírio-Libanês

Freepik
Ajustes na alimentação, controle do peso e rotina ativa são as ações mais eficazes no controle da glicemia e prevenção da doença 

 

 Um estudo1 publicado pela revista da Sociedade de Cardiologia, em junho deste ano, reforça que o controle do diabetes tipo 2 vai muito além do uso de medicamentos. Segundo os pesquisadores, o comportamento diário, incluindo alimentação equilibrada, prática regular de atividade física e controle do peso corporal, exerce papel decisivo no manejo da doença. 

A endocrinologista Cláudia Cozer Kalil, do Sírio-Libanês, explica que cerca de 80% dos casos de diabetes tipo 2 estão relacionados ao acúmulo de gordura abdominal, o que interfere na ação da insulina, hormônio responsável por colocar a glicose dentro das células. “Quando há um aumento da circunferência abdominal, a insulina não se liga adequadamente ao seu receptor. O pâncreas, então, precisa produzir mais para vencer esse obstáculo. Nem todas as pessoas conseguem sustentar essa produção aumentada, e é aí que a glicose passa a se acumular no sangue”, diz. 

Segundo a especialista, o controle do peso e a redução da circunferência abdominal estão entre os fatores mais importantes para prevenir e tratar a doença, que já afeta mais de 589 milhões de pessoas no mundo, segundo a Federação Internacional de Diabetes.2 No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 10,2% da população adulta apresenta diagnóstico da doença3. 

“Perder de 5% a 10% do peso corporal em um ano já traz um impacto significativo na glicemia”, destaca. Para tanto, a médica recomenda a prática de atividade física aeróbica, como caminhadas em ritmo acelerado, por pelo menos 30 a 40 minutos, de três a quatro vezes por semana. “O esporte bom, bonito e barato é caminhar. Dá para fazer isso perto de casa ou até aproveitar o horário de almoço para dar uma volta no quarteirão do trabalho”, sugere. 

A alimentação também tem um papel importante no controle da glicemia, e o corte de carboidratos refinados e açúcares simples é crucial. Doces, produtos industrializados e até mesmo sucos naturais em excesso devem ser consumidos com cautela. “Mesmo as frutas, quando consumidas em grande quantidade, podem elevar a glicose. O ideal é não ultrapassar de três a quatro porções por dia”, orienta Kalil. 

A médica explica que pequenas mudanças na rotina também contribuem para o controle da glicemia e do peso corporal. Subir escadas, descer um ponto antes do ônibus ou interromper longos períodos sentado são atitudes simples que fazem diferença. “Não adianta fazer uma dieta muito restritiva ou se matricular na academia cinco vezes por semana se isso não é sustentável. O importante é começar com pequenas mudanças que caibam na rotina como prestar atenção no que vai ao prato, evitar repetir carboidratos e buscar equilíbrio”, aconselha Cláudia. 

Para Cláudia, a prevenção é o caminho mais eficaz. “Não adianta só ir ao médico ou fazer exames se você não tem uma vida saudável. Mais cedo ou mais tarde, a conta chega. Dormir bem, controlar o peso, se movimentar, cuidar da alimentação e reduzir o álcool fazem parte desse equilíbrio que garante mais saúde e qualidade de vida”, conclui. 

Confira estratégias para prevenir e controlar o diabetes tipo 2: 

  • Mantenha o peso sob controle

O controle do peso e a redução da circunferência abdominal são fundamentais para prevenir e tratar o diabetes tipo 2. Perder de 5% a 10% do peso corporal em um ano já ajuda a melhorar os níveis de glicemia.

 

  • Pratique atividade física regularmente

Exercícios aeróbicos, como caminhadas em ritmo acelerado, são altamente recomendados. Faça de 30 a 40 minutos de atividade, de três a quatro vezes por semana.

 

  • Aproveite as oportunidades do dia a dia

Caminhar é uma opção simples, acessível e eficaz - dá para fazer perto de casa ou aproveitar o intervalo do trabalho para se movimentar.

 

  • Adote uma alimentação equilibrada

Reduza o consumo de carboidratos refinados e açúcares simples, como doces e produtos industrializados.

 

  • Consuma frutas com moderação

Mesmo alimentos saudáveis devem ser equilibrados e o ideal é não ultrapassar de três a quatro porções de frutas por dia.

 

Hospital Sírio-Libanês
Saiba mais em nosso site: Link


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados