Pesquisar no Blog

quarta-feira, 5 de novembro de 2025

Clean Core: mais do que tendência, uma estratégia para os negócios

 

No atual ambiente de negócios, a simplicidade e a agilidade se tornaram requisitos de sobrevivência. É diante desse contexto que o conceito de Clean Core ganha força, uma vez que, mais do que uma tendência tecnológica, a metodologia representa uma estratégia fundamental para as organizações.

A abordagem trata-se de uma alternativa para reverter o excesso de personalizações nos ERPs que já ocorre historicamente e que, na prática, leva à construção de estruturas rígidas e de alto custo, dificultando que as empresas acompanhem os movimentos de inovação e transformação digital.

E considerando o dinamismo do mercado, marcado por constantes mudanças, desde fiscal e econômica, o Clean Core se posiciona como um aliado estratégico, fazendo com que as organizações não sofram impactos nas operações e, consequentemente, atendam às demandas internas e externas.

No entanto, mesmo trazendo ganhos práticos, como eficiência, minimização de esforços durante uma implementação e/ou migração de sistemas, padronização e manutenções constantes sem perda de performance, ainda assim um desafio continua sendo enfrentado: a resistência à mudança.

Ou seja, tudo o que é inovador tem um processo disruptivo. Contudo, o fator humano costuma ser uma barreira a ser superada, visto que, diante de algo novo, dúvidas e receios acerca do modelo operacional naturalmente provocam resistência. Nesse sentido, para garantir total transparência, é fundamental estabelecer uma comunicação top-down, desde os líderes até os colaboradores, deixando claro todos os passos que serão dados.

Cabe enfatizar que, quando falamos sobre o conceito de núcleo limpo, não estamos afirmando que as customizações dos sistemas de gestão deixarão de existir. Afinal, cada empresa, a depender de seu porte e segmento, precisa adaptar o software de modo que atenda às obrigatoriedades previstas. Todavia, ao realizar esse movimento de forma estratégica e eficiente, atribui-se ganho de valor ao negócio, uma vez que é possibilitada a concentração, de fato, em ações importantes que garantam o crescimento e o desempenho da organização como um todo.

Aplicar o Clean Core, na prática, significa adotar as melhores práticas e atender às demandas do mercado atual, bem como compreender todo o processo end to end, com capacidade e infraestrutura para promover melhorias significativas que gerem melhores experiências, tanto operacionais quanto nos atendimentos.

Além disso, a abordagem também ganha relevância para garantir o futuro da companhia, por meio de melhorias nas tomadas de decisão, baseadas em dados limpos e transparentes; alinhamento à agenda ESG, garantindo conformidade, compliance e governança; escalabilidade para suprir inovações que possam surgir; e aplicação da gestão da mudança, executada de forma ágil e em conformidade com as demandas do mercado.

Considerando que hoje existem dois conceitos de infraestrutura dentro das organizações, sendo a atual (já existente) e a nova (criada), todo o processo de simplificação precisa ocorrer de forma eficiente e alinhada às particularidades do negócio. Do contrário, de nada adiantará a abordagem. Nesse sentido, contar com o apoio de uma consultoria especializada é de extrema importância.

Isso porque, o time de especialistas, ao compreender o dinamismo e a complexidade de cada negócio, centraliza o foco em promover uma gestão da mudança de forma clara e objetiva. Atribuindo toda a expertise técnica, por meio da análise de indicadores, a equipe saberá guiar uma estratégia que minimize impactos e traga resultados promissores para a gestão.

À medida que o mercado se torna mais dinâmico, eliminar obstáculos nas operações é primordial. As organizações precisam, cada vez mais, de simplicidade para acessar e analisar dados do negócio, de modo que possam tomar decisões assertivas. O Clean Core surge como um importante aliado nessa jornada, guiando as empresas rumo às melhores práticas e, sobretudo, a um futuro promissor.

 

João Pires - Executivo de vendas da SPS Group
SPS Group


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados