Pesquisar no Blog

sábado, 14 de junho de 2025

“Casa equilibrada”: pequenos detalhes promovem mais saúde dentro do lar

Neuroarquitetura, Design Biofílico, Feng Shui e Arteterapia são algumas técnicas e implantadas no conceito, que já está em desenvolvimento em projetos residenciais de alto padrão


Com a constante sensação de que o mundo gira cada vez mais rápido, em uma sociedade ávida por atualizações, novidades, vivemos em um ritmo ditado pela urgência do cotidiano, da vida que acontece lá fora, literalmente. E dentro das casas, a busca tem sido por ambientes que funcionem como refúgios, que permitam a desaceleração e o conforto, sem abrir mão de sofisticação e design. E é justamente a partir dessa necessidade que surgiu o conceito da ‘Casa Equilibrada’, da arquiteta e urbanista Grace Flemming. 

Em Campinas, já há um projeto que nasce sob esse conceito. É o recém-lançado residencial Casa da Mata, em da Azo Incorporadora. 

“Ao longo da minha vida profissional, fui percebendo que, além dos estudos de tendências, é necessário compreender os efeitos do ambiente no nosso corpo e principalmente, no nosso cérebro, que coordena as nossas percepções e as nossas ações, proporcionando melhores condições de saúde e bem-estar”, afirma Grace Flemming.



Para a urbanista, para que esse trabalho seja desenvolvido da melhor forma, é preciso entender o que o cliente está dizendo nas entrelinhas, para que o projeto esteja totalmente de acordo com as suas demandas, mesmo que ele não saiba identificá-las. A personalização pode ser elaborada em qualquer momento do projeto, porém, quando realizada desde a sua concepção inicial, a diferença e os resultados são marcantes. 

O conceito pode ser adotado para gerar mais pertencimento e sensação de bem estar e exclusividade. De acordo com levantamento do Google Survey, 42% dos brasileiros afirmam que após a pandemia, a relação com a casa mudou, passaram a dar mais valor, e se conectarem à ela.



Para aplicar esse conceito em qualquer residência, é preciso estar atento a alguns aspectos centrais. Confira abaixo as dicas e observações de Grace Flemming, para que a arquitetura esteja a favor do seu bem estar e saúde:

 

Iluminação Zenital 

A iluminação zenital, ou seja, que vem do zênite, de cima, prevê a utilização de luz natural nos ambientes. Esse tipo de iluminação possibilita criações muito bonitas, mas também pode servir para gerar economia na conta de energia elétrica. 

Também é importante sincronizar o organismo dos moradores com o ambiente, pois sabemos da importância e da influência fisiológica, psicológica e comportamental que ela exerce sobre nós. O nosso ritmo biológico funciona praticamente em função da iluminação natural, o nosso sono, por exemplo, tão importante para a restauração do nosso corpo e cérebro, acontece em função dela. 

A luz natural é importante também para a nossa visão, ela diminui os riscos de depressão, a presença do sol estimula a produção de serotonina que regula o nosso humor e traz sensação de felicidade e bem-estar. Ela também ajuda a controlar mofo e bactéria, ou seja, os benefícios são muitos. Portanto, priorize a iluminação natural sempre que for possível. 

 

Contato com a natureza 

Existem vários estudos científicos comprovando que o contato com a natureza melhora a nossa imunidade, equilibra a frequência cardíaca e pressão arterial, diminui o nível de cortisol, reduz o stress e, consequentemente, restaura nosso comportamento e as tomadas de decisões. No Casa da Mata, a natureza se encontra muito presente em todos os espaços. Os dormitórios, em específico, se abrem para a natureza e isso traz um benefício enorme. Uma outra forma de estar em contato com a natureza, é optar, na decoração de interiores, por materiais naturais ou com texturas que provoquem uma associação visual e tátil a tais elementos, por exemplo: Tapetes de fibras naturais, e pisos naturais como madeira, bambu, cerâmicos e cimento queimado.

 

Diversidade de materiais 

A diversidade de materiais atrai o olhar, direciona a atenção, e ajuda a memorizar o espaço. Com isso, cria-se uma conexão com ele, fazendo com que as pessoas se sintam mais seguras e confortáveis no ambiente. “Quando a gente fala de residência, essa característica é indispensável; um ambiente minimalista, por exemplo, onde existe pouca diversidade, acaba trazendo uma sensação de impessoalidade”, ensina.

 

Relaxamento nos dormitórios 

No conceito Casa Equilibrada, o quarto deve ser o mais saudável possível, sendo apenas um espaço de repouso, porque é lá que recuperamos as nossas forças para o dia seguinte. Além disso, trata-se de um ambiente de longa permanência. Portanto, o ideal é que não tenha no quarto aparelhos eletrônicos, como TV e computadores. A iluminação na cabeceira da cama nunca deve estar acima da cabeça de quem dorme ali, e sim ao lado. No caso do aparelho celular, que muitos utilizam como alarmes, o indicado é que o ponto de recarga esteja a pelo menos dois metros de distância da cama. Todos esses equipamentos geram um campo eletromagnético incompatível com o nosso organismo, principalmente na hora de dormir, que o nosso corpo está mais relaxado e vulnerável. O uso de roupas de cama 100% algodão também é recomendado, para um relaxamento mais duradouro e de qualidade.


 

Design equilibrado 

É importante planejar cuidadosamente a disposição da mobília, para viabilizar a circulação fluida e promover ambientes enriquecidos para o convívio social e de relaxamento. Cores e Formas Harmônicas: Cores com tons naturais são combinadas de maneira equilibrada, enquanto as formas harmônicas geram padrões de beleza e bem-estar.

 

Cores e formas harmônicas 

Cores com tons naturais são combinadas de maneira equilibrada, enquanto as formas harmônicas geram padrões de beleza e bem-estar. É vital saber escolher as tonalidades indicadas para fazer com que um ambiente pareça mais amplo, quente, luminoso, alegre e que possa interferir nas energias do lar de forma positiva. Antes de tudo, é importante observar também o espaço disponível. Analise os tons dos móveis e dos objetos de decoração. Assim como todos os aspectos da ‘Casa Equilibrada’ listados aqui, as cores das mobílias e objetos influenciam diretamente no resultado final harmonizando o ambiente. 

 

Equilíbrio entre arquitetura, saúde e bem-estar 

"Viver em um local com natureza intacta e muito exuberante, ou estar próximo de uma área totalmente cuidada e preservada, não só valoriza os empreendimentos, mas também enriquece a vivência dos moradores", afirma José de Albuquerque, CEO da Azo Inc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados