Pesquisar no Blog

quinta-feira, 20 de junho de 2024

Crânio acupuntura se mostra eficaz no tratamento de dores, tremores e sensibilidade

A terapia da Medicina Tradicional Chinesa vem proporcionando melhores resultados em doenças osteomusculares, neuromotoras e sequelas do AVC


Modalidade da acupuntura, a crânio acupuntura ou craniopuntura vem sendo cada vez mais aplicada em clínicas, hospitais e ambulatórios, inclusive do Sistema Único de Saúde (SUS), para tratar de diversos problemas físicos. A técnica da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) consiste em aplicar agulha ou laser nos pontos de cura ou microssistemas localizados na parte frontal, nas laterais e no topo da cabeça e também na região da nuca, que correspondem a diferentes partes do corpo humano. Em comparação à acupuntura sistêmica (tradicional), “a craniopuntura tem se revelado mais eficaz no tratamento de dores musculoesqueléticas e doenças neurológicas”, afirma a terapeuta Cristiane Comerian, diretora do Instituto Lírios, espaço especializado em tratamentos alternativos e holísticos para promover saúde e bem-estar de São Paulo-SP.

De acordo com a terapeuta, a acupuntura sistêmica, em que as agulhas são inseridas nos pontos de cura espalhados por diversas partes do corpo, atua em todos os sistemas do organismo – gastrointestinal, reprodutivo, urinário, circulatório, nervoso, entre outros -, equilibrando os órgãos internos e as vísceras. Por isso, a técnica é indicada para tratar tanto dos mais variados tipos de dores, como também de distúrbios.

Já na craniopuntura a aplicação da agulha é feita nos pontos do cerebelo, cérebro e rins, que estão associados à dor. Seu efeito analgésico é muito mais rápido e efetivos do que a acupuntura sistêmica. “Logo que as agulhas são inseridas a pessoa já percebe a diferença”, afirma Cristiane. Em suas sessões, a terapeuta utiliza a craniopuntura de Yamamoto, técnica criada pelo médico japonês Toshikatsu Yamamoto, que consiste em mapear os pontos de dor apalpando a área do corpo afetada e inserir agulhas onde há alterações.

Como a craniopuntura também regulariza o sistema nervoso central, a terapia também é indicada para reabilitação de sequelas de AVC (acidente vascular cerebral) e doenças neuromotoras, que causam tremores, espasmos e insensibilidade. “No caso de AVC e dependendo do tipo de trauma física o ideal é iniciar as sessões em até dez dias ou o quanto antes. Quanto mais cedo o paciente for tratado, melhores são os resultados e mais fácil a recuperação”, recomenda a terapeuta do Instituto Lírios.

A acupuntura na região craniana não tem contraindicações, podendo ser aplicadas inclusive em crianças e idosos. Mas Cristiane recomenda evitar exercícios físicos mais vigorosos e fazer uma alimentação leve antes das aplicações, para que a pessoa não sofra uma eventual tontura. 



Instituto Lírios
Instagram/@instituto_lirios


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados