Ainda é lenta a retomada do setor de alimentação, uma das dez atividades mais prejudicadas pela pandemia de Covid-19. Segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (Cielo/ICVA), bares e restaurantes alcançaram em outubro 73% do faturamento de antes da pandemia. São números animadores, tendo em vista que em abril a queda foi de 74,2%, mas ainda há um longo caminho na retomada de confiança do consumidor.
Além disso,
estudos recentes indicam que o número de casos da doença está voltando a subir
em todo o país, tornando necessária a ampliação de medidas de segurança em
todos os setores. Se muitos já aproveitavam a flexibilização da quarentena para
voltar ao trabalho e às atividades de lazer, agora, tudo isso pode ter de ser
novamente reconsiderado.
Os últimos
meses impactaram fortemente o comportamento do consumidor. Como bem classificou
a CEO da Galunion, empresa especializada em consultoria para food service,
Simone Galante, hoje são três “S’s” que norteiam as decisões dos consumidores
atualmente: saúde, segurança e solidariedade. Ou seja: para atrair o público
para o seu estabelecimento, é preciso investir em ações que demonstrem esses
valores.
Uma
pesquisa feita pela consultoria destacou que o principal motivo (73% das
respostas) que leva uma pessoa a confiar em um estabelecimento são as práticas
de higiene e limpeza evidentes, tanto das instalações quanto dos colaboradores.
Isso passa pelo cliente encontrar mesas limpas e com álcool em gel disponível,
funcionários utilizando luvas e máscaras e utensílios entregues somente no
momento da refeição, não expostos nas mesas. Mas, um item que merece bastante
atenção, por ser uma importante fonte de transmissão se não higienizado
constantemente e da maneira correta, é o cardápio.
Assim como
a tecnologia foi importante para manter os restaurantes em atividade no início
da pandemia, por meio dos aplicativos de delivery, ela pode ser uma aliada na
retomada da confiança do consumidor. Muitos bares e restaurantes têm apostado
em cardápios digitais, como o Yes Menu, para evitar o contato dos clientes com
itens compartilhados e também com a equipe de funcionários. Além de ser uma
solução mais segura em tempos de pandemia, a ferramenta reduz o tempo de
atendimento – uma antiga reclamação de boa parte do público – e ainda aumenta a
rotatividade das mesas, fazendo com que o estabelecimento possa aumentar as
receitas em volume. A facilidade também está em alterar itens do cardápio, para
evitar que o cliente peça algo que não está disponível no momento.
Eu costumo
dizer que a venda é a consequência de um processo bem feito. Com a redução de
tempo, melhoria no atendimento e garantia de segurança para o cliente, o
estabelecimento é capaz de faturar mais. O resultado da excelência em cada
etapa do atendimento é um cliente satisfeito, que volta a consumir e ainda
ajuda o bar ou restaurante a crescer por meio de recomendações para amigos e
familiares.
Por fim, em
qualquer segmento, é necessário um processo de adaptação e a pandemia acelerou
tudo que já vinha sendo apresentado como tendência. A tecnologia deve ser
utilizada a nosso favor e os restaurantes precisam estar abertos a inovar.
Acredite: os clientes já estão preparados para viver novas experiências, desde
que elas prezem por conforto, agilidade e segurança. Colocando a transformação
digital em prática, será possível reescrever 2020 em 2021!
Wanderson Leite - idealizador do YES Menu. Formado em administração de empresas, ele também está à frente da Prospecta Obras, Big Data capaz de mapear obras em andamento e a iniciar em todo o país; da ProAtiva, app de treinamentos corporativos digitais; e da ASAS VR, startup que leva realidade virtual para as empresas.
YES
Menu
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