Levantamento da Intuit QuickBooks revela que ferramentas de comunicação e e-commerce contribuíram para manter empresas funcionando durante a crise
Um levantamento realizado pela Intuit QuickBooks, fintech
americana desenvolvedora de software de gestão para PMEs e escritórios
contábeis, identificou que quase metade das pequenas empresas brasileiras
(49,7%) está mais digital agora, pós crise da COVID-19, do que antes da
pandemia. Entre as ferramentas escolhidas para o período de isolamento estão
aplicativos que facilitam a comunicação remota e a criação de comércio
eletrônicos (e-commerce).
De acordo com os entrevistados, a adoção de
ferramentas possibilitou migrar a operação das empresas para o home-office
(53,5%) e contribuiu para melhorar o relacionamento com cliente, ter processos
mais ágeis e capturar novos clientes (55%).
Para Lars Leber, country manager da Intuit
QuickBooks no Brasil, no primeiro momento de adaptação ao cenário de trabalho
remoto e ainda sem ter todas as ferramentas necessárias, pode haver uma
percepção de perda de ganhos e de produtividade para os empreendedores.
“No entanto, sabemos que há uma enorme oportunidade digital para as pequenas
empresas, pois além de reduzir o tempo necessário para cuidar de tarefas
administrativas, a tecnologia permite que o tempo seja usado em atividades mais
estratégicas, que agregam mais valor para o negócio no longo prazo”, afirma.
Chama a atenção, ainda, o fato de que mesmo com
72.9% dos empreendedores terem sido impactados negativamente pela crise, apenas
30,2% dos empreendedores tinha planos de investir em novas ferramentas antes da
crise. “Precisamos cada vez mais falar sobre digitalização e contribuir para
educar o mercado de empreendedores sobre os benefícios da tecnologia para que
no futuro eles não sejam pegos desprevenidos – há uma variedade gigantesca de
soluções e sistemas em nuvem, por exemplo, que são mais acessíveis e trazem
muita facilidade e controle para as pequenas empresas, mas é necessário também
que haja comprometimento do empreendedor com a gestão do seu próprio negócio”,
comenta.
Entre as principais preocupações e desafios dos
empreendedores na hora de adotar novas tecnologias, estão achar ferramentas que
funcionem bem em qualquer dispositivo (25.9%), integrar as informações entre
vários sistemas diferentes (24,8%), mudar um processo de trabalho que já
funciona atualmente (24.2%), ter um preço acessível e custo benefício (23.8) e
garantir a segurança dos dados (22.6%).
A Intuit ouviu 1.128 proprietários e decisores de
pequenas e médias empresas durante dez dias em junho. 63,2% deles mantém um
negócio no Estado de São Paulo e 62,6% são do segmento de serviços.
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