Conselhos
certeiros para dominar o dress code fazendo a leitura do ambiente da empresa
A imagem do profissional é um elemento relevante
na cultura das empresas e contribui para a evolução da carreira. No mercado de
trabalho, causar uma boa impressão sempre conta pontos, e aí entra o trabalho
da consultoria de imagem, que atua para alinhar o estilo individual ao ambiente
da empresa, e ao seu dress code, formal ou informal.
Com existência ou não de manual de "dress
code" na organização, é possível cultivar estilo próprio. Para isso, é
fundamental estar à vontade com o que usa, pois não há como passar
credibilidade sem autoconfiança. Como etapa relevante do trabalho de imagem, o
profissional precisa identificar o que lhe cai bem.
"Zelo é palavra-chave quando se trata de
imagem corporativa, uma das mensagens mais importantes que se pode passar no
ambiente da empresa", afirma Lais Machado, consultora de imagem e estilo. A
partir dessa premissa, Lais dá cinco dicas para ter uma imagem adequada no
ambiente de trabalho.
1- Perfil da empresa
Com cultura corporativa não se brinca: a escolha
do que vestir no ambiente de trabalho deve considerar o perfil da empresa. O
colaborador representa a empresa, seu modo de vestir precisa estar alinhado ao
"mood" organizacional. Para não errar, deve-se analisar: qual o
perfil da empresa? Ela é mais tradicional? Mais criativa? Mais contemporânea?
Temos dois exemplos extremos: bancos e agências de publicidade. O primeiro com
o código mais formal e o segundo com uma liberdade maior para se vestir. Avalie
por essa régua onde está sua empresa e, a partir disso, faça as escolhas.
2- Função desempenhada
Os líderes são sempre boas referências de como se
vestir. Eles são espelhos, mas deve se considerar ainda o cargo ocupado. A
partir dessas observações, fazer as escolhas para o guarda-roupa. A função que
a pessoa desempenha deve estar representada no jeito que ela se veste. Então,
não podemos esperar de um estagiário o mesmo que se espera de um gestor ou
diretor.
3- Estilo pessoal
O estilo nada mais é do que reflexo da
personalidade, por isso é sempre importante a pessoa identificar se o perfil da
empresa vai de encontro com quem ela é, para não causar nenhum sofrimento e
desconforto desnecessário. Depois de mapeado o ambiente e refletir sobre o
código de vestimenta para a função desempenhada, importante trazer referências
do estilo pessoal, de forma sutil, para o ambiente de trabalho. Pequenos elementos
podem indicar pontos da personalidade a destacar. Influências culturais, idade
e a geração a que o profissional pertence são balizas para essa composição.
4- Tendência de moda
Trazer um ar contemporâneo ao look é sempre
bem-vindo, sem ser uma vítima da moda. Se o funcionário é ligado ao universo da
moda e deseja trazer as tendências para o dia a dia, vale investir em elementos
sutis e acessórios. Uma gravata divertida, colares, brincos, lenços, sapatos e
bolsas.
5- Avalie o guarda-roupa
Para facilitar o dia a dia, analisar o
guarda-roupa e mantê-lo organizado com peças-chave, sem excessos, vale muito.
Normalmente, trabalha-se no mínimo 5 dias por semana, então você vai passar a
maior parte do seu tempo em atividades profissionais. Assim, 70% das roupas
devem ser voltadas para o trabalho, 15% para o lazer, 10% para ficar em casa e
5% para a vida noturna. A maioria das pessoas gasta muita energia fazendo o
movimento contrário.
Lais
Machado - Movida pelo propósito de ajudar pessoas a
transformarem suas imagens e aumentar suas autoestimas, Lais Machado tem a
missão de fazer com que seus clientes se sintam mais seguros e autoconfiantes
por meio de uma comunicação não verbal consciente, estratégica e assertiva.
Consultora de imagem e estilo pós-graduada pela faculdade Belas Artes de São
Paulo, jornalista graduada pela UP e especialista em marketing pela PUC-PR,
Lais tem quase dez anos de experiência em comunicação corporativa, marketing e
branding, tendo passado também por cargos de gestão.
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