É
possível vender online sem ter loja virtual? Optar por comercializar seus produtos
e serviços em marketplaces é uma alternativa segura e econômica para estar na
internet sem ter um e-commerce próprio
Especialista
em marketplaces dá dicas de como investir no mundo online por meio de
“shoppings virtuais”
O
varejo teve o melhor abril desde 2006, de acordo com levantamento recente do
IBGE – o resultado ficou positivo em 1%. A leve recuperação se deu,
principalmente, pelos saques do FGTS, analisa o instituto. Mesmo assim, os
números do varejo físico ainda preocupam os comerciantes que buscam
alternativas para alavancar as vendas e conseguir mais clientes.
Uma
boa opção para esses lojistas, tem sido investir no comércio eletrônico, já que
os números sobem a cada ano - a estimativa é que o setor cresça 15% em 2017. Porém,
ter uma loja física e partir para a criação e administração de uma loja virtual
pode não ser uma tarefa fácil. Segundo Frederico Flores, especialista em
marketplaces, uma alternativa segura e com baixo investimento inicial é
optar pelas vendas em shoppings virtuais.
“Começar
a vender em marketplaces pode ser a solução para quem quer investir no
comércio eletrônico sem ter um site próprio, mas é preciso ter dedicação e
estratégias para fazer a loja decolar. Além disso, algumas ferramentas
acessíveis podem ajudar no início de negócio”, explica.
Veja
7 dicas para faturar no comércio eletrônico sem ter uma loja virtual:
1. Entenda o
que é um marketplace
Os
marketplaces são plataformas de e-commerce colaborativas, que funcionam como um
shopping virtual conectando lojistas e prestadores de serviços a
compradores.
2.
Escolha o marketplace correto
No
Brasil já existem diversas plataformas de marketplaces – alguns grandes
varejistas como o Mercado Livre, Lojas Americanas e Submarino, por exemplo.
Também existem marketplaces de nicho, que são focados em determinados públicos
e vendem apenas alguns segmentos de produtos. Cada um tem suas
regras e particularidades. Estude e análise as que mais fazem sentido para o
seu negócio.
3. Conheça as
taxas e comissões
Alguns
marketplaces cobram taxas de 5 a 25% por cada venda efetuada ou até
mensalidades fixas para disponibilizar os serviços nos sites. Antes de começar
a vender, procure saber qual é a porcentagem da plataforma escolhida e as variações
da comissão com base na condição comercial. “Taxas muito baixas podem
significar menor liquidez para receber o dinheiro. Taxas mais altas, em
contrapartida, podem oferecer a oportunidade de o seu cliente parcelar sem
juros e você receber à vista, por exemplo”, explica o Frederico Flores.
4. Não
esqueça sua loja no marketplace
Uma vez cadastrado em um
marketplace, o lojista precisa estar preparado para atender mais clientes. Ter
uma loja em um shopping virtual permite que milhares de pessoas encontrem seus
serviços pela internet, porém, mesmo com o aumento da procura é essencial que a
loja cumpra prazos de entrega e preste um bom atendimento ao cliente.
5. Automatize
seu negócio
Administrar
todas as etapas de vendas em marketplaces exigia tempo e um investimento que
nem todos os lojistas possuíam. Porém, existem soluções acessíveis para ajudar
no gerenciamento dessas lojas. A Becommerce – maior plataforma para gestão de
vendas em marketplaces (www.becommerce.com.br) -, por exemplo, automatiza
todas as etapas das vendas, desde o atendimento ao cliente até a entrega.
Uma
das ferramentas disponíveis permite responder todas as dúvidas dos clientes 24
horas por dia – sem intervenção humana. Além disso, o sistema monitora o preço
da concorrência e diminui o valor dos seus produtos automaticamente, caso outra
loja faça alguma alteração.
6. Profissionalize seu
contato com o cliente
A
concorrência dentro dos marketplaces é acirrada e mais do nunca é necessário
passar credibilidade para os clientes. Com ajuda de plataformas de gestão
tudo pode ser feito
de forma automática e profissional, diminuindo o tempo em que os processos
acontecem e que o seu cliente é avisado.
7. Deixe sua
loja personalizada
Assim
como nas lojas virtuais, os marketplaces também permitem que o negócio tenha
“sua cara”. Pense em templates de anúncios que explorem a identidade
visual do seu negócio e, ao mesmo tempo, informe passe credibilidade para seu
cliente. Possui prazo de entrega rápido? Informe isso de forma divertida,
dizendo, por exemplo, que sua entrega é "à jato". Atende final de
semana? Mostre uma foto de sua equipe e conte que aquele pessoal está pronto
para atender o cliente de domingo a domingo.
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