Pesquisar no Blog

quinta-feira, 17 de março de 2016

Sucesso no exterior, "Dinamismo Futurista", do maestro Luciano Chessa, traz cachorro, piano e sofá a concerto inédito no país





Apresentação ocorre neste sábado, 19, no MAC USP Ibirapuera; Entrada franca

O maestro italiano Luciano Chessa, com carreira consolidada nos Estados Unidos, apresenta, pela primeira vez no Brasil, a performance Dinamismo Futurista. Com características próprias que se diferem de um concerto tradicional, mas que trazem um resultado surpreendente, o espetáculo tem apresentação única em São Paulo, no dia 19 de março. Realizado em parceria com o MAC USP Ibirapuera, que recebe o musical com entrada gratuita, o “concerto excêntrico” integra a programação do Ano na Itália na América Latina, realizado pelo Istituto Italiano di Cultura de São Paulo. O evento no país também conta com o apoio da Associazione Culturale Milano Art Affairs.

Apresentada em vários países, a performance reúne uma série de composições para piano e dan bau vietnamita inspiradas na vanguarda história do Movimento Futurista. Como reforço da inovação musical proposta pela corrente, o programa inclui ainda, a poesia sonora de Filippo Tommaso Marinetti, o fundador do Manifesto de Fundação do Futurismo (1909) e as artes plásticas de Fortunato Depero (1892-1960), um dos fundadores do movimento e precursor da Pop Art.

Compositor, diretor, maestro e músico, em 2009, Chessa foi convidado pela Bienal de Arte Performática de Nova York a organizar e reger a primeira orquestra de entoadores de rumor futurista, a Orchestra of Futurist Noise Intoners (OFNI). Inspirada no pintor e compositor do Futurismo Luigi Russolo (1885-1947), inicialmente, a OFNI foi apresentada por Chessa em Nova York e São Francisco. Mais tarde, os concertos passaram a ocorrem em outras cidades, como Miami e Berlim.

Em 2014, durante um concerto dedicado ao Futurismo italiano em Nova York, o performer apresentou a sua releitura musical do Manifesto de Fundação do Futurismo, que também trouxe vários dos poemas de Marinetti adaptados para a música.

Luciano Chessa

Compositor, diretor, maestro e músico ativo nos Estados Unidos, Europa, Ásia e América do Sul. Entre seus principais trabalhos estão a ópera A Heavently Act (2011), Petrolio (2015), Il Pedone dell'Aria (2006) e Recitativo, Aria e Coro della Vergine (2008). É autor do volume Luigi Russolo Futurist. Noise, Visual Arts and the Occult (University of California Press, 2012). Em 2009, organizou a Orchestra of Futurist Noise Intoners (OFNI), em Nova York e no ano de 2014, fez uma releitura musical do Manifesto de Fundação do Futurismo.


Ano da Itália na América Latina

O Ano da Itália na América Latina: histórias, viagens, descobertas e empreendimentos é um programa promovido pelo Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional da Itália, que pretende integrar e valorizar as mil faces da presença italiana no subcontinente latino-americano. Desta forma, estão sendo realizadas várias atividades ao longo de 2016 pelos Institutos Italianos de Cultura, pelas Embaixadas da Itália e Consulados italianos em toda a América Latina. www.annoitaliaamericalatina.it

Istituto Italiano di Cultura de São Paulo (IIC)

Órgão oficial do governo italiano, criado em 1948, tem como sede a residência histórica da família de Oscar Rodrigues Alves (1922), que constitui um dos raros exemplos de arquitetura da época do café no bairro de Higienópolis. Por isto, seu prédio é considerado patrimônio histórico da cidade de São Paulo. Dentre suas principais atividades destacam-se: manifestações culturais e eventos no campo da arte e do espetáculo, cursos de língua e de cultura italiana, certificados oficiais de conhecimento do idioma italiano, serviços de informação e biblioteca.


Serviço:
Performance musical: Dinamismo Futurista, com Luciano Chessa
Data: 19 de março de 2016
Local: MAC USP Ibirapuera 

Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301- São Paulo-SP
Horário: 16h
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados