Pesquisar no Blog

quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Teste simples ajuda a prever e prevenir quedas

O "teste avançado de preensão de papel" validado por pesquisadores do Centro de Biomecânica e Tecnologias de Reabilitação (CBRT) da Universidade Staffordshire envolve puxar um pequeno cartão por baixo do pé do participante enquanto pede que ele prenda com o dedão do pé (Hallux).

O teste proposto pode ser potencialmente usado para monitorar a fraqueza muscular nas clínicas para melhor avaliação do risco de quedas em pacientes com diabetes.

Aoife Healy, professor associado de biomecânica do movimento humano na CBRT, disse: "O teste de preensão em papel é um teste simples, clinicamente aplicável para detectar fraqueza muscular no pé. O artigo atual baseia-se em trabalho anterior e mostra sua utilidade na avaliação da força e equilíbrio neste grupo de pacientes vulneráveis".

O experimento envolveu a avaliação de vinte voluntários saudáveis ​​nos laboratórios especializados em Biomecânica da Staffordshire University e dez pessoas com diabetes em uma clínica de pés diabéticos na Índia.

A força de preensão do hálux anteriormente era fortemente ligada à força de todos os grupos musculares do pé e tornozelo e à capacidade de manter o equilíbrio. Os últimos resultados publicados em Gait and Posture em um teste modificado mostram a confiabilidade e a validade da força de preensão do Hallux durante a avaliação clínica.

O Dr. Lakshmi Sundar, co-autor deste estudo e especialista em pés diabéticos de Chennai na Índia, acrescentou: "Este tipo de avaliação clínica simples é extremamente valiosa em ambientes com poucos recursos e ajuda a fornecer conselhos clínicos eficazes".

O professor Nachi Chockalingam, diretor do Centro de Biomecânica e Tecnologias de Reabilitação, disse: "Quedas e medo de cair são uma questão importante no manejo de idosos. Além disso, a queda pela primeira vez desencadeia um ciclo de maior medo de cair, atividade reduzida e perda de força. Isso leva a um risco maior de quedas adicionais. Portanto, é importante identificar indivíduos que possam cair e impedir a primeira queda".

 


Rubens de Fraga Júnior - Especialista em geriatria e gerontologia. Professor titular da disciplina de gerontologia da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados