Pesquisar no Blog

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Como montar uma reserva de emergência e passar com mais tranquilidade por momentos de crise

 O que a pandemia nos ensinou sobre proteção financeira e o que fazer prevenir novos sustos


Diante de uma crise extrema como a pandemia do coronavírus, é praticamente impossível não sentir algum impacto financeiro. Quem já tinha o hábito de fazer reservas de emergências ou proteger seus principais riscos com seguros pôde respirar com um pouco mais de alívio, enquanto outras pessoas foram pegas de surpresa e precisaram de mais esforço para encontrar saídas.

Ainda que seja natural evitar o assunto, preparar-se para lidar com riscos como o desemprego, as doenças e a morte é fundamental para preservar nosso conforto e garantir a tranquilidade das pessoas que amamos. Confira, a seguir, o passo a passo para criar uma reserva financeira elaborado pela equipe do Meu Bolso em Dia , portal criado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) com foco em educação financeira e finanças pessoais.


Reserva de emergência

O desemprego e o fechamento de empresas causados pela pandemia geraram muitos sustos financeiros nas famílias, mas, para muitas pessoas, também trouxeram uma oportunidade de aprender que é possível atravessar fases como essa, desde que estejamos abertos a mudar de mentalidade.

O primeiro passo é entender a importância da reserva de emergência, que é aquele dinheiro que você vai guardar, pouco a pouco, e só vai usar em casos de extrema necessidade (como nos meses de quarentena). Saiba como fazer a sua para ter mais tranquilidade e segurança financeira.


Monte seu orçamento

O primeiro passo é fazer seu orçamento pessoal ou familiar, ou seja, o registro de suas entradas e saídas financeiras. Para isso, é fundamental que você crie o hábito anotar tudo e calcular a média mensal de quanto ganha e gasta para chegar ao valor necessário para sua reserva.

A sua reserva de emergência deve ter de três a 12 vezes o dinheiro que você precisa para viver. Ou seja, se sua família gasta R 3.000 por mês, você deve se planejar para ter uma reserva deve ser de, no mínimo, R 9.000. Se você estiver num emprego estável, três meses de reserva pode funcionar. Mas se for um autônomo, mais suscetível às altas e baixas do mercado, pense em guardar o equivalente entre seis e doze meses de gastos.


Faça sobrar

Para criar uma reserva de emergência, é preciso não gastar mais do que ganha, ou seja, fazer sobrar algum dinheiro no final do mês. Não importa o valor, você pode começar com pouco. Se esse mês sobrou R 20, guarde-os mesmo assim, pois tão importante quanto ter dinheiro de reserva é "mudar a chave" e enxergar o valor de estar protegido quando a vida sai um pouco do eixo.

Se você acha difícil encontrar esta sobra, reveja minuciosamente todos os custos e identifique onde pode cortar. Ou, quem sabe, vale repensar o estilo de vida.

Já se você sente dificuldade em se organizar para separar a dinheiro que será guardado, temos alguns truques para você nas matérias Técnicas para guardar dinheiro 1: envelopes e Técnicas para guardar dinheiro 2: crie seu próprio desafio .

O desafio de guardar dinheiro pode ter causas em armadilhas psicológicas ou aspectos comportamentais. Se esse é o seu caso, não deixe de ler: Gastar hoje ou guardar para amanhã? e Por que algumas pessoas conseguem aguardar e outras não?


Escolha o investimento

Depois que você conseguiu fazer sobrar, é hora de guardar. Para escolher uma aplicação adequada para imprevistos, considere aquelas com melhores retornos, mas principalmente que tenham liquidez, ou seja, que você possa resgatar o dinheiro a qualquer hora sem perdas financeiras. Na matéria 3 investimentos para formar sua reserva de emergência , você tem tudo explicadinho.


Tenha consciência

O mais importante da reserva de emergência é ter consciência sobre quando recorrer a ela. Se a situação apertou, use-a, sobretudo em contextos mais difíceis, como o desemprego. Mas evite utilize esse dinheiro para gastos que não são essenciais, como o sustento da família, ou compras que possam esperar um pouco mais

 


FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados