Pesquisar no Blog

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

VEJA COMO ESCOLHER A ESCOLA PARA 2021 COM OS NOVOS PARÂMETROS PÓS-PANDEMIA

 Além de parâmetros tradicionais, como projeto pedagógico e qualidade do corpo docente, especialista destaca as 5 principais dicas após o contexto da Covid-19


Os meses de setembro e outubro marcam para muitas instituições de ensino o momento de iniciar o processo de rematrículas e das novas matrículas para o ano seguinte. Com a pandemia do novo coronavírus em curso, uma série de dúvidas pairam sobre a decisão dos pais para o próximo ano letivo, ainda que remédios e vacinas em fase final de desenvolvimento apontem para um cenário bem mais positivo já no início de 2021.

Algumas das questões, mais tradicionais, não podem ficar de fora. É o caso por exemplo da afinidade dos pais e responsáveis com o projeto político pedagógico da escola, a qualidade do corpo docente, o material didático utilizado, a estrutura física, os programas complementares (socioemocional, steam, bilíngue), opinião de outros alunos e pais. Sem falar, também, da adequação da mensalidade junto ao orçamento da família.

Se todas essas questões já seriam suficientes para uma ampla e refinada busca pela escola, a pandemia faz aflorar agora outros itens, muitos deles mais prioritários àqueles que até o início de 2020 eram os mais importantes. Para Christian Coelho, especialista em gestão escolar, membro do grupo União Pelas Escolas Particulares de Pequeno e Médio Porte e CEO do Grupo Rabbit, existem alguns itens que os pais devem se atentar e as escolas não podem negligenciar para o próximo ano letivo.

Veja a seguir novas 5 dicas para escolher a escola de 2021:


1 – Ensino presencial e ensino híbrido

O ensino remoto tem sido talvez o maior desafio para as instituições de ensino, e tudo indica que veio para ficar. É certo que ele não será único e nem o principal na educação pós-pandemia, mas constará em um formato híbrido, mesclando o virtual com presencial. Por isso, escolas que já tenham um plano para o ensino híbrido, largam na frente para serem ainda mais efetivas no processo educacional a partir de 2021. 


2 – Capacidade da escola trabalhar à distância

Tão importante quanto as plataformas e como a escola desenvolvem seu trabalho pedagógico, é como ela consegue atender à distância. Visitar as escolas não é a melhor opção no momento atual, em que as autoridades sanitárias preveem as escolas fechadas. Portanto, dispor de um atendimento à distância, com sistemas e plataformas de apoio on-line, ou até visitas virtuais, ajudam os pais a terem maior segurança em realizar essa tarefa sem sair de casa.

3 – Protocolos de segurança em dia

Ainda que o cenário seja promissor para 2021, e mesmo a pandemia tendo sido contida logo no primeiro semestre, os protocolos são essenciais.  Em especial, porque a doença causada pelo coronavírus é uma situação nova para todos; não há uma conclusão 100% efetiva por parte das autoridades sanitárias. Estar pronto para novos problemas de maneira preventiva no pós-pandemia garantirá maior segurança.


4 – Agilidade e clareza na comunicação

Outro grande desafio que requereu atenção especial em 2020 pelas escolas foi a capacidade de se manter em constante comunicação com sua comunidade, responsáveis e alunos. A vida pós-pandemia vai requerer estado de atenção permanente, e saber que a escola do seu filho estabelece uma relação de comunicação eficiente garantirá a tranquilidade necessária em relação aos filhos e ao o que ocorre nas dependências (físicas e virtuais) da escola.


5 – Projetos e ações sociais apresentados na pandemia

O momento da pandemia fez aflorar o senso social das escolas e das pessoas como um todo. O aprendizado na escola não é apenas pedagógico, mas inclui outros aspectos como o desenvolvimento da cidadania, da ética. A escola que demonstrou sensibilidade e capacidade de comunicação das suas ações, certamente está preparada para ter a sensibilidade necessária de educar o seu filho com todo o cuidado e todos os aspectos possíveis, incluindo os aspectos sociais e éticos.

 


Rabbit Partnership


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados