Pesquisar no Blog

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Melhora da economia americana reaquece contratações de profissionais brasileiros

“Existe uma forte demanda por especialistas da área médica e de tecnologia da informação. E a oferta de mão de obra doméstica no mercado americano não é capaz de atender devido ao atual cenário.”, explica Rodrigo Costa, CEO da AG Immigration

 

De acordo com dados da IHS Markit, companhia especializada em informações de mercado, a atividade empresarial dos Estados Unidos atingiu, em agosto, o nível mais alto desde fevereiro de 2019. Com a confiança dos empresários em alta, consequentemente aumentam as contrações, inclusive de profissionais estrangeiros altamente qualificados, como é o caso de especialistas da área médica e de tecnologia da informação.

Os números mais recentes do Departamento de Trabalho americano indicam que a taxa de desemprego caiu de 11,1% para 10,2% entre junho e julho – uma adição de aproximadamente 1,8 milhão de novos postos de trabalho. Essa é a terceira melhora consecutiva no indicador, que em abril havia atingido seu pior nível: 14,7% - a mais alta desde 1940. A novidade é que não são só os americanos que se beneficiam dessa conjuntura de retomada econômica.

Conforme informações da AG Immigration, escritório especializado em imigração para os Estados Unidos, duas áreas vêm se destacando entre as mais promissoras para brasileiros em termos de contratações:

“Quem é profissional da saúde ou de tecnologia de informação tem grandes chances de conseguir não somente o visto de trabalho, como o Green Card, pois existe uma forte demanda no país que a oferta de mão de obra doméstica não é capaz de atender, dadas as dimensões da economia norte-americana e o atual cenário”, explica Rodrigo Costa, CEO da AG Immigration.   

Estimativas feitas em março pelo próprio Departamento de Trabalho dos Estados Unidos davam conta de que as vagas na área de TI crescessem 22% apenas neste ano. Entre os cargos mais cobiçados e valorizados pelas empresas estão aqueles ligados à indústria da saúde, em razão da inevitável tendência de digitalização do setor, com a transição para prontuários eletrônicos e a necessidade de proteção contra hackers e invasores digitais. Além disso, os próprios profissionais de saúde, em especial médicos e enfermeiros, também têm sido bastante demandados devido a pandemia.

Um relatório de 2019 da Associação Americana de Faculdades de Medicina (AAMC, na sigla em inglês) apontou que, até 2032, o país sofrerá com a falta de médicos, com uma escassez entre 46.900 e 121.900 profissionais. Quem é formado em medicina tem mais chances para a obtenção do Green Card justamente devido ao alto grau acadêmico e a demanda do mercado americano.

“Há bastante espaço para mão de obra qualificada nos Estados Unidos e temos visto esse movimento no dia a dia do escritório mesmo em meio a pandemia. É um caminho sem volta”, afirma Rodrigo Costa.

 


AG Immigration 

https://agimmigration.law/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados